Inspire-se!

Como criar metas smart que realmente funcionem para 2021

Gostou? Compartilhe!

Final de ano chegando e a gente sempre costuma fazer aquela listinha caprichada de coisas que queremos conquistar no ano seguinte, não é mesmo? Entenda como criar sua lista com metas smart para que você tenha maiores chances de conquistar o que deseja em 2021.

A cada fechamento de ciclo, as pessoas em todo o mundo colocam suas esperanças no ano que está por vir, empolgadas com as oportunidades que ele pode trazer e com as chances de que as coisas sejam diferentes.

Aposto que já aconteceu de você fazer várias metas e ficar super empolgado no início de um novo ano, mas conforme os meses foram passando, as resoluções começaram a desandar!

Se identificou e quer saber como fazer com que as resoluções de ano novo realmente funcionem? Então fica com a gente até o final porque nós vamos te falar quais são os passos que você deve seguir para que isso aconteça.

Se preferir, você pode assistir ao vídeo, pois te entregamos todo o conteúdo nele também.

Então, você já parou para pensar por que é tão difícil sustentar as resoluções de ano novo? A situação costuma se repetir com frequência: chega o final do ano e você percebe que não alcançou quase nenhuma daquelas metas que propôs no início dele. E o mais comum, você nem sequer se lembra mais delas.

Agora é uma boa hora para criar suas metas SMART

O início de um novo ciclo também traz a oportunidade de organizar suas metas, prioridades e anseios para os próximos meses. E para que as resoluções de ano novo sejam bem-feitas é preciso ter uma lista séria, com objetivos que possam ser alcançados, é aqui que entram as metas smart.

Independentemente de quais sejam as suas resoluções, há uma coisa que  você não pode deixar morrer: a motivação. Estar motivado é primordial para que qualquer mudança aconteça. E promover mudanças não é fácil.

De acordo com um estudo da Universidade de Scranton, nos Estados Unidos, apenas 8% das pessoas que fazem uma resolução de ano novo conseguem atingir sua meta. Outras pesquisas apontam que 80% das resoluções de ano novo irão falhar na segunda semana de fevereiro. Mas vem com a gente por que não tem que ser assim com você!

A verdade, é que todos nós nos empolgamos. Quando criamos nossas metas, estamos com um sentimento de empolgação com o que vem pela frente. Costumamos pensar que magicamente o novo ano fará com que tudo seja diferente em nossas vidas.  Porém, a verdade nua e crua é que o que tem que ser diferente é você e as suas atitudes!

Motivação, mudança e metas alcançadas

Para mudarmos hábitos, ações e comportamentos, devemos ter uma forte motivação para isso. Essa motivação deve ser algo constante ao longo do ano, não basta apenas uma empolgação de fim ou começo de ano.

Talvez você não esteja tão motivado quanto gostaria para cumprir suas metas de ano novo. E a gente entende que isso é perfeitamente normal. Você só deve estipular metas smart quando aquilo realmente faz sentido para você.

É necessário que você se sinta bem e que queira mudar algo pelos motivos certos, ou seja, os motivos que importam e fazem bem para você, independentemente da opinião alheia.

Vale lembrar que isso é individual, para cada pessoa algo será mais motivador do que para outra. Além isso, a ciência já comprovou que escrever seus objetivos em um papel aumenta consideravelmente suas chances de alcançá-los. Então, anote aí os passos que nós vamos te passar.

Passo a Passo para criar metas smart para 2021

O primeiro passo é seja realista: Algumas coisas que a gente bota na cabeça que vão acontecer não vão porque não são reais, seja porque os indicadores são improváveis ou porque não teremos como sustentá-las. Por isso, antes de colocar quaisquer metas smart na sua lista de resoluções para 2021, faça essas perguntas a você mesmo:

  1. Essa meta está sob meu controle?
  2. Eu tenho dinheiro para realizá-la?
  3. Como devo me preparar para conquistá-la?
  4. Quais são os recursos que ela exige de mim (financeira, física e emocionalmente?
  5. Terei realmente tempo disponível para o que me propus a fazer?
  6. É algo em que consigo me manter motivado ao longo do ano?
  7. Quais os reais motivos que me levam a fazer essa meta? São fortes o suficiente?
  8. A meta envolve outras pessoas?
  9. Já tentei cumprir outros anos e não consegui? Por quais motivos?

