Amazon: A gigante de 1 trilhão de dólares
Hoje aqui na sessão “No Mundo”, vamos contar a história da Amazon, um dos titãs da internet no mundo, e que em setembro de 2018 foi a segunda empresa, na história, a romper a marca de 1 trilhão de dólares de valuation. Ao lado de Apple, Google e Facebook, é considerada uma das 4 gigantes da tecnologia.
Vamos começar essa história falando de Jeffrey Preston Bezos, o empreendedor por trás da Amazon. Jeff Bezos, como é conhecido, nasceu em Albuquerque, Novo México, nos Estados Unidos em 1964. Em 1986 Jeff se formou na prestigiosa Princeton University, conquistando um diploma de engenharia elétrica e ciência da computação. Imediatamente foi para Nova Iorque, trabalhar na internacionalmente famosa Wall Street, onde ficou até 1994.
Seu primeiro trabalho foi em uma fintech da época chamada Fitel, onde ele foi imbuído com a missão de construir uma rede de telecomunicações para comércio exterior. Na sequência Jeff entrou para o mercado financeiro, onde passou por um trust e um fundo de hedge, onde veio a se tornar vice-presidente aos 30 anos.
No final de 1993 ele começou a esboçar a ideia de uma loja virtual de livros, e foi, então, que saiu em uma viagem de carro de Nova Iorque até Seattle, cruzando o país. Durante a viagem fez o plano de negócios do que viria a se tornar a Amazon.
Em julho de 1994 começou na garagem de sua casa a Cadabra, que logo depois teve seu nome alterado para Amazon. Ele achava melhor um nome começando com A (a primeira do alfabeto), pois isso poderia facilitar o aparecimento do site nos catálogos disponíveis na época. Resolveu então homenagear o maior rio do mundo, o Amazonas.
Estima-se que o negócio começou com um empréstimo de US$ 300.000 dos pais de Jeff. Nas primeiras captações que Jeff fez com os investidores pioneiros ele sempre deixava claro que havia 70% de chance de que o negócio não desse certo e declarasse falência.
Embora a história da Amazon comece com uma livraria virtual, Jeff sempre teve em seus planos o objetivo de expandir a gama de produtos oferecidos pelo site. Apenas 3 anos após a fundação ele decidiu fazer o IPO da companhia, atitude que foi desacreditada por boa parte da mídia e analistas da época. Bezos dizia que o crescimento da internet o ajudaria a, um dia, superar a competição dos varejistas físicos da época. Hoje sabemos que ele estava certo.
Em 1998 a Amazon adicionou músicas e vídeos ao catálogo, o que marcou o início da diversificação do mix de produtos. No final daquele ano o catálogo já contava com um mix de muitos bens de consumo diferentes. Jeff, com dinheiro em caixa, graças ao IPO, e com vendas crescentes, começou então a comprar vários concorrentes menores.
Em 2002 a companhia criou a Amazon Web Services, que é um serviço de computação em nuvem, responsável hoje por boa parte dos resultados do negócio. No final daquele ano uma crise atingiu a empresa, que quase foi à falência, e teve que demitir cerca de 15% de seus funcionários e fechar centros de distribuição ao redor dos Estados Unidos.
Em 2003 a empresa deu a volta por cima e entregou um lucro de US$ 400 milhões no final do ano. Alguns anos depois, em 2008, a Amazon lançou o Kindle, um leitor de livros digitais desenvolvido pela companhia, que se provou um grande sucesso ao longo do tempo.
Em 2013 Bezos conseguiu fechar um contrato para a Amazon Web Services com a agência de inteligência dos EUA, a CIA, no valor de US$ 600 milhões. Em outubro desse mesmo ano, a Amazon foi reconhecida como a maior varejista online do mundo. Mais a frente veremos que este braço de negócios tem muito impacto na história da Amazon e nos resultados da companhia.
Entre 2016 e 2018, Jeff Bezos vendeu mais de US$ 1 bilhão, em ações da Amazon, para levantar fundos para investir em outros negócios, em especial a Blue Origin, empresa aeroespacial fundada pelo próprio Bezos no ano 2000. Desde 2018 Jeff Bezos encabeça a lista dos homens mais ricos do mundo.
Jeff Bezos desenvolveu um estilo de liderança bastante particular. Ele costuma dizer que acredita em harmonia entre trabalho e vida privada e não no equilíbrio entre trabalho e vida particular. Uma vez que o termo equilíbrio tem o significado implícito de que você pode ter sucesso em um sem ter sucesso no outro. Jeff acredita que trabalho e vida particular estão interconectados, e são responsáveis por calibrar um ao outro.
Jeff não marca reuniões de manhã cedo, pois utiliza esse tempo para realizar outras coisas. Para as reuniões que ele marca, em outros períodos, ele segue a “regra das duas pizzas“, que reza que as reuniões devem ser pequenas o suficiente para que duas pizzas sejam o bastante para alimentar todos os presentes.
Bezos não é fã de apresentações de PowerPoint, e pede para que os funcionários façam suas apresentações no formato de narrativas. A ideia é conseguir manter o dinamismo de uma startup em uma empresa enorme como a Amazon. A narrativa deve apresentar uma estrutura em que revele: como a situação (sendo discutida) era no passado, o que aconteceu para haver alguma mudança e o que deve ser feito para que no futuro o resultado seja atingido. Tudo em no máximo seis páginas, devemos reconhecer que é simples e eficiente.
