A Amazon é uma gigante do comércio eletrônico com mais de 20 anos de história, que começou nos Estados Unidos e hoje é considerada uma das 4 gigantes da tecnologia (já contamos a história deles neste post). Colocar os seus produtos à venda na Amazon pode ser uma decisão muito acertada, pois você passará a contar com a enorme exposição e reputação da marca atuando em prol da sua força de vendas. Neste post vamos te apresentar um passo a passo completo para que ao final da leitura você saiba como vender na Amazon.
Colocar seus produtos dentro da Amazon é o equivalente virtual de contar com uma bela vitrine em um dos shoppings mais movimentados do Brasil. A empresa foi uma das percursoras do modelo de marketplace (um site onde vários vendedores podem oferecer seus produtos). Além disso, hoje em dia a plataforma deles é uma das mais consistentes e consolidadas no mercado. Nós temos uma loja dentro do marketplace deles, portanto tudo que estou colocando aqui foi testado e aprovado pessoalmente.
Antes de mais nada, você precisa decidir se você quer vender na Amazon no Brasil ou no exterior. Se o que você deseja é vender na Amazon dos Estados Unidos ou Europa, o artigo correto para você ler é este aqui (sim, isso é possível). Por outro lado, se você está começando e quer aprender como vender na Amazon do Brasil, você está no lugar certo.
Em seguida, uma das principais decisões que você precisa tomar é justamente o que você quer vender na Amazon. As possibilidades são muitas, por isso ao decidir quais produtos você quer vender, você deve pensar em que categoria ele se encaixa dentro do sistema deles.
Atualmente a plataforma possui 24 categorias disponíveis no Brasil, porém algumas delas possuem restrições, ou seja, requerem aprovação para poder anunciar os produtos. Veja aqui quais são:
Categoria | Condição do Produto | Requer Aprovação? |
Alimentos e Bebidas | Apenas Novos | Sim |
Atividades ao ar livre | Apenas Novos | Não |
Beleza | Apenas Novos | Sim |
Brinquedos e Jogos | Novos e Colecionáveis | Não |
Calçados, Bolsas e Óculos | Apenas Novos | Não |
Câmeras | Novos, Reformados, Usados | Não |
Casa e Cozinha | Novos, Reformados, Usados | Não |
Celulares | Novos, Reformados, Usados | Não |
Computadores | Novos, Reformados, Usados | Não |
Eletrônicos | Novos, Reformados, Usados | Não |
Esportes | Apenas Novos | Não |
Ferramentas e Construção | Novos, Reformados, Usados | Não |
Games | Novos e Colecionáveis | Sim |
Jóias | Apenas Novos | Não |
Livros | Novos e usados | Não |
Malas e Acessórios de Viagem | Apenas Novos | Não |
Papelaria e Escritório | Novos, Reformados, Usados | Não |
Pet Shop | Apenas Novos | Não |
Produtos Automotivos | Apenas Novos | Não |
Produtos para Bebê | Apenas Novos | Sim |
Relógios | Apenas Novos | Não |
Roupas e Acessórios | Apenas Novos | Não |
Saúde e Cuidados Pessoais | Apenas Novos | Sim |
Jardim e Piscina | Apenas Novos | Não |
Para deixar claro, quando eles falam da condição do produto:
Se a categoria em que seu produto se enquadra requer aprovação, você receberá uma notificação quando estiver cadastrando seu produto na plataforma. Em seguida, para receber a autorização de venda dos seus produtos nesta categoria, você deverá seguir o passo a passo ou entrar em contato com o suporte da plataforma, e geralmente, você só precisa fazer isso a primeira vez e, para tal, terá que enviar alguns documentos para a Amazon.
Para aumentar suas chances de sucesso dentro da plataforma, o ideal é que você escolha um nicho para trabalhar, e conforme for crescendo dentro deste nicho, você pode gradativamente aumentar o seu mix de produtos. Se você ainda não escolheu seu produto, tenho algumas dicas para você!
Para ter uma noção dos produtos mais vendidos dentro de cada nicho, vá até a página inicial da Amazon e clique em “Mais vendidos”. No menu lateral esquerdo, você pode clicar na categoria (nicho) do seu produto e ver os 100 mais vendidos dentro da categoria. Esta é uma boa forma para se inspirar, e inclusive, ver como os melhores vendedores montam seus anúncios.
Agora que você já tem uma ideia do produto que vai oferecer e do nicho que vai trabalhar, é hora de fazer o trabalho burocrático, mas fique tranquilo que é bem simples. Você precisa entrar nessa página e fazer o seu cadastro. E para que você possa se cadastrar na plataforma, você vai precisar de:
Nesse estágio você também precisa escolher qual plano de vendedor você prefere: se é o Individual ou o Profissional. O individual só vale a pena se você planeja fazer menos de 10 vendas por mês. Por outro lado, se o que você planeja, é começar um negócio de verdade, não faz sentido fazer menos de 10 vendas por mês, então por via de regra o melhor plano é o Profissional. Você sempre pode trocar de um plano para o outro.
O plano profissional além de sair mais barato quando você faz 10 ou mais vendas por mês, também traz mais funcionalidades para sua Central do Vendedor (a área restrita que você vai usar para controlar sua loja). Além disso, este plano te possibilita vender nos marketplaces Amazon dos Estados Unidos, México e Canadá. Atualmente esse plano custa R$ 19,00 por mês.