Avalie bem suas respostas

Se você passar pela primeira (afinal, se não está sob seu controle, nem coloque na sua lista de metas) e souber como responder as demais, sua meta tem grandes chances de ser realista. Mas saiba que, talvez, você terá que conquistar outras pequenas metas antes da resolução principal.

Após se questionar e tentar encontrar a melhor resposta para essas questões, pense em criar pequenas metas. Elas podem ajudar você a fazer com que as resoluções saiam do papel e realmente sejam eficientes.

Dividir uma meta em pequenas partes é uma boa estratégia porque metas muito grandes podem parecer difíceis e demandar muito tempo e energia, o que acabará te desmotivando.

Porém, se desdobramos essa grande meta em outras menores, elas tendem a ficar mais fáceis de serem atingidas e, logo, seus objetivos se tornam mais palpáveis. Além disso, ao longo do ano você vai tendo a sensação de estar conquistando várias coisas, o que ajuda a te manter motivado.

Exemplo mais prático

Vamos pensar em um exemplo: se sua meta é ler mais livros durante o ano e você é uma pessoa que não tem um forte hábito de leitura, esta é uma resolução que pode parecer longe da sua realidade.

Porém, você pode desdobrar essa ousada resolução em uma meta menor. Proponha-se a ler 10 páginas por dia de algum livro. Se ainda achar distante de ser cumprida, considere ler 5 páginas por dia. Fazendo assim, é bem possível que você consiga fazer com que essa resolução saia do papel e seja cumprida.

Ou talvez o seu desejo seja ganhar mais dinheiro ou ficar rico, o que preferir. Se você falar apenas que quer ganhar dinheiro em 2021, provavelmente vai se perder e se sentir desmotivado, por não sentir que está “avançando” em relação à sua meta. Afinal, de quanto dinheiro você precisa para ficar satisfeito?

Então, antes de dizer que sua resolução é ganhar dinheiro, é preciso entender a própria situação de vida e estabelecer uma meta mais específica, atributo fundamental para criar metas smart. Pondere se existem formas viáveis de isso acontecer.

Nesse caso, que tal sugerir um valor X a ser alcançado? Por exemplo, “quero acumular 15 mil reais até dezembro de 2021!”. Uma vez definida a sua meta, estude as possibilidades reais de alcançá-la, seja através de uma promoção no trabalho, um novo emprego ou renda extra que você está se esforçando para obter.

O mesmo vale para todas as outras áreas da sua vida que queira melhorar. Se você quer ter mais lazer e fazer mais viagens, estabeleça quais lugares, épocas sonhadas ou o período da sua viagem ideal.

O segundo passo é: entenda porque você quer isso.

Muitas resoluções falham porque talvez não estejamos tão ligados assim a elas. Além disso, pode ser tentador voltar a antigos hábitos. Para neutralizar essa tendência, pense em por que você realmente quer a resolução que está definindo.

Ficar esclarecido sobre esse motivo ajudará a lembrar dos benefícios de alcançar o objetivo, mesmo nos dias em que os velhos hábitos ameaçam se estabelecer. Não tenha receio em anotar o seu “porque”, colocando em algum lugar onde seja possível vê-lo com frequência.

Mudanças não são fáceis, e mudanças significativas são menos fáceis ainda.

Além disso, algumas metas smart vão exigir mais tempo de comprometimento do que apenas doze meses. Por isso, defina o que você quer e relaxe: mudando um pouquinho de cada vez ao longo de todo o ano, você vai ter conquistado muito!

E não se esqueça: é muito importante comemorar as pequenas conquistas, porque o sentimento de satisfação mantém você engajado, além de te motivar a cumprir novos desafios.

