Como iremos nos comportar diante das atuais relações de trabalho?
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O contexto atual que todos temos vivido nos últimos meses, como empresários, empreendedores e gestores, não pode nos impedir de refletir e deliberar sobre questões fundamentais do ponto de vista dos relacionamentos nas organizações; precisamos entender como iremos nos comportar diante das atuais relações de trabalho.

Por Kalil Lucena

Se pararmos para respirar e olhar para tudo o que está acontecendo, diante de um cenário sanitário e econômico aterrorizante é possível compreender que, mesmo de uma forma ainda despreparada por muitos gestores, temos sido forçados a compreender uma nova maneira de desenvolver trabalho.

No contexto das relações trabalhistas estamos dando um grande salto, sobretudo em uma ótica diferente na construção da relação entre gestores e colaboradores.

Esse processo tem sido doloroso para muitas empresas, pois é claro que ninguém havia se programado para viver essa mudança abrupta, sobretudo no campo das relações, do comportamento, de gestão e liderança.

Há alguns anos, as pessoas em geral já vinham sofrendo uma certa inquietação no desenvolvimento de suas atividades laborais.

Muitas delas queriam experimentar novas formas de produtividade, de entrega de resultado, novas maneiras de se relacionar com os clientes internos e externos e o modelo de liderança e gestão que estavam sendo utilizados, já se fadava ao insucesso.

Talvez todo esse desejo de mudança na busca de uma nova alternativa de trabalho, de desenvolverem competências, se dê em contraste a um modelo arcaico de trabalho, a definições que tinham que ser seguidas em contextos que já não fazem mais sentido para as pessoas hoje.

Esse é o nosso grande desafio!

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Nós líderes, gestores, empresários e empreendedores temos que entender essa nova maneira de lidar com as relações comportamentais. Temos que entender a mudança que houve no perfil das relações e ainda assim nos reinventar diante da necessidade do alcance por resultados e produtividade.

O que podemos fazer agora?

Como gestores, podemos começar esse trabalho olhando para dois pontos importantes:

Esteja mais perto da sua equipe

O novo formato de trabalho em home office de certa forma causou mais distanciamento estre as pessoas.

Antes estávamos mais juntos, poderíamos trocar ideias, informações e dúvidas, tudo muito mais perto das pessoas, em um contexto que possibilitava essa troca. Agora, estamos mais corridos para realizar as demandas de trabalho, ainda assustados com toda essa mudança e mal temos tido tempo de nos falar, justamente para essa troca de informação que é tão produtiva.

Aproxime-se da sua equipe, procure estar mais perto das pessoas, mesmo nesse desenho de home office.

Mas, não faça isso com o objetivo de controle, de ter domínio sobre as tarefas que estão sendo designadas. Foque em cuidar, atente-se em saber como está sendo para a sua equipe essa mudança. Abra espaço para as pessoas falarem e colocarem suas angustias e limitações.

Tudo tem sido muito novo para todos, sobretudo para as pessoas que estão nas pontas operacionais. Elas precisam da nossa ajuda e quando nos colocamos a disposição, para um bate papo ou até mesmo um feedback, isso poderá ajudar muito na performance das pessoas, ao ponto que nos preocupamos com elas.

Faça perguntas abertas e esteja mais focado em escutar do que em falar. Esse material de escuta dará a você, líder, mais ferramentas para tomar ações assertivas e de melhora para o clima organizacional como um todo.

Pratique Resiliência

Esteja pronto para as mudanças repentinas que podem acontecer a qualquer momento.

Resiliência é uma das habilidades mais exigidas pelos gestores. E no momento atual, temos que nos preparar para as estar mais atentos as necessidades das pessoas e nos adaptar as mudanças, com foco em melhorar o clima, os relacionamentos e a produtividade da equipe.

Tenha como foco na resiliência e entenda, se você estiver preparado para essas mudanças, você passará mais confiança para as pessoas que estão mais perto de você e essa relação que será construída, será positiva e vai unir ainda mais as pessoas.

Estar mais perto das pessoas e praticar a resiliência, são duas ferramentas fundamentais para conquistar a confiança da sua equipe e obter melhor performance. Todos produzem melhor em um ambiente onde se preza pelo bom relacionamento e confiança.

O trabalho é a maneira que temos para colocar no mundo a nossa intenção, a nossa individualidade e de fato o trabalho está mudando e é nosso papel, enquanto líderes e gestores, darmos apoio para as pessoas nas organizações.

Construirmos com elas esse novo modelo de trabalho, prezando pela confiança e autonomia, dando espaço para as falas, atentos a escutar e a ressignificar a velha cartilha com normas e regras que já não fazem mais sentido para o nosso trabalho hoje!

Esteja aberto as mudanças e o mais importante: é nesse momento que todos cresceremos!

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FOTO COLUNA KALIL LUCENA

Kalil é palestrante, pedagogo, empresário e especialista em Propósito e Felicidade no Trabalho. Em sua coluna aqui no portal escreve sobre propósito, gestão de pessoas, recursos humanos e motivação.

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As opiniões aqui apresentadas são do colunista e não refletem necessariamente a opinião ou posição do portal Empreender no Mundo.

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