Se você chegou até aqui significa que já sabe qual é a importância de ter um plano de negócios antes de iniciar o seu negócio. Em um primeiro momento fazer o seu primeiro plano pode parecer um pouco assustador. Mas fique tranquilo, pois nesse post vamos te ensinar a como tornar esse processo mais fácil.
Assista o vídeo abaixo e veja o passo a passo para fazer o seu plano de negócios. Além disso, acesse o link abaixo para baixar gratuitamente um modelo de plano de negócios que criamos para te ajudar neste processo. Se preferir você também pode só ler o post ao invés de assistir o vídeo:
Este é o primeiro artigo da nossa série chamada “Como Começar um Negócio”. Aqui te ajudamos a criar todo o planejamento necessário para você começar o seu próprio negócio. Ou até mesmo para aprimorar a gestão do seu negócio que já está em andamento. O segundo artigo dessa série fala do plano de marketing (leia aqui) e o terceiro fala sobre o plano financeiro (leia aqui). Além disso, no final deste artigo você pode assistir ao vídeo onde explicamos todo o passo a passo para você fazer o seu plano de negócios. E pode também baixar o material extra que fizemos para te ajudar neste planejamento.
A primeira coisa que você deve ter em mente é que o plano de negócios não é uma previsão exata de como será o futuro. A ideia não é estipular de antemão cada pequeno passo do seu negócio, mas sim traçar diretrizes gerais. Estas irão te mostrar aonde você está agora, aonde quer chegar e o mais importante como chegar lá.
O plano de negócios vai servir como uma bússola, e pode tornar o seu dia a dia mais fácil. Como você já montou sua estratégia antes de começar fica mais fácil saber o que precisa ser feito e quais decisões precisam ser tomadas.
É claro que na vida real as coisas vão acontecer de maneira diferente, ou então, em um tempo diferente do projetado no plano de negócios. Mas como você sabe aonde quer chegar basta ir adaptando sua estratégia para alcançar seus objetivos.
Nesse texto vamos te apresentar duas opções para você conseguir fazer o seu plano de negócios. Uma das alternativas é totalmente gratuita mas um pouco mais trabalhosa. A outra alternativa é paga (não é muito caro) mas pode facilitar e acelerar bastante o processo. Vamos ver agora como fazer um plano de negócios:
A primeira alternativa é utilizar o modelo disponibilizado gratuitamente pelo Sebrae. Se você optar por essa opção, a vantagem é que não precisa pagar nada para fazer o plano. Mas, por outro lado, vai ter um pouco mais de trabalho e levar um pouco mais de tempo.
O modelo de plano de negócios oferecido pelo Sebrae é extenso mas bastante didático. Antes de partir para a ação eles explicam o que você deve fazer para criar cada parte do plano. É fácil entender o que deve estar presente em cada parte.
O documento é disponibilizado em formato PDF, você pode imprimir (são 164 páginas) ou então utilizar um editor de PDF para preencher eletronicamente. O link para o plano do Sebrae está aqui.
A segunda alternativa é um software online chamado LivePlan (a ferramenta é toda em inglês). Em nossa opinião, de quem já utilizou a ferramenta, esta é a melhor opção para se fazer um plano de negócio. O software roda na nuvem, então tudo o que você precisa para começar é um dispositivo com acesso a internet.
O plano de negócios da LivePlan vem dividido em diferentes partes, e você pode começar por onde achar mais fácil. Ao final, a ferramenta vai juntar todas as informações inseridas por você nas diferentes partes do plano. Um resumo (que costuma ser a primeira parte de um plano de negócio) é feito pela plataforma para você.
Outro ponto a favor da LivePlan é que todas as sessões do plano contam com artigos explicando como você deve preencher cada parte. Além disso, eles disponibilizam uma biblioteca online com centenas de modelos de planos de negócios, dos mais variados segmentos de mercado. Acesse a biblioteca e se inspire na construção do seu!
Durante toda a construção do seu plano a ferramenta disponibiliza o passo a passo com as boas práticas de cada sessão. Existe também a possibilidade de checar benchmarks de mais de 1000 diferentes setores por meio da ferramenta. Essa parte está mais focada nos benchmarks do mercado americano, mas ainda assim é interessante para quem está se planejando.
É provável que para a maior parte dos empreendedores as duas partes mais complexas do plano sejam justamente as mais importantes: Marketing e Financeiro. Nos dois casos a LivePlan desenvolveu artifícios que facilitam bastante o trabalho, automatizando uma parte do processo (como a criação de gráficos, por exemplo).
Por fim existe também o Help Center da plataforma, aonde você pode buscar por informações mais profundas sobre qualquer sessão do plano de negócio. Um time de atendimento ao cliente também está a disposição para sanar suas dúvidas via chat, email e até telefone (ligação internacional).
Todas as suas informações ficam armazenadas em uma estrutura dedicada, com nível de proteção equivalente ao de bancos. Isso deixa tudo mais tranquilo, especialmente se você estiver construindo um plano com informações sensíveis.
Uma vez terminado o plano, a ferramenta coloca tudo em um layout bem legal e permite que você o exporte para Word ou então PDF. Fique à vontade para compartilhar como achar melhor.
Enfim, achamos que o LivePlan entrega bastante valor ao cliente, cobrando um preço razoavelmente baixo. Eles não oferecem um teste grátis, mas dão 60 dias de garantia. Caso você decida cancelar sua assinatura eles garantem a devolução do seu dinheiro. Para conhecer melhor a ferramenta, clique aqui.
Esperamos que este post tenha te ajudado a encontrar um caminho para iniciar a construção do seu Business Plan. Ter um plano pode tornar a sua jornada empreendedora mais suave, sabendo onde se quer chegar e que caminhos tomar. Boa sorte!
Pensando em começar um novo negócio? Veja agora nosso post sobre Empreendedorismo Digital!
. . .
Esperamos que este artigo tenha sido esclarecedor para você. Estamos formando uma legião de empreendedores bem-sucedidos, vamos juntos?
Deixe seu comentário aqui embaixo e não se esqueça de compartilhar!
Conheça a história de George Soros, que é o mais polêmico de todos os bilionários e veja o que é…
Veja como alinhar a resiliência com o seu propósito no seu dia a dia.
Veja aqui como desenvolver melhor a sua resiliência.
Leia aqui uma reflexão sobre a importância da força feminina no empreendedorismo.
Veja aqui a importância do autoconhecimento e de termos uma boa relação com nós mesmos.