Existe uma máxima bastante utilizada que diz que crises geram oportunidades, e com a crise atual não é diferente. Ainda que essa situação esteja no começo e com os reais efeitos na economia a serem revelados, ao pararmos para pensar um pouco já é possível enxergar algumas oportunidades criadas pela crise do coronavírus.
É inegável que esta pandemia tem um lado muito ruim. Muitas pessoas adoeceram, outras tantas morrerão, escolas fecharam e o comércio também. Funcionários correm o risco de ficarem desempregados e empresas correm o risco de acabar indo à falência. O mercado financeiro derreteu, sistemas de saúde ao redor do globo correm o risco de colapsar e governos estão tendo que gastar trilhões para socorrer indivíduos e companhias.
Tudo isso são fatos, e a ideia aqui não é menosprezar esses impactos. Mas sim nos mostrar que essa crise, sem precedentes, nos trouxe também algumas oportunidades valiosas. Oportunidade que podem, daqui para frente, modificar bastante o que entendíamos como vida normal.
No entanto, não vamos tratar de oportunidades como o potencial aumento de faturamento de empresas como o Zoom (que é restrito a algumas poucas empresas). Nem tampouco do faturamento recorde de supermercados, que pode ser artificial, dado que as pessoas se estocaram. E que nos próximos meses o faturamento deles pode diminuir bastante, pelo simples fato de consumidores ainda estarem consumindo itens estocados em casa.
Vamos tratar de oportunidades mais gerais, que foram criadas pela crise do coronavírus para a maioria das pessoas.
Então, sem mais delongas, vamos a elas:
Vivíamos, até então, em uma era em que o tempo era considerado o mais precioso e escasso recurso disponível para todos os seres humanos. Não importa quem você é, o que você faz, o fato é que seu dia tem as mesmas 24 horas igual ao de qualquer outra pessoa.
Mas essas 24 horas pareciam nunca serem o suficiente, e de repente o trabalho como conhecíamos ficou inviável, todas as reuniões foram canceladas, academia não pode mais, encontros nos barzinhos são um crime capital e os jantares em restaurantes bacanas são impossíveis, pelo simples fato de não existirem restaurantes abertos.
Como resultado aprendemos que maratonar séries uma hora cansa, a sensação de estar sempre ocupados é meio viciante e agora muitos estão em uma situação de procurar desesperadamente maneiras para ocupar todo o tempo disponível em seus dias. A realidade é que talvez precisemos aprender que fazer nada também faz parte, e às vezes é até saudável.
A realidade é que nunca faltam horas em nossos dias. O que acontece é que geralmente sobram coisas para fazer, que por qualquer motivo que seja, queremos enfiar nessas 24 horas. Então, talvez agora não seja a hora de procurar qualquer coisa para preencher o seu tempo, mas sim de simplesmente contemplar o tempo extra que de repente lhe foi atribuído.
Toda a disrupção causada pela pandemia em nosso estilo de vida talvez seja um bom convite à reflexão. É uma boa oportunidade de parar e refletir no que fazemos, como fazemos e até mesmo no por que fazemos o que fazemos.
Agora é uma boa hora para repensar seus hábitos, suas rotinas e analisar para entender o que de fato você quer levar para sua vida normal, uma vez que a pandemia tenha passado. O vírus nos forçou a experimentar e mudar coisas em nossas vidas que talvez queiramos levar conosco para as nossas rotinas depois, e tudo bem se o fizermos.
O vírus e a pandemia, e mais especificamente, as regras de distanciamento social impostas por muitos governos, acabaram forçando até mesmo as companhias mais quadradas e tradicionais a inovarem sua gestão em uma velocidade jamais vista antes.
O trabalho sem supervisão direta, e por consequência o home office, eram absolutamente impensáveis para boa parte das empresas mais tradicionais. Do dia para a noite, essas companhias se viram em uma situação onde essa era a única alternativa. E talvez (a depender dos resultados disso) muitas companhias acabem tendo uma abordagem mais aberta com relação ao tema.
Por outro lado, algumas pessoas (que antes advogavam por essa causa) viram que a rotina do escritório faz falta. No final, não acredito que sairemos da quarentena em um mundo onde todos trabalham remotamente. Mas sim, em um mundo onde o home office (alguns dias por semana, talvez?) será visto com mais normalidade por um número maior de empresas, mas escritórios continuarão existindo para reunir os times e para quem prefere trabalhar de lá. Saravá para quem é de Saravá, Aleluia para quem é de Aleluia.
Essa experiência forçada com o home office, e todas as tecnologias que o possibilitam, podem deixar as pessoas e as empresas mais abertas para a adoção precoce de novas tecnologias no futuro. O que pode acelerar ainda mais a inovação.
Essa pode parecer meio fora de contexto em um texto em que falamos de oportunidades, mas me deixe explicar. O coronavírus foi uma excelente lição de que não importa o quão evoluídos e incríveis nós pensamos que somos, a realidade é que somos somente mais uma espécie que habita esse mundão e as coisas, às vezes, simplesmente não serão do jeito que gostaríamos que fossem.
Achávamos que éramos super organizados e estávamos bem preparados para resolver quaisquer problemas que porventura poderiam acontecer. Mas bastou um vírus e cerca de 60 dias para que o mundo que conhecemos praticamente parasse. Isso nos mostra que não importa o quanto achamos que temos tudo sob controle, existem algumas coisas que simplesmente estão além do que podemos controlar.
Portanto, toda essa situação com a pandemia nos traz a oportunidade de refletirmos nosso real papel no mundo. Nos trazendo a possibilidade de humildemente aceitar que, enquanto espécie, não somos tão incríveis e poderosos quanto pensamos. Mas somos sim, uma pequena parte integrante de um sistema que vem funcionando em equilíbrio por bilhões de anos, e continuará assim mesmo quando não estivermos mais por aqui.
Para finalizar, é evidente que a crise tem um lado bastante negativo, mas como falamos acima existem algumas boas oportunidades que ela nos trouxe também. Talvez essas oportunidades criadas por esta crise do coronavírus sejam únicas em nossas vidas. Se realmente montarmos nesse cavalo que está passando encilhado em nossas frentes agora, teremos a real oportunidade de mudar alguns hábitos enraizados e seguir construindo nossas vidas, mas com mais significado.
. . .
Esperamos que este artigo tenha sido esclarecedor para você. Estamos formando uma legião de empreendedores bem-sucedidos, vamos juntos?
Deixe seu comentário aqui embaixo e não se esqueça de compartilhar!
Conheça a história de George Soros, que é o mais polêmico de todos os bilionários e veja o que é…
Veja como alinhar a resiliência com o seu propósito no seu dia a dia.
Veja aqui como desenvolver melhor a sua resiliência.
Leia aqui uma reflexão sobre a importância da força feminina no empreendedorismo.
Veja aqui a importância do autoconhecimento e de termos uma boa relação com nós mesmos.