No artigo de hoje descubra como ser mais produtivo, seguindo os passos para adquirir os 10 hábitos de pessoas que tem uma grande capacidade de entrega.
Se você quer saber como aumentar a produtividade, quer seja no trabalho quer seja em outras áreas da sua vida, vou te apresentar os hábitos que você deve incorporar na sua vida para ontem.
Algo muito interessante me aconteceu durante a pesquisa que fiz para escrever esse artigo. Conforme fui estruturando a lista, consegui visualizar cada um dos hábitos que cito abaixo nas pessoas mais produtivas que eu conheço, acho que isso é um bom indício, por isso quis compartilhar com vocês.
Todo mundo conhece alguém que parece ter uma capacidade quase sobre humana de realizar as coisas.
Às vezes temos até a sensação de que essa pessoa é uma máquina, pois é difícil acreditar que alguém pode simplesmente resolver as coisas tão rapidamente.
Por incrível que pareça essas pessoas existem, e estão operando sempre em sua máxima produtividade, mas como elas conseguem fazer isso?
A realidade é que essas pessoas são como todas as outras, elas só têm alguns hábitos diferentes e uma maneira eficiente de enfrentar as situações que aparecem, basicamente esse é o indivíduo que entendeu como ser mais produtivo.
É possível sim adotar uma abordagem mais prática e eficiente e deixar de procrastinar nas suas tarefas, resolver logo aquela coisa chata que está esperando solução faz tempo e até mesmo focar e finalizar seus projetos mais importantes.
Agora vamos aos 10 hábitos das pessoas altamente produtivas:
O segredo aqui é manter uma lista ou uma agenda com as coisas que você precisa resolver. No entanto só ir riscando qualquer coisa da lista pode não ser muito eficaz, e no final pode até acabar promovendo a procrastinação.
Ao fazer a sua lista, sempre veja quais são as duas ou três coisas mais importantes do seu dia e comece resolvendo essas coisas. Só depois comece a resolver e riscar fora as tarefas menos importantes da sua lista.
Sim, por mais contra intuitivo que pareça, manter uma lista de distrações pode te ajudar muito a se manter no foco.
Hoje em dia com celular, e-mail, redes sociais e uma montanha de pequenas coisas que precisam ser resolvidas, é bem fácil se distrair quando você está tentando focar e ser produtivo.
Tentar evitar os pensamentos que aparecem na cabeça quando estamos tentando nos focar 100% simplesmente não funciona.
O segredo então é deixar um pedaço de papel do lado e a hora que esse pensamento aparecer já anotar no papel.
Pode ser que enquanto você está focado em algo importante, se lembre de uma conta que tem para pagar, de um bom tema para um post ou até tenha uma ideia interessante para seu negócio.
Todos esses pensamentos são importantes e merecem sim atenção, só não nessa hora que você precisa estar focado.
Então coloque esses pensamentos na sua lista de distrações e em um momento mais oportuno, quando você terminar de resolver o que realmente importa, você volta nessa lista para resolver o que fazer com suas distrações.
Esse princípio foi descoberto pelo economista Italiano Vilfredo Pareto e reza que em qualquer empreitada 80% dos resultados virão de 20% do esforço.
Levando isso em consideração, pessoas muito produtivas procuram identificar os 20% de seus trabalhos que geram o maior resultado.
Uma vez tendo feito isso, elas podem então ver como despender menos tempo nos outros 80%.
Ao identificar os 20% mais importantes fica fácil saber no que se dedicar totalmente e o que se pode delegar para liberar tempo para assumir outras atividades importantes.
Esse é um hábito que você já deve ter ouvido falar, e provavelmente ainda não o adquiriu, mas a realidade é que ele ajuda muito a resolver principalmente as suas tarefas mais importantes e complexas.
As vezes você pode estar procrastinando em uma coisa importante e complexa que você precisa resolver, justamente por não saber nem por onde começar.
Se você pegar essa tarefa e dividir em tarefas menores, fica mais fácil, pois aí você vai resolvendo uma coisa de cada vez e no final vai ter resolvido a coisa grande e complexa.
Por mais produtivo que você seja é impossível se manter focado por 8 horas sem parar.
Portanto, se você quer saber como ser mais produtivo, comece por ter alguns momentos de distração ao longo do seu dia. Isso acaba te ajudando a se manter focado na hora que realmente importa.
De acordo com uma pesquisa que vimos no Taylor and Francis, ter alguns intervalos durante o seu dia acaba te tornando mais produtivo.
Mesmo intervalos curtos, tipo 5 minutos, ajudam a recarregar as baterias e ter algumas novas ideias.
É comum vermos pessoas que estão em busca de se tornarem mais produtivas dizerem que precisam ficar mais motivadas ou inspiradas para ter mais produtividade.
Mas na verdade as pessoas que são muito produtivas preferem primeiro trabalhar e resolver as coisas, e acham que a motivação e a inspiração vêm justamente daí.
