A importância da força feminina no empreendedorismo
Hoje é um dia muito especial, dia 8 de março, “Dia Internacional da Mulher”! E nesta data quero refletir com vocês sobre a importância da força feminina no Empreendedorismo. Assim como, compartilhar com vocês algumas histórias minhas, com mulheres poderosas que me inspiram e me ajudam em meu processo diário de desenvolvimento pessoal e profissional.
Por Kalil Lucena
A cada ano que se passa, as mulheres veem conquistando mais espaço e novos papéis na sociedade e seguem protagonizando em diversos segmentos no chamado “Mundo do Trabalho”.
No empreendedorismo essa informação não é diferente, segundo a GEM – Global Entrepreneurship Monitor, o Brasil é o sétimo país com maior número de mulheres empreendedoras. Ao todo são mais de 24 milhões de brasileiras tocando seus empreendimentos próprios, gerando mais oportunidades de trabalho e movimentando a economia.
A luta pela conquista do espaço no mercado pelas mulheres é algo constante e real.
“Minha balança tem mais nãos do que sins” declara Rachel Maia, mulher, mãe, negra, nascida e criada em um bairro periférico da zona sul de São Paulo e uma das mais influentes CEOs do Mundo, em recente entrevista.
Quebrando paradigmas:
Neste dia, para nós, cabem duas importantes reflexões, uma delas é:
Como gestores, líderes, empresários e empreendedores, temos apoiado as mulheres dentro de nossas empresas e equipes?
Como é que temos contribuído para que esse espaço seja aberto e colaborativo?
Recentemente participando de uma live no Instagram com a Andrea Yue, fonoaudióloga e consultora em amamentação, estávamos conversando sobre a importância da mulher no mercado de trabalho e como elas podem se planejar para o retorno de suas atividades pós licença maternidade. E eu fiquei reflexivo com uma citação da Andrea que dizia mais ou menos assim:
“As mulheres têm muito a colaborar para as empresas após a maternidade, pois elas retornam para suas atividades laborais mais seguras, mais maduras, mais flexíveis, resilientes e prontas para enfrentar situações adversas e produzir resultados, pois a maternidade traz essa força para a mulher”.
Ou seja, aquela ideia de que a mulher é mais frágil, mais insegura, mais melindrosa, pode ser ressignificada por nós. Sobretudo por nós que estamos a frente da gestão das empresas e somos responsáveis pelo apoio e quebras de paradigmas e preconceito.
Mulheres inspiradoras:
E a segunda reflexão para este dia é:
Quem foram as mulheres que inspiraram você?
Quero rapidamente compartilhar com vocês algumas histórias minhas, com mulheres poderosas que me inspiram. E que além disso, me ajudam em meu processo diário de desenvolvimento pessoal e profissional.
É claro que eu não poderia começar sem falar de uma das mais importantes inspirações da minha vida. Uma mulher, um grande exemplo de garra, de força, de incentivo e de luta: minha mãe!
Desde muito pequeno sempre notei a participação ativa da minha mãe dentro de casa. Nem melhor e nem pior do que meu pai, mas sempre parceira em todas as atividades, sejam elas domésticas ou profissionais.
Minha mãe foi uma mulher que empreendeu durante anos, da maneira dela, em uma época em que pouco se falava sobre empreendedorismo, empoderamento feminino ou feminismo. Mas, eu e minhas irmãs tivemos a grande oportunidade de crescer vendo aquela mulher sair de casa com suas sacolas nas mãos, seguindo de porta em porta para vender seus produtos.
A boa comunicação, a persuasão, a habilidade em vender, negociar e acreditar no que fazia sempre foi muito claro em minha mãe. Aprendemos muito com ela a buscar acreditar em nós e a acreditar nos nossos sonhos, a persistir, com os pés no chão e lutar!
Leia também:
- Casal que trabalha junto cresce junto, faça essa máxima funcionar para vocês
- Como abrir uma empresa: passo a passo prático com dicas
- Tipos de liderança: líder autocrático, democrático e liberal
Iniciei a minha experiência no mundo corporativo em uma farmácia de manipulação. E a partir de então, tive a oportunidade de trabalhar com diferentes mulheres que agregaram muito para o meu aprendizado como pessoa e como profissional. Antigas chefes, que se tornaram clientes e seguimos sendo grandes amigos!
Silmara Spinelli não foi apenas uma chefe, hoje acredito que ela foi uma grande mentora para a minha vida profissional. Uma mulher de garra, persistente, criativa, uma empreendedora nata, que acreditava e apostava no desenvolvimento pessoal e profissional das pessoas com quem trabalhava.
