Quando o empreendedor se depara com a necessidade de criar um plano de marketing é normal que se sinta intimidado e que, na verdade, não saiba bem ao certo nem por onde começar. Especialmente quando não se tem formação específica na área. É comum ficar bastante ressabiado e se perguntar “como fazer um plano de marketing”, ou então, “preciso contratar um especialista para fazer essa parte do plano”. No pior dos cenários, há o caso em que o empreendedor resolve simplesmente não fazer plano nenhum e partir para ação, resolvendo as coisas conforme forem acontecendo. Neste artigo vamos compartilhar algumas dicas práticas para que você possa fazer o seu plano de marketing partindo do zero, de forma simples e eficiente.
Este artigo faz parte da nossa série chamada “Como Começar um Negócio”. Aqui te ajudamos a criar todo o planejamento necessário para você começar o seu próprio negócio. Ou até mesmo para aprimorar a gestão do seu negócio que já está em andamento. O primeiro artigo dessa série fala do plano de negócios (leia aqui) e o terceiro fala sobre o plano financeiro (leia aqui). Além disso, no final deste artigo você pode assistir ao vídeo onde explicamos todo o passo a passo para você fazer o seu plano de marketing e pode também baixar o material extra que fizemos para te ajudar neste planejamento.
Se pudermos oferecer um conselho, caro leitor, este é: faça um plano simples e objetivo, mas faça um plano para que você possa se guiar ao longo do seu caminho.
No caso de grandes empresas é comum ter planos de marketing complexos e abrangentes que, às vezes, chegam a ter centenas de páginas. Por outro lado, em se tratando de uma empresa menor, que é a realidade da maior parte dos empreendedores, é muito melhor ter um plano menor, simples e conciso.
Em termos gerais o plano de marketing é uma parte do plano de negócios e serve justamente para te mostrar qual é a melhor maneira de promover o seu negócio.
Apresentaremos agora 7 passos para você aprender como fazer um plano de marketing simples e eficiente:
Pode parecer óbvio, mas conhecer bem o seu negócio e entender o mercado em que ele atua facilita muito o processo de construção do plano. Aqui, você vai colocar no plano coisas básicas como qual é o seu negócio, se você atua online, offline ou ambos, quais os produtos ou serviços que está oferecendo, enfim fazer um descritivo de como efetivamente é a sua operação.
Nesta parte do plano, alguns empreendedores gostam de fazer uma análise SWOT, que é uma boa maneira de, graficamente, ilustrar a realidade de um negócio. A Endeavor disponibiliza gratuitamente uma ferramenta para você fazer a sua análise SWOT. Clique aqui para conhecer a ferramenta.
O termo público alvo é usado o tempo todo por aí, e às vezes até meio em vão. A realidade, porém, é que entender esse conceito e de fato criar a sua estratégia de comunicação com esse público em mente é um fator que potencializa bastante as suas chances de sucesso, além de otimizar os seus esforços de divulgação.
Como o objetivo aqui é ser didático, a forma mais simples de explicar o conceito, sem se ater aos conceitos formais do marketing, é a seguinte: pense quem são as pessoas que comprariam o seu produto ou serviço. Mesmo se você vende para outras empresas, todo o processo de decisão é feito por pessoas. E então, tente ir personificando tudo o que você sabe sobre esse seu cliente ideal.
O mundo é grande e está cheio de gente, então por mais incrível que seja o seu negócio, é muito provável que haja alguém por aí fazendo algo, no mínimo, muito parecido com o que você quer fazer. Estes são os seus concorrentes. Não tem problema ter concorrentes, o problema é justamente não os conhecer.
A primeira coisa a fazer aqui é justamente pesquisar quem são os seus concorrentes, o que eles fazem, como fazem e até como se destacam. Depois, faça o mesmo exercício com o seu negócio. Descreva de maneira bem detalhada o que você oferece, por que o faz, como o faz, o que te torna diferente, porque os clientes devem comprar de você e não dos outros, enfim, coloque tudo o que puder no papel.
Com tudo isso em mãos, você tem um bom material para comparar o seu negócio com seus concorrentes. E com essa comparação você pode entender o que torna o seu negócio diferente, único, e este é justamente o seu diferencial. Conhecer bem o seu diferencial é um jeito poderoso de alavancar sua divulgação, pois você passa a saber o que divulgar.
Nesse estágio você já sabe o que oferecer, para quem oferecer e até como se diferenciar. Com isso em mente é um bom momento para começar a projetar as primeiras metas de marketing do seu negócio.
