A importância de praticar e desenvolver networking com significado
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Fazer networking nada mais é do que você entender a importância de praticar e desenvolver networking com significado, com foco em resultados.

Por Kalil Lucena

O networking é uma ferramenta que vem ganhando cada vez mais destaque, sobretudo para os empresários e empreendedores. Ainda que não seja nova, é uma ferramenta que facilita na construção de relações com pessoas do seu entorno profissional.

Nos artigos anteriores, falamos sobre a essencialidade do networking para a vida (leia aqui) e também abordamos que o networking começa dentro das empresas (leia aqui).

Se você acompanhou os artigos citados, você deve ter percebido que fazer networking exige esforço e determinação por parte das pessoas que se envolvem com essa ferramenta. E se você não acompanhou, eu convido você a olhar esse material feito especialmente para o Empreender no Mundo.

Hoje vamos falar sobre a importância de praticar e desenvolver networking com significado. Isso mesmo, a palavra praticar e desenvolver faz todo sentido para as pessoas que desejam aprender como fazer um networking mais significativo e com resultados.

Para isso, vou compartilhar com vocês algumas perguntas que recebi durante essas semanas. E por meio delas, vamos construindo a prática e o desenvolvimento para fazer networking.

O networking serve apenas para o mundo corporativo, empresários, empreendedores?

Muitas pessoas fazem essa pergunta e ela nos traz uma importante reflexão!

É claro que o networking não se restringe apenas às empresas, empresários, empreendedores, gestores, donos de empresas, mais especificamente nestas pessoas, cargos ou funções.

Tanto que no primeiro artigo eu conto para vocês que o “Networking é essencial para vida” e no segundo artigo “O networking começa dentro das empresas”, ou seja, todos devem estar envolvidos no processo da construção de relacionamentos.

Por que eu disse que essa pergunta nos traz uma reflexão importante?

É por meio de perguntas assim que notamos que ainda precisamos trabalhar melhor o desenvolvimento do networking dentro das organizações, envolver as pessoas nos processos, causar engajamento e pertencimento com as equipes.

Não podemos permitir ou contribuir com essa mentalidade, onde apenas o dono, o gestor, o empresário é quem deve estar envolvido na construção de networking profissional, pois isso impacta em uma cadeia de benefícios que não chegará até você.

Ser mais conhecido aumenta a minha chance de fazer negócios?

Essa é uma outra pergunta muito importante!

Sim, quando você é mais conhecido você aumenta a sua capacidade de fazer mais negócios, por se tornar mais interessante. Além disso, também aumenta o cuidado e o zelo pela reputação que você cria no mercado.

Ser conhecido ou reconhecido implica na construção de visibilidade e reputação. Quando você desenvolve essas caraterísticas de maneira inteligente, para você e automaticamente para a sua empresa, as chances de fazer negócios aumentam.

Qual é o ponto de importância aqui?

Atente-se que ao passo que você constrói visibilidade e reputação, você está construindo valor, representatividade e autonomia no mercado.

Lembre-se que falamos muito sobre a confiança que as pessoas colocam em nós ou nas nossas empresas e por isso, ser conhecido é bom, mas requer de nós muita responsabilidade com todo pacote de produtos e serviços que oferecemos.

Quanto mais você trabalha a sua visibilidade e reputação, mais você precisa ter garantido que, nos bastidores tudo esteja acontecendo de maneira concreta.

A quebra da confiança é prejudicial nesse contexto, então vale essa reflexão!

Por onde eu devo começar a construir a minha rede de contatos?

Eu separei essa pergunta, pois ela tem algo bem interessante para pensarmos aqui.

Todos nós temos uma rede de contatos estabelecida, ela pode ser grande ou pequena, mas fato é que todos temos pessoas que conhecemos e que podem se tornar interessantes para o meu negócio.

É importante entender que ao longo da vida vamos construindo relacionamentos. E o que estamos refletindo aqui, é como tornar esses contatos mais significativos para o mundo dos negócios.

Comece pelo começo!

Comece pela agenda do seu telefone, olhe os contatos que você tem lá, lembre-se de parcerias incríveis que você fez com pessoas, como se conheceram, entenda a relação dessa conexão para vocês.

Observe os seus fornecedores, as pessoas que você não compra mais por algum motivo, tente se lembrar por que se afastaram e analise a viabilidade de refazer essas conexões.

Converse com os seus colaboradores, os envolva nesse processo. Construa com eles a importância de estarem juntos com você nesse trabalho e eles podem fazer as mesmas atividades que apresentei.

Por fim e não menos importante, faça um trabalho inteligente com os seus clientes.

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Tratando de clientes devemos pensar tanto nos clientes ativos, pois esses são importantes na fidelização com a sua empresa, quanto nos clientes inativos, ou seja, aqueles que você não tem mais contato.

Os clientes inativos são importantes para um trabalho de equipe e reavaliação dessas conexões em busca de respostas: “Por que sumiram?”, “O que fez eles deixarem de comprar você?”, “Como podemos melhorar o nosso relacionamento?”

Estreite essa relação com essas pessoas, de maneira fluida, sem cobrança.

O mais importante é você entender que por meio desse contato ele até volte a comprar de você, mas o mais importante é você entender o “gap” que levou isso acontecer.

Essas foram algumas perguntas que elenquei e com elas conseguimos organizar a introdução da prática ao networking, como estratégia para a sua empresa.

É claro que esse trabalho vai além disso, mas aqui você já pode começar e pode inclusive compartilhar essas ideias com seus sócios, gestores e toda a sua equipe.

Precisamos entender que o networking pode ser desenvolvido por todas as pessoas, tendo em vista a construção da sua visibilidade e reputação no mercado onde atua e de maneira prática reaver contatos com os parceiros de negócios, fornecedores, colaboradores e clientes.

E agora eu tenho algumas perguntas para vocês.

Pense o seguinte, com essa única atividade sendo feita por vocês: Quantas novas conexões você conseguira fazer? Quantas reconexões vocês alcançarão? Qual é a probabilidade de você fazer mais negócios? É considerável envolver a sua equipe nesse processo? Faz sentido para a sua empresa?

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FOTO COLUNA KALIL LUCENA

Kalil é palestrante, pedagogo, empresário e especialista em Propósito e Felicidade no Trabalho. Em sua coluna aqui no portal escreve sobre propósito, gestão de pessoas, recursos humanos e motivação.

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As opiniões aqui apresentadas são do colunista e não refletem necessariamente a opinião ou posição do portal Empreender no Mundo.

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