Eu era muito jovem e sem experiência nenhuma com trabalho. E com a Silmara aprendi a desenvolver habilidades tão importantes para uma vida profissional como: organização, planejamento, comunicação, liderança e autoconfiança.
Uma mulher de personalidade forte, de voz e presença firme, me ajudou a lidar com a inteligência emocional, a saber me controlar, a aprender em situações desafiadoras e a aprender sobre resiliência no trabalho.
Para quem não sabe, esta mulher foi a responsável pela minha inscrição na faculdade. Isso mesmo, cheguei um dia para trabalhar e lá estava ela, me inscrevendo para fazer a prova do Prouni, apostando em mim e me apoiando para o início da vida acadêmica; e lá fui eu fazer minha primeira graduação.
Depois tive a oportunidade de trabalhar em outra farmácia de manipulação, com a Luciana Teixeira. Aqui eu já estava um pouco mais experiente e pude aperfeiçoar ainda mais minhas habilidades, atuando ao lado de uma mulher extremamente organizada, com um espírito comercial muito forte.
Leia também:
- Como alcançar o sucesso em sua vida profissional?
- Contabilidade online: é uma boa para quem está começando?
- Pilares de Liderança e Gestão Empresarial de Bernard Arnault
Naquela época o mercado farmacêutico estava passando por muitas mudanças e a Luciana representava essa mulher que acreditava no novo, que apostava na inovação, aberta a viver novas experiências e que me fez aprender com erros, crescendo e amadurecendo.
Logo depois sai do ramo da saúde e fui atuar na área de treinamento e desenvolvimento humano. Já estava cursando minha segunda graduação e a vida me deu a oportunidade de trabalhar com outras duas grandes mulheres.
Leila Cinelli foi uma grande líder que me ensinou muito. Inclusive aprendi com ela sobre o que é liderança, gestão colaborativa, desenvolvimento em equipe. E também foi com ela que aprendi a entender como funciona um processo de gestão dentro das empresas.
Uma das grandes qualidades da Leila é trabalhar desenvolvendo confiança com a sua equipe. E essa é uma estratégia base para a nossa formação pessoal e profissional.
Cristiana Torquato foi uma outra mulher que trabalhei nessa mesma época. Uma mulher alegre, contagiante, com um incrível bom humor, líder e que tem uma qualidade ímpar e tão importante para os tempos atuais: saber ouvir as pessoas!
Em uma época em que as pessoas querem falar tanto e mal querem ouvir, aprendi com a Cristiana sobre escutatória. Em um tempo que esse conceito nem era tão conhecido, trouxe para a minha vida essa essência que a Cris tem: sentar-se, olhar nos olhos, estar presente, escutar com atenção e colaborar com as pessoas.
Leia também:
- O que é Empreendedorismo Social?
- Como fazer um plano financeiro simples e eficiente
- Os melhores livros para empreendedores iniciantes
Logo depois me desliguei do mercado corporativo e coloquei em prática o meu projeto empreendedor. Atuando na área de treinamento e desenvolvimento humano, por meio de palestras e treinamentos em empresas. Colaborando para o crescimento das equipes, motivação das pessoas e formação de líderes.
Já como empreendedor tive a oportunidade de aprender com muitas pessoas, sobretudo mulheres que sempre admirei por sua personalidade, inteligência, estratégia, foco e empoderamento.
E sigo assim, apreciando os espaços, os momentos de aprendizagens, lidando com as mulheres dentro das empresas, independente de qual função ocupe. Mas, valorizando as relações e extraindo o que pode ser rico e abundantes para o nosso crescimento.
Faça esse exercício hoje, procure lembrar de todas as mulheres que ajudaram você a chegar aonde você está e as valorize por isso! Reconheça, mande uma mensagem ou até mesmo faça uma ligação. Já que estamos em um momento em que os abraços estão suspensos, faça essa surpresa!
E é com essa frase da Oprah que finalizo esse nosso bate papo de hoje, desejando um feliz dia das mulheres para todas as mulheres!
. . .
Deixe seu comentário aqui embaixo e não se esqueça de compartilhar!
Kalil é palestrante, pedagogo, empresário e especialista em Propósito e Felicidade no Trabalho. Em sua coluna aqui no portal escreve sobre propósito, gestão de pessoas, recursos humanos e motivação.
Siga o Kalil Lucena nas redes sociais:
As opiniões aqui apresentadas são do colunista e não refletem necessariamente a opinião ou posição do portal Empreender no Mundo.