Boas ideias de negócios que tornam a vida na Inglaterra mais prática
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O empreendedorismo é bastante incentivado aqui na terra da Rainha. Ao analisarmos o índice de liberdade econômica, vemos que no geral o Reino Unido está em sétimo lugar no mundo. O Brasil, no entanto, está na posição 144 de 180, se mantendo abaixo da média mundial de liberdade econômica, ininterruptamente, desde 2006. O bom posicionamento do Reino Unido favorece o aparecimento de boas ideias de negócios que tornam a vida na Inglaterra mais prática.

Produtos de Limpeza

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Aqui na Inglaterra o uso de máquinas de lavar louças é bastante comum. Costume esse que também está se popularizando no Brasil. Além disso, um outro eletrodoméstico que reina nas casas em ambos os países são as máquinas de lavar roupas. Pensando nisso, dois ex-executivos da Unilever criaram em 2018 uma startup chamada Smol.

Ambos eletrodomésticos precisam de sabão para realizar suas funções, certo? E aqui na Inglaterra o consumo de sabão de lavar roupas e lavar louças é muito comum no formato de “pods”. Os pods são pequenas cápsulas, que o consumidor joga direto dentro da máquina.

Como funciona:

Anteriormente ao nascimento da Smol, os consumidores compravam os dois tipos de sabão nos supermercados. Mas, a startup entrou no mercado com uma política de divulgação bastante agressiva, adotando o conceito de eliminar o intermediário e oferecer o produto direto aos consumidores, com um serviço de assinatura com entrega rápida pelos correios.

Tanto os pods para lava-louças quanto os para lava-roupas são superconcentrados (o que garante boa performance). Além disso, eles têm uma formulação amigável ao meio ambiente e não são testados em animais, recebendo inclusive certificação internacional que garante isso.

A startup também evita o uso de plástico em suas embalagens, mas quando estritamente necessário, utiliza plástico reciclado pós-consumo. Além disso, oferece ao consumidor a possibilidade do retorno das embalagens vazias para serem reutilizadas.

Agora que você já sabe tudo isso deve estar se perguntando o preço dos produtos. E essa é a parte mais surpreendente, pois os produtos deles custam entre 30% e 50% a menos do que os oferecidos nos supermercados.

Como resultado, ao unir conveniência, produtos de qualidade, posicionamento adequado, preços justos e uma boa estratégia de marketing a startup foi um grande sucesso desde o lançamento. A meta de faturamento para o primeiro ano da empresa foi batida em apenas 12 semanas.

Ao contrário do que muitos podem imaginar a estratégia de venda de assinaturas somente online não acabou por repelir muitos clientes de maior idade. E hoje a startup conta com clientes frequentes entre as idades de 16 e 92 anos. Mais uma demonstração do quão acertada foi essa boa ideia de negócio que torna a vida na Inglaterra mais prática.

Cuidados Pessoais

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Gif Divulgação | Nuud

Agora vamos falar um pouco do segmento de cuidados pessoais, que encontra no Brasil um de seus maiores mercados. A Nuud é uma startup holandesa, com forte presença no Reino Unido, que nasceu em 2017 com o objetivo de revolucionar o mercado de desodorantes.

Para tal, a primeira coisa que diferencia o Nuud de outros desodorantes no mercado é sua fórmula. Nada de petroquímicos, alumínio, parabenos ou perfumes, todos amplamente utilizados nas formulações de concorrentes. Ao invés disso, usam produtos naturais como óleo de amêndoas e de coco, argila mineral e óxido de zinco e micro prata.

Essa fórmula exclusiva faz com que o Nuud funcione de uma maneira distinta. Ao invés de entupir os poros impedindo a transpiração, o Nuud não impede a transpiração em si, mas sim a proliferação das bactérias que exalam o mal cheiro. A fórmula é vegana e, por incrível que pareça, funciona tão bem que o produto só precisa ser utilizado de 1x ou 2x por semana. 