Até os dias de hoje ele mantêm o e-mail jeff@amazon.com ativo. Embora não possa responder à todas as mensagens, ele lê as que considera mais relevantes e as encaminha, com um ponto de interrogação no lugar do assunto, para o executivo responsável, que as deve ler e averiguar o que deve ser feito. É interessante ver como a história da Amazon tem boas passagens com relação a preocupação com o cliente.
Jeff Bezos cita três executivos como fontes de inspiração para seu estilo de liderança: Warren Buffet (Presidente do conselho da Berkshire Hathaway, e um dos maiores investidores do mundo), Jamie Dimon (Presidente e CEO do banco JP Morgan Chase) e Bob Iger (CEO da Disney).
Além da Amazon e da Blue Origin, Bezos também é dono do jornal americano The Washington Post e da Bezos Expeditions, uma companhia de venture capital.
No, já longínquo, ano de 2005 a Amazon lançou, nos EUA, seu serviço de assinatura chamado Amazon Prime. A ideia é que, por um preço fixo, pago anual ou mensalmente, o cliente se tornaria Prime. Neste serviço o cliente tem direito a entregas ilimitadas, feitas em um prazo de 2 dias, para utilizar ao longo de toda a duração da assinatura. Este é um dos serviços de maior sucesso na história da Amazon.
Hoje em dia, o serviço está disponível em 17 países. É bom ressaltar que recentemente, com a chegada da Amazon ao país, os clientes do Brasil se tornaram elegíveis ao programa. Com o passar do tempo o Prime passou a oferecer até entregas gratuitas, no mesmo dia, para consumidores de determinados mercados. Esta facilidade, porém, ainda não está disponível para os consumidores brasileiros.
Conforme o Amazon Prime foi amadurecendo, novas funcionalidades foram sendo adicionadas ao programa, e hoje em dia, pela mesma assinatura, os clientes tem acesso ao Prime Video, serviço de streaming de vídeo da Amazon, com conteúdos originais e de outras produtoras.
O diferencial em relação à Netflix (além dos títulos originais, disponíveis somente no Prime Video) é a possibilidade de comprar e assistir na hora filmes e séries de outros produtores. Sendo vários títulos bem recentes, que não estão disponíveis em outras plataformas de streaming. Somos usuários deste serviço e no futuro vamos criar uma lista de conteúdos interessantes disponíveis no Prime Video.
Na sequência nasceu também o Prime Music, um serviço de streaming de música, também incluído na mensalidade do Prime. O serviço conta com mais de 2 milhões de músicas disponíveis para ouvir sem comerciais, com a opção de trocar de faixa quando quiser e também baixar as músicas em seu dispositivo para ouvir off-line.
O Amazon Prime ainda deu à luz a mais um serviço incluído na assinatura mensal: o Prime Reading, onde o assinante Prime tem acesso a centenas de e-books e revistas sem ter de pagar mais por isso.
Com um pool de serviços úteis, a um preço extremamente competitivo e uma entrega de valor bastante consistente, o Amazon Prime já bateu a marca de 100 milhões de inscritos no mundo.
Lembra que falamos do Amazon Web Services? Pois então, de acordo com o relatório do Synergy Research Group, esta empresa é a líder absoluta do mercado de infraestrutura em nuvem. Contando com um market share de 33%, a empresa é mais do dobro da participação de Google e Microsoft, somadas. Esta empresa é hoje a responsável por cerca de 58% da receita operacional da Amazon, e é também, uma das mais rentáveis operações da companhia.
Outro produto interessante oferecido pela gigante é o Amazon FBA, ou fulfilled by Amazon. O FBA é uma solução que possibilita empreendedores utilizarem a estrutura física da empresa, e também o poder de vendas da plataforma, para alcançar consumidores por todo o globo. Esse programa é uma ótima alternativa para quem deseja iniciar um negócio no exterior e começar a gerar renda em dólar a partir do Brasil. Já escrevemos um artigo sobre o FBA que você pode conferir aqui.
A empresa também vem investindo fortemente em Inteligência Artificial, e uma das vedetes da companhia é hoje a assistente virtual Alexa, que está presente em uma série de dispositivos vendidos pela Amazon, como o Echo e o Echo Dot. O tempo ainda nós dirá qual o real impacto desses investimentos na história da Amazon.
A Alexa já é capaz de realizar diversas tarefas ao simples comando de voz de seu proprietário, tarefas que vão desde automação residencial (quando integrada com outros dispositivos), passando a realizar pedidos de compra de itens e chegando a coisas como informar a previsão do tempo ou então a agenda para aquele dia.
Como pudemos ver ao longo do texto, a história da Amazon é bastante interessante e hoje a companhia é uma grande potência da internet. A empresa vem crescendo ano após ano, investindo em novos mercados e amealhando uma multidão de fãs nos mercados em que atua. Com uma mentalidade de eficiência total, dinamismo, inovação constante e compromisso com sempre entregar a melhor experiência para os clientes a empresa vem tomando as decisões corretas para se estabelecer como a líder absoluta deste incrível mercado online. Vida longa a Amazon!
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Esperamos que este artigo tenha sido esclarecedor para você. Estamos formando uma legião de empreendedores bem-sucedidos, vamos juntos?
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