Ou seja, a coisa funciona ao contrário do que a maioria das pessoas imagina.
Muitas vezes as pessoas ficam desmotivadas por que estão olhando para o panorama geral de um projeto, o que pode parecer bem intimidador por ser grandioso demais.
Aqui vale a mesma dica de dividir as coisas em tarefas menores, sem pensar muito no todo do seu projeto. Conforme você vai realizando as tarefas você vai se animando e isso vai te motivando a tocar o seu projeto.
Muitas pessoas quando pensam em produtividade pensam em gerenciamento de tempo, mas esquecem de uma coisa bem importante: gerencie a sua energia.
Se você está totalmente exaurido, não importa o quanto tempo você disponha para fazer alguma coisa, você simplesmente não vai conseguir ser altamente produtivo.
Pessoas muito produtivas geralmente são boas com o gerenciamento de sua energia e por isso aproveitam para lidar com as tarefas mais complexas e cansativas enquanto estão descansadas e com a energia em alta.
Gerenciar bem a sua energia, e não só o seu tempo, é um ótimo jeito para aprender como ser mais produtivo.
Muitas vezes, dizer sim para tudo pode ser bastante tentador e para falar a verdade pode até de poupar de algumas situações desconfortáveis.
Mas o problema é que oportunidades e novos projetos surgem a todo momento, e se você diz sim para tudo, vai acabar se enrolando e assumindo mais compromissos do que pode cumprir.
Dizer não é difícil, mas é necessário. Pessoas que tem uma alta produtividade são boas em dizer não.
Elas conscientemente deixam passar algumas oportunidades ao dizer não, mas o fazem com o objetivo de ter tempo para se dedicar as suas tarefas mais importantes no agora.
Dificuldade em dizer não, pode te levar a uma sobrecarga, por assumir mais do que tem capacidade. Pior ainda, pode promover a procrastinação pois você tem tanta coisa diferente para resolver, que acaba não resolvendo nada.
Uma das melhores formas de aprimorar o uso do seu tempo e ganhar produtividade, é resolver as coisas em menos tempo, mas com a mesma eficácia.
A questão é que para conseguir resolver as coisas mais rapidamente sem perder qualidade só tem um jeito: conhecimento adquirido.
Quando você tem bastante conhecimento sobre determinado assunto, fica mais fácil tomar decisões, pois você já conhece as variáveis e as possíveis consequências, então basta decidir o que fazer.
Para ganhar conhecimento só tem um jeito: estudar.
Estudar não necessariamente implica ter educação formal, mas todos nós precisamos estudar mesmo que informalmente, para adquirir conhecimento e poder melhorar o nosso tempo de tomada de decisão.
Aprender com os seus erros é algo bastante óbvio e importante. Mas uma coisa que faz as pessoas muito produtivas diferentes é que eles estão sempre aprendendo e se aprimorando com seus acertos também.
Aprender com seus acertos significa analisar o que deu certo com bastante atenção, para entender o por que a coisa funcionou e então aprender como replicar o seu acerto.
Fazer isso pode te levar de ter um acerto aqui e outro ali para ter uma sucessão de acertos, além disso também faz você entender de maneira geral o que de fato funciona, o que pode te economizar tempo em projetos futuros.
Leia também:
Então no final das contas, as pessoas mais produtivas que conhecemos não tem nada de tão mágico assim. Elas apenas incorporaram hábitos em suas vidas que as ajudaram a superar boa parte de sua procrastinação.
Além disso, adotaram também uma abordagem mais prática com relação aos desafios que aparecem no dia a dia.
Portanto, uma dica que serve para todo mundo é: pessoas inteligentes não tem medo de pedir ajuda. Muitas das pessoas muito produtivas que você conhece provavelmente estão também dentre as mais inteligentes que você conhece.
Essas pessoas não tem problema em admitir que não sabem alguma coisa e então pedir ajuda para quem sabe. Isso não vai economizar tempo somente, mas também evita ficar frustrado por queimar a cuca em vão.
Então, um dos hábitos mais importantes para se adquirir é saber pedir ajuda quando precisar. E o mais legal, é que esse hábito não é válido só para quem quer saber como ser mais produtivo. Esse é um hábito que é válido para todo mundo.
. . .
Esperamos que este artigo tenha sido esclarecedor para você. Estamos formando uma legião de empreendedores bem-sucedidos, vamos juntos?
Deixe seu comentário aqui embaixo e não se esqueça de compartilhar!
Conheça a história de George Soros, que é o mais polêmico de todos os bilionários e veja o que é…
Veja como alinhar a resiliência com o seu propósito no seu dia a dia.
Veja aqui como desenvolver melhor a sua resiliência.
Leia aqui uma reflexão sobre a importância da força feminina no empreendedorismo.
Veja aqui a importância do autoconhecimento e de termos uma boa relação com nós mesmos.