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Ainda durante a fase de criação do produto, havia uma grande preocupação com a embalagem. A startup resolveu, então, utilizar um tubo feito de bioplástico de cana de açúcar (100% reciclável) e uma caixa de papelão biodegradável.

Assim como a Smol, a Nuud optou por oferecer seus produtos principalmente via internet. Existem duas possibilidades: assinatura ou compra avulsa no e-commerce da empresa. O site da empresa afirma que eles enviam o produto com frete grátis para qualquer lugar do mundo, portanto se você gostou do Nuud pode comprar aí do Brasil.

Por outro lado, em alguns casos específicos, eles fazem parcerias com estúdios de Yoga, esteticistas e outros pequenos negócios, que podem passar a oferecer o produto em pequena escala em suas lojas físicas.

Mais uma vez, a fórmula que une um produto de qualidade, conveniência, uma proposta de valor clara, venda online e um bom marketing se mostrou acertada. Como resultado, a empresa vem crescendo ano após ano e conquistando clientes ao redor do mundo inteiro.

Fintech

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Outra empresa aqui de Londres que vem ganhando os corações, e as carteiras dos que aqui vivem é a Curve. A Curve é uma fintech que desenvolveu um cartão bancário que substitui todos os seus outros cartões.

Funciona assim: você faz o download do aplicativo, preenche os seus dados e solicita o seu cartão físico. Assim que você receber pelo correio, basta desbloquear no aplicativo. Até aqui tudo segue igual a qualquer outro cartão, certo?

Pois bem, após desbloquear seu cartão você ganha acesso ao aplicativo, onde você adiciona todos os seus cartões de crédito e débito. Uma vez feito isso, você não precisa mais andar com nenhum dos seus cartões tradicionais, pois todos passam a funcionar pelo Curve.

Quando for realizar uma compra ou sacar dinheiro, basta apresentar seu cartão Curve e fazer a compra normalmente. Dentro do aplicativo você controla qual é o cartão tradicional em uso no momentoEntão todas as transações efetuadas vão aparecer na fatura desse cartão tradicional. Você pode trocar o cartão tradicional em uso quantas vezes quiser, a qualquer momento pelo app.

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Se você passou uma compra em um cartão por engano, e queria na verdade ter utilizado um outro, sem problemas. Se ambos estiverem cadastrados no aplicativo você pode simplesmente transferir a despesa de um cartão para o outro. Você pode fazer isso em até 14 dias após a transação ter sido realizada. Tudo de forma simples e intuitiva.

O seu cartão Curve também pode ser utilizado em carteiras virtuais como Apple Pay e Samsung Pay. Todas as funcionalidades funcionam normalmente, mesmo quando utilizadas com essas carteiras virtuais.

Como a Curve não oferece crédito (todas as transações dependem de limite disponível nos seus cartões de crédito e débito tradicionais) o processo de solicitar um cartão da startup é muito simples, e qualquer um pode receber o cartão em casa em poucos dias.

A ideia agradou aos britânicos. Uma vez que o Curve ajuda a liberar espaço nas bolsas e carteiras, permitindo que as pessoas saiam de casa com um único cartão. A empresa vem crescendo consistentemente desde seu lançamento em 2015. Atualmente a startup tem um valuation de mais de £200 milhões de libras.

Por fim…

As 3 ideias que apresentamos aqui no texto são empresas que nasceram faz pouco tempo, mas que vem conquistando muitos clientes fiéis pelo caminho. Muitas ideias são razoavelmente simples, mas trazem conveniência para a vida das pessoas, que não hesitam em aderir aos produtos e serviços oferecidos pelas novatas.

O que você achou destas ideias de negócios que tornam a vida na Inglaterra mais prática? Você já conhecia essas 3 startups? Conhece alguma que esteja fazendo algo semelhante aí no Brasil? Conte para a gente nos comentários.

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Esperamos que este artigo tenha sido esclarecedor para você. Estamos formando uma legião de empreendedores bem-sucedidos, vamos juntos?

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