Em ambos os planos você paga uma comissão para a Amazon quando realizar vendas, essa comissão é sempre um percentual do valor total pago pelo cliente (produto + envio + embalagem de presente) e este percentual varia entre 8% e 20%, de acordo com a categoria do produto vendido, veja a lista completa aqui.
Agora chegou a hora que você esperava quando começou a ler esse passo a passo sobre como vender na Amazon! Vamos cadastrar os seus produtos! Logo após fazer todo o passo dois e ter o seu cadastro aprovado, você vai ter acesso à Seller Central, que nada mais é do que a central do vendedor, de onde você controla todo o seu negócio dentro da Amazon.
Para cadastrar seus produtos, você deve ir em “Gerenciar Estoque” e “adicionar produto” (nós usamos a Seller Central em inglês, portanto o botão pode ter um nome ligeiramente diferente). Para adicionar o seu produto, você vai selecionar a categoria em que quer cadastrar o produto, e então, você vai precisar criar o seu anúncio.
Para criar o seu anúncio você deve seguir algumas diretrizes:
Lembra que no começo deste texto eu comparei vender na Amazon com ter uma vitrine no shopping? Então, criar esse anúncio do seu produto é como montar a sua vitrine. Ou seja, você quer uma vitrine que seja bonita, eficiente e que atraia o maior número de clientes possível. Preciso reforçar: as imagens são o item mais importante para o seu anúncio, e inclusive a própria Amazon costuma ser bem exigente com isso.
Sempre que possível, ofereça várias fotos dentro do seu anúncio. Em primeiro lugar, a foto principal deve ser sempre do produto sozinho e em destaque, com boa iluminação e fundo branco. Além disso, ela deve estar em alta resolução para que o cliente possa dar zoom. Logo depois você pode adicionar fotos de detalhes do seu produto, imagens do produto em uso, e até mesmo, alguma imagem para deixar claro as dimensões do produto. Boa parte da decisão de compra se dará com base nas imagens que seu cliente está vendo, por isso escolha-as bem.
Assim que você colocar textos e imagens no lugar, basta definir o preço e publicar o seu anúncio. Dentro de instantes ele entra no ar e fica disponível para os clientes.
Aqui terminamos o passo a passo sobre como vender na Amazon, mas ainda posso te oferecer mais seis dicas valiosas!
Fique muito atento ao seu e-mail e às notificações de vendas. Pois, é importante ser ágil no preparo e envio dos produtos. Além disso, essa agilidade costuma resultar em boas notas nas classificações que os clientes fazem da sua loja.
Fique ligado para ver se existem perguntas nos produtos que você cadastrou. Seja ágil na resposta e sempre responda sendo o mais claro possível. Se o produto não atende ao que o consumidor está buscando, é melhor não fechar a venda. Em outras palavras, é melhor não vender, do que vender algo que será devolvido, e que ainda pode te gerar uma avaliação negativa do produto ou da sua loja.
Vender na Amazon usando somente tráfego orgânico é perfeitamente possível, mas se você quer dar um boost nos seus resultados, e tem algum espaço no orçamento, eu recomendo explorar as opções de campanhas pagas dentro do marketplace. Uma vez que, criar campanhas de “pay per click” pode aumentar bastante sua exposição, principalmente quando seu produto é novo e não tem muitas avaliações.
Conseguir avaliações sobre o seu produto é muito importante, desde que essas avaliações sejam de fato legítimas. As avaliações servem como uma prova social de que o produto é bom, e geralmente, ajudam a tirar qualquer restrição que o cliente por ventura tenha em relação ao seu produto.
Tenha muito cuidado com seu estoque, pois deixar um produto ficar esgotado pode ser ruim. Uma vez que, se você levar muito tempo para colocar o produto à venda de novo, você vai perder pontos no ranking e terá que começar a ranquear esse produto dentro da categoria de novo. Por isso, produtos que vendem bem e tem boas avaliações, merecem cuidado especial com relação ao nível de estoque, especialmente se estão cadastrados em mais de um marketplace.
A Amazon valoriza muito a satisfação do cliente, por isso você deve ter a satisfação do cliente como o alicerce do seu negócio. Desde a prospecção dos fornecedores até o pós-vendas. Ou seja, o produto precisa ser bom, o anúncio precisa ser bom, a experiência de compra precisa ser boa e o pós-venda também. Portanto, ter isso em mente é a coisa mais importante para crescer dentro desse negócio.
Sei que esse artigo ficou longo, mas quis dar o maior detalhamento possível, enquanto estou compartilhando minhas experiências dentro desse marketplace.
Agora que você já sabe como vender na Amazon, é hora de partir para a ação e começar a estruturar o seu negócio!
Se quiser discutir mais sobre esse assunto deixe um comentário ou então entre em contato pelo Facebook @empreendernomundo ou Instagram @empreender_no_mundo. Te desejo boas vendas e muita sorte na sua jornada empreendedora!
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Esperamos que este artigo tenha sido esclarecedor para você. Estamos formando uma legião de empreendedores bem-sucedidos, vamos juntos?
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