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Como lidar com os conflitos que surgem no contexto atual de trabalho?

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Muitos colaboradores estão sobrecarregados de trabalho por todos os motivos que foram citados nos dois artigos anteriores (leia aqui e aqui). E esse movimento pode se dar pela falta de acompanhamento das atividades, uma vez que agora estão mais “sozinhos” e encontram dificuldades em administrar melhor o seu tempo. Mas, então como lidar com os conflitos que surgem no contexto atual de trabalho? É sobre isso que vamos falar no artigo de hoje!

Por Kalil Lucena

Não é de hoje que costumamos ouvir que os colaboradores passam mais tempo no trabalho do que com suas famílias e amigos. E no momento atual, por mais que ainda tenhamos muitas pessoas trabalhando de casa, no estilo home office, isso não mudou.

Trabalhar de casa não, necessariamente, tem proporcionado aos colaboradores um momento mais intenso onde possam desfrutar do lazer de seu lar com seus familiares. Neste caso, os gestores precisam estar preparados para dar o seu melhor e motivar as suas equipes, estimulando a darem o melhor de si.

Você pode começar esse trabalho, dando valor e estimulando as pessoas que estão mais próximas a você. Reconhecendo os seus valores e o seu papel em meio as atividades colaborativas.

Os líderes e gestores que têm acompanhado suas equipes mais de perto, nos últimos tempos, têm conseguido encontrar grandes e novos talentos pela proximidade e percepção no contato ao desenvolver um melhor relacionamento.

E quando você percebe que as coisas estão saindo do controle, que a distância está mais acentuada entre você e o seu time e que começam as cobranças, inclusive emocionais da sua equipe, você precisa estar preparado para lidar com esses conflitos.

Muitos empresários acabam entrando no negócio com uma mentalidade mais administrativa e não gerencial. Acabam por inúmeros fatores focando mais nas partes financeiras, estratégicas e operacionais do negócio em si, mas se esquecem das pessoas!

Costumo sempre dizer em meus treinamentos, mentorias e reuniões de feedbacks que:

Os processos operacionais são importantes sim, mas quem movimenta a operacionalização de tudo isso são as pessoas. E devemos ter todo cuidado e atenção com elas“.

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A todo momento os membros da sua equipe se deparam com situações difíceis. E muitas vezes, os mesmos têm dificuldade na condução de resolver esses problemas. Então, esteja preparado para resolver “situações problemas“.

Uma recente pesquisa de consultorias de recursos humanos informa que:

Brasileiros gastam em média 1,9 horas por semana em resolver problemas com foco em resoluções de conflitos. Isso equivale a 91,2 horas por ano e 11,4 dias de trabalho.

As empresas nacionais ficam atrás apenas das alemãs e irlandeses, ambas com perda de 3,3 horas semanais, e das companhias norte americanas, 2,9 horas semanais.

E o que você pode fazer nesse caso para minimizar esse impacto e contribuir com mais produtividade com a sua equipe?

Esteja atento as essas necessidades e os auxilie na condução desses problemas.

Se você acredita no estilo de liderança controladora, você está contribuindo para um grande déficit de resultados na sua empresa. Não vale apenas resolver as crises que surgem. Mas sim, ensinar as pessoas que estão com você a serem mais autônomas nesse sentido.

Ouço muitos líderes e gestores reclamarem que não têm tempo para pensar em estratégias do negócio. Inclusive em ações comerciais mais inteligentes, porque estão envolvidos diretamente em tantos problemas do seu time. Eu pergunto: você tem resolvido os problemas que surgem ou tem acompanhado com as pessoas da sua equipe a resolvê-los?

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Como fazer um plano financeiro simples e eficiente

Como começar um negócio: passo a passo prático com dicas

Você já pensou no silêncio como fator de produtividade?

Se você, enquanto líder ou gestor, foca em desenvolver as pessoas para aprenderem a resolver problemas, automaticamente sobrará mais tempo para pensar em outros assuntos do seu negócio. Inclusive estar mais atento ao que acontece em todos os departamentos da sua empresa. Assim, fique atendo para identificar se há algo errado na sua equipe.

Desenvolva as pessoas da sua equipe. Isso dá trabalho, mas nunca nos disseram que seria fácil. Quando você desenvolve, você colabora com o aprendizado e ajuda essas pessoas a trabalharem de maneira mais eficaz. E assim, acaba tenho tempo para olhar para outros gaps que eventualmente possam surgir.

Quando falo em desenvolvimento, me refiro a um trabalho realizado com cuidado, com zelo, sem a necessidade de exposição e vergonha pública.

Evite constranger as pessoas, pois quando você faz isso, ao invés de resolver uma crise, você cria mais uma para gerenciar futuramente.

O aprendizado é um trabalho que requer confiança. Então, chame as pessoas no individual de maneira discreta e reflita com elas sobre pontos que precisam ser abordados.

Você inclusive pode começar falando com elas sobre:

– “Eu estou aqui para refletir junto com você sobre alguns pontos”.

– “O que você acha sobre o que aconteceu?

– “O que você faria diferente?

– “Como você conduziria essa situação?

Essas reflexões ajudam você a descobrir a maneira como as pessoas pensam e também facilita a sua intervenção em momentos que sejam necessários.

Quando você cria essa conexão com as pessoas da sua equipe, um caminho de oportunidades se abrem. Oportunidades inclusive de aprender, de fazer autocrítica, de perceber suas limitações e de ter uma visão mais ampla da situação. Por isso, é importante você demostrar que se importa com as pessoas e está aberto ao diálogo.

Os conflitos podem ocorrer de diversas frentes, sejam eles com os clientes internos, externos e também familiares. Daí a importância da sua percepção para a saúde emocional da sua equipe. E lembre-se que quando você apoia as pessoas e atua para a diminuição dos conflitos, você cria confiança e melhores resultados.

Quando os líderes e gestores, investem na conscientização das pessoas do seu time, para melhorar os seus relacionamentos, as mesmas pessoas, verão que a força de trabalho gerada pelas crises que surgem no dia a dia, resulta em índices mais elevados de criatividade e inovação.

Conflitos bem resolvidos, e estimulados por seus líderes em sua resolução, injetam maior confiança nas pessoas e proporcionam melhores tomadas de decisões e aproveitamento coletivo.

Como dizia Albert Einstein:

“uma pessoa inteligente resolve um problema, um sábio o previne”.

Albert Einstein

Se reúna com as pessoas, treine a sua equipe, converse com elas e abra espaço com novas ideias. E se você enquanto líder, gestor ou empreendedor estiver com dificuldades para lidar com essa situação, procure pessoas que possam o ajudar nesse processo.

Infelizmente não conseguimos fornecer aquilo que não temos, por isso é importante, enquanto pessoas, também nos abrirmos ao novo, ao conhecimento e evolução.

Vamos juntos!

. . .

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Kalil é palestrante, pedagogo, empresário e especialista em Propósito e Felicidade no Trabalho. Em sua coluna aqui no portal escreve sobre propósito, gestão de pessoas, recursos humanos e motivação.

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As opiniões aqui apresentadas são do colunista e não refletem necessariamente a opinião ou posição do portal Empreender no Mundo.

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