O terceiro passo para criar suas metas smart para 2021 é: decida quais hábitos adotar para fazer essa mudança.

Depois de decidir o que vai mudar, anote exatamente quando serão executadas as ações necessárias. Certifique-se de que esses hábitos sejam realistas (mesmo que desafiadores) e lembre-se que pequenos hábitos consistentes são mais eficazes do que grandes promessas feitas em seus momentos de inspiração.

Coloque essas ações na agenda e trate-as como algo não negociável. Quando se leva as resoluções a sério, valorizando o “porque” por trás delas e mudando hábitos diários para dar espaço à sua resolução, estará bem encaminhado para uma solução que perdure o tempo

Após decidir os hábitos, o quarto passo a seguir é:

Focar nas tarefas mais importantes.

Pense no seu dia a dia. O segredo é se organizar, então anote periodicamente o que você precisa cumprir naquele dia.

Mas faça uma lista enxuta, destacando prioridades para que você possa se dedicar à execução com o tempo necessário, sem se sentir pressionado a cumprir itens que, muitas vezes, podem ser adiados.

Abrir mão das tarefas que não são importantes para seus objetivos é tão importante quanto saber quais tarefas você precisa fazer. Isso vai te dar mais tempo e espaço para se comprometer com coisas que realmente importam.

Visualize o processo ideal, em vez de ficar obcecado pelos resultados desejados. Imagine-se realizando uma tarefa brilhante e com facilidade. Foco exige autocontrole e a capacidade de resistir às tentações de curto prazo para ganhos de longo prazo.

O quinto passo é: esteja aberto a mudanças.

Vale lembrar que há um ditado antigo que diz: nada muda se você não mudar. Então, coloque em perspectiva o que especificamente será feito para trazer seu sonho à realidade.

Ao pensar sobre essa etapa, concentre-se nas ações que estão sob seu controle. Decida sobre suas ideias específicas ainda em janeiro, para que esteja pronto para começar a agir o quanto antes.

A realidade é que o que está na lista de objetivos para o novo ano não é um contrato. O que te agrada agora pode não fazer mais nenhum sentido daqui a alguns meses. A proposta da lista é funcionar como um guia que aponta a direção para os caminhos que você precisa percorrer antes de chegar ao seu destino.  

Para saber quando mudar a rota, pense que se você se esforça muito e não tem resultados, talvez a estratégia não seja boa. Por isso, você deve avaliar cuidadosamente a qualidade do seu plano. Quanto mais claro e específico você for, melhor. Sem isso, não tem como criar metas smart.

E o último passo que deixamos aqui é:

Reveja suas metas smart ao longo do ano.

Escrever tudo que deseja é muito importante, e reler o que se escreveu é ainda mais! Deixe suas metas sempre visíveis, como na geladeira, no seu quarto ou no lugar que costuma estudar diariamente, e sempre que possível tire um tempo para reler e reformular o que você precisa mudar.

Esperamos que nosso passo a passo para você criar suas metas smart para 2021 possa te ajudar a atingir seus objetivos. Se ficar com alguma dúvida, nos deixe um comentário aqui embaixo ou então nos mande um direct lá no Instagram.

Leia também:

Afonso Pimenta

Recent Posts

A polêmica vida de George Soros

Conheça a história de George Soros, que é o mais polêmico de todos os bilionários e veja o que é…

3 anos ago

Qual é a relação da Resiliência e Propósito?

Veja como alinhar a resiliência com o seu propósito no seu dia a dia.

4 anos ago

Como podemos aplicar a resiliência de maneira prática no nosso dia a dia?

Veja aqui como desenvolver melhor a sua resiliência.

4 anos ago

Resiliência

Descubra aqui o que é e como desenvolver a sua resiliência.

4 anos ago

A importância da força feminina no empreendedorismo

Leia aqui uma reflexão sobre a importância da força feminina no empreendedorismo.

4 anos ago

Seja o seu maior entusiasta!

Veja aqui a importância do autoconhecimento e de termos uma boa relação com nós mesmos.

4 anos ago