As características de um líder de sucesso!
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Nos textos anteriores entendemos que é possível desenvolvermos a habilidade de liderança. Neste aqui vamos tratar das características de um líder de sucesso e como podemos aplicá-las em nosso dia a dia!

Por Kalil Lucena

No artigo anterior falamos sobre o que é liderança e como podemos refletir sobre o seu desenvolvimento enquanto habilidade em nossa vida. Falamos também sobre a relação que criamos, ao longo de nossa vida, com o poder de influência e convencimento. E por fim fechamos nossa reflexão tratando da nossa capacidade de liderar a distância ou presencialmente.

Você não leu o artigo anterior? Clique aqui e fique por dentro da temática abordada, pois será mais fácil você acompanhar essas próximas ideias.

Quando falamos em liderança e em desenvolvimento de liderança é muito comum as pessoas perguntarem: “Mas, quais características eu preciso desenvolver enquanto líder?

Vamos sempre lembrar que nada na vida é uma receita de bolo, onde a gente mistura tudo, coloca para assar e daqui a pouco aparece aquele lindo e gostoso bolo.

Na vida real, somos influenciados por pessoas a todo momento. Temos a nossa herança cultural que diz muito sobre quem somos. E, ainda assim, a nossa experiência adquirida ao longo dos anos que também vai moldando muito do nosso jeito de ser e nossa capacidade de atuar.

Existem algumas características que são importantes para líderes pensarem e começarem a aplicar em seu dia a dia no trabalho. Características essas, que facilitam a nossa atividade e nos direcionam para um caminho de mais resultado e união de forças de trabalho.

Você é uma pessoa contagiante?

Onde você está, você tem a capacidade de contagiar pessoas apenas com a sua presença? Você observa nos olhos das pessoas que estão ao seu lado, aquele certo brilho de alegria e felicidade em estar com você? As pessoas da sua equipe sentem essa admiração por você?

Ser contagiante é uma característica forte para um líder, pois ela determina o poder de satisfação que o seu time tem ao estar ao seu lado, seja quando você chega até eles ou vice-versa.

Uma pessoa que contagia o ambiente onde está tem mais facilidade de circular entre as pessoas, ideias e opiniões.

Se você sente que as pessoas se sentem contagiadas por você, saiba que nesse processo há uma relação de admiração e respeito que foi construída. Quando a gente consegue contagiar as pessoas que estão a nossa volta, isso se dá pela admiração e valor que ela enxerga e valida no desenvolvimento do nosso trabalho.

Você é um contador de história?

Se você ainda não se considera essa pessoa que contagia o ambiente onde está, você já pode começar a praticar essa segunda característica de um líder de sucesso.

Seja um contador de histórias. Estude sobre “cases” de sucesso e ajude a sua equipe a entender suas dificuldades por meio de histórias que inspiram e ajudam na prática de suas atividades.

Pense em histórias que fazem sentido para o momento atual que eles estão vivendo. Para isso, você terá que ler, buscar outras inspirações de outras pessoas. E assim, você terá mais facilidade para utilizar essa ferramenta que é muito importante.

Lembra quando alguém contava alguma história para você? Na sua casa, na escola, aquele seu tio você não encontrava há anos? Aquela história que você ficava por alguns minutos paralisado, sem nem conseguir se desligar daquele momento?

Pois é, pratique isso com as pessoas que estão com você. Tem pessoas que desenvolvem melhor suas tarefas e entendem melhor uma situação por meio de um fato contato, de um bom exemplo, de uma história bem articulada.

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Você é carismático?

Normalmente nós não iremos conhecer uma pessoa que é contagiante e conta boas histórias se ela não for carismática.

A característica do carisma tem relação com inspiração, com educação, com brilho nos olhos e com amor e dedicação ao que você faz.

Lembre-se que as pessoas percebem esses valores em nós!

Você já teve um líder que era bem carrancudo, que mal olhava para você ou que dava aqueles suspiros de desespero profundo, de quase 1 minuto?

Então, essas ações não inspiram confiança e admiração por parte de ninguém. Ser uma pessoa carismática, ajuda muito no processo de desenvolver uma relação saudável com a sua equipe.

Você é cuidadoso?

Uma boa característica de alguém carismático é alguém cuidadoso!

Quando a gente se importa, a gente cuida! É quase a mesma ideia do trecho da canção de Caetano Veloso: “Quando a gente gosta é claro que a gente cuida”.

E essa relação de cuidar, está nesse processo: saber ouvir, saber entender. E veja que saber entender não tem relação com concordar. Mas sim, com observar as pessoas, suas dificuldades e limitações, seus medos e suas impotencialidades.

Quando você cuida das pessoas da sua equipe, você cuida da saúde da sua empresa. Você cuida das relações saudáveis que se dão a partir desse olhar. Você está contribuindo para melhores resultados e para uma maior motivação. Além disso, cria um vínculo de gratidão entre os seus colaboradores e o valor que a sua empresa tem.

Você é determinado?

Muitas vezes as pessoas esperarão de você uma atitude determinada!

Seja determinado e para isso busque as informações que forem necessárias para você tomar decisões.

Não seja precipitado e muito menos incoerente. Saiba que existem pessoas te observando e querendo aprender com a sua atitude.

Errar faz parte do processo. Por isso, é importante estar perto das pessoas, ouvi-las e entender o contexto onde estão. Isso vai ajudar você a tomar decisões mais assertivas.

Aquele líder que está distante está mais propenso a tomar decisão erradas, pois ele não está conectado com as pessoas. E está automaticamente longe da realidade contextual do trabalho.

Informe-se, converse com as pessoas, pense, compartilhe e determine!

Você é emocionalmente inteligente?

Por fim, a última característica que quero apresentar a você é sobre inteligência emocional.

Eu resumiria que, quando você é emocionalmente inteligente você é uma pessoa com mais sensibilidade para entender coisas, sensações, percepções, atitudes e posturas que outras pessoas não enxergam.

A inteligência emocional nos ajuda a olhar para um campo de trabalho e quase ter uma visão raio x daquela situação. Ela nos ajuda a entender melhor as nossas emoções e as emoções das demais pessoas que estão conosco.

Essa é uma forte característica de liderança, sobretudo em tempos que líderes têm sido tão incompreendidos ou têm encontrado muita dificuldade em desenvolver seu trabalho.

Em estudos sobre liderança, algumas dessas características apresentadas aqui, são construídas como sendo um perfil de liderança: o líder determinado, o líder contador de histórias, o líder inspirador e etc.

Mas, por que apresentei esses temas como características de uma liderança de sucesso e não como um perfil de liderança?

Se você quer acompanhar essa resposta, falarei sobre ela no próximo artigo. Além disso, trataremos ainda das expectativas que as pessoas geram em torno de um líder e quais são os benefícios de ter uma liderança articulada na sua empresa!

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FOTO COLUNA KALIL LUCENA

Kalil é palestrante, pedagogo, empresário e especialista em Propósito e Felicidade no Trabalho. Em sua coluna aqui no portal escreve sobre propósito, gestão de pessoas, recursos humanos e motivação.

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As opiniões aqui apresentadas são do colunista e não refletem necessariamente a opinião ou posição do portal Empreender no Mundo.

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