Especialmente quando você está no início de seu negócio, é possível traçar algumas metas ousadas como dobrar as vendas ou até mesmo focar em coisas menores como ganhar 100 seguidores nas redes sociais. Tudo entra aqui, não importa o tamanho, mas sim que você escreva aonde quer chegar com o seu plano de marketing.
É fundamental ter em mente que você precisa traçar metas que sejam desafiadoras, mas também sejam atingíveis, mensuráveis e com prazo determinado para acontecer. Um período razoável para fazer um plano de marketing é um ano, que é longo o suficiente para atingir boa parte do que se pretende, mas curto o suficiente para não engessar o seu negócio.
Uma meta como “dobrar o faturamento proveniente do produto X até dezembro de 2020” é boa, pois atende a todos os requisitos. Uma coisa como “iniciar minha empresa e fazer com que se torne a maior multinacional do mundo em 6 meses” é definitivamente desafiador, mas praticamente impossível de se atingir, e isso pode acabar sendo desmotivador.
Agora que já sabemos até o que queremos atingir é hora de pensar em operacionalizar isso. Nesta sessão, a ideia é justamente bolar uma estratégia com o que precisa ser feito em termos de divulgação para que possamos atingir as metas estabelecidas na sessão anterior.
Como neste ponto você já tem uma boa ideia sobre o seu negócio, o que está oferecendo, para quem e como, aqui na estratégia vamos focar em criar um plano de divulgação. Você deve pensar quais os canais que serão utilizados para divulgar seu negócio. Fica aqui algumas dicas do que você pode usar: assessoria de imprensa, site (SEO e conteúdo orgânico), mídias sociais, anúncios no Google, feiras e eventos, parcerias, dentre outros.
Pense em tudo o que você pode fazer para atingir o seu público alvo, fazendo com que ele saiba que você existe. Uma vez feito isso, estabeleça as metas do que você pretende atingir com cada ação de marketing. É importante atribuir metas que você consiga mensurar, tenham um prazo definido e que sejam atingíveis.
Aqui o que se deve fazer é pegar tudo o que se planejou, aprendendo como fazer um plano de marketing, e traduzir isso em números. Essa é a hora que dá calafrios em muita gente. Mas sejamos francos, não tem como tocar um negócio sem encarar os números, não é mesmo?
O que se deve fazer aqui é pegar todas as ações de marketing que foram planejadas e esmiúça-las para que se veja todos os custos envolvidos em cada uma. Com esses números em mão, você pode colocar tudo em uma planilha e com isso analisar o que é viável. Além de ver em que momento isso é viável e até mesmo ver se o volume de investimento será proporcional ao retorno potencial daquela ação de marketing.
Uma coisa também, é já projetar de onde virão os recursos que vão financiar essas ações todas. Com isso em mãos é possível ter um bom planejamento para o seu marketing durante todo o ano.
Agora que você tem tudo formatado é hora de partir para a ação e começar a colocar em prática tudo o que se planejou. Lembre-se que não importa o tamanho do seu plano, mas sim o quanto ele pode beneficiar o seu negócio.
Considere o seu plano mais como uma bússola do que como uma bola de cristal. A ideia é que ele te dê um norte, para que você saiba para onde está indo e o que está buscando, e não uma previsão exata do que será o seu futuro.
Coisas podem acontecer ao longo do caminho, novas oportunidades de divulgação podem surgir. E com seu plano em mãos, você pode comparar a nova oportunidade com aquilo que já estava previsto, ver se os números permitem abraçar essa oportunidade e se o retorno potencial é maior do que o que se obteria anteriormente.
No final das contas, o que o plano faz é nos trazer dados para que possamos tomar decisões mais assertivas, e menos na base do achismo ou da intuição. Seguindo esses passos você pode facilmente criar o plano de marketing que é adequado para o seu negócio.
Assista o vídeo abaixo e veja o passo a passo para fazer o seu plano de marketing. Além disso, acesse o link abaixo para baixar o modelo de plano de marketing que criamos para te ajudar neste processo:
Esperamos ter ajudado! E desejamos boa sorte na construção do seu plano de marketing. Caso você tenha dúvidas não hesite em deixar nos comentários.
. . .
Esperamos que este artigo tenha sido esclarecedor para você. Estamos formando uma legião de empreendedores bem-sucedidos, vamos juntos?
Deixe seu comentário aqui embaixo e não se esqueça de compartilhar!
Conheça a história de George Soros, que é o mais polêmico de todos os bilionários e veja o que é…
Veja como alinhar a resiliência com o seu propósito no seu dia a dia.
Veja aqui como desenvolver melhor a sua resiliência.
Leia aqui uma reflexão sobre a importância da força feminina no empreendedorismo.
Veja aqui a importância do autoconhecimento e de termos uma boa relação com nós mesmos.