Primeiros Passos

Descubra como ampliar o alcance de sua loja online – Parte 04

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Este post faz parte da série de posts que lançamos para quem está iniciando sua loja online agora. Aprenda nos outros posts desta série: a criar sua loja virtual (veja aqui), como atrair clientes para sua loja virtual com SEO/SEM (veja aqui) e como atrair clientes para sua loja virtual com redes sociais (veja aqui). Se você está iniciando sua jornada no mundo do e-commerce agora, vale a pena dar uma lida nos outros posts da série. Neste post vamos mostrar como ampliar o alcance de sua loja online.

Se você chegou até aqui, a esta altura do campeonato já deve estar com sua loja online no ar, certo? Pois bem, agora é a hora de conhecer algumas outras alternativas para ampliar o alcance de seu empreendimento.

Entenda o que são os marketplaces

Hoje vamos falar sobre os marketplaces. Essa é uma ótima forma de ampliar o alcance da sua loja online. Em um primeiro momento o nome pode soar complicado, mas posso te garantir que você já conhece vários: Amazon, Mercado Livre, Submarino, Americanas.com, Google Shopping, Magazine Luiza, dentre outros.

Certamente você conhece alguns desses sites, se não todos. Uma coisa que nem todos sabem, é que pequenos empreendedores podem oferecer seus produtos dentro desses sites gigantes. Existem pré-requisitos que variam de acordo com a plataforma, e esta solução não é para todos, mas vale a pena checar se funciona para o seu negócio.

Para ficar fácil de entender o conceito de marketplace, vamos usar um exemplo simples. Você tem sua loja online, pense que ela é como ter um comércio de rua. Você precisará divulgar seu negócio para atrair os consumidores até ele. Agora, no caso do marketplace é como ter um comércio de shopping, os consumidores já estão lá, basta convencê-los a comprar de você.

Seguindo na mesma analogia, assim como quando se tem um comércio de rua, é possível ter um comércio no shopping ao mesmo tempo. O mesmo se aplica às lojas online: você pode manter a sua loja rodando e abrir uma “filial” online dentro do marketplace que você preferir.

Image by Hannes Edinger from Pixabay

Anunciando em um marketplace

Conforme falamos anteriormente, nem sempre essa é uma opção viável para todo mundo. Existe um motivo principal: custo. Na maior parte dos casos, as plataformas de marketplace cobram uma tarifa (entre 15% e 20% do valor da venda) dos lojistas que colocam seus produtos lá. Então, você precisará fazer os cálculos para saber se esse custo cabe dentro da sua margem.

Existem plataformas, como o Mercado Livre por exemplo, aonde anunciar seus produtos é grátis. Porém, para dar maior visibilidade ao seu anúncio, você precisa pagar uma tarifa. Essa tarifa varia de acordo com o grau de exposição que você deseja. Normalmente o custo também termina entre 15% e 20% do valor da venda, em média.

Mesmo dentro das plataformas que cobram a tarifa por venda (e não por exposição como o Mercado Livre) é possível fazer campanhas de publicidade digital. Essas campanhas aumentam a exposição dos seus produtos e podem resultar em um maior número de vendas. Mas, elas também têm um custo. Por isso, é preciso fazer as contas para entender se esse custo é suportado pela margem que você tem nos produtos que está vendendo. Vale ressaltar que, boa parte dos contratos assinados com estas plataformas, exigem que os preços dentro do marketplace sejam os mesmos preços praticados na sua loja online própria.

Vantagens de estar dentro de um marketplace

Há especialistas que alegam que o anúncio na plataforma pode acabar fazendo concorrência com a sua loja online própria. Essa afirmação não é necessariamente 100% verdadeira. Uma vez que, não necessariamente, o cliente que está dentro do marketplace compraria o seu produto direto na sua loja online. Às vezes, sem a exposição da plataforma, este cliente não ficaria sabendo da sua loja online ou do seu produto.

Por outro lado, estar dentro de um marketplace também tem vantagens. A primeira é justamente o fato de anunciar os seus produtos em um local em que os consumidores já estão navegando e procurando por coisas para comprar. Assim, a conversão dentro da plataforma pode ser melhor do que na sua loja online própria.

Outro ponto a favor dessas plataformas é um pouco menos tangível, mas de muita importância: credibilidade. Muitos consumidores se sentem mais seguros comprando em um site como o Amazon ou o Submarino. Uma vez que eles sabem que aquela venda não se trata de nenhum tipo de golpe digital. Então, acaba que você enquanto empreendedor se beneficia da credibilidade destas grandes empresas.

Leia também:

Temos que considerar também que os marketplaces já têm um bom ranking nos mecanismos de busca. Por isso, aplicando as técnicas de SEO nos seus anúncios dentro da plataforma, você poderá ter um melhor resultado e de maneira mais rápida, principalmente quando se está no início da loja virtual.

Possibilidade de identificar outras oportunidades

Ainda do lado do bônus do marketplace, podemos considerar que dentro da plataforma o público é bem diverso e o negócio é bastante dinâmico. O que te abre a possibilidade de enxergar novas oportunidades de nichos promissores mais rapidamente do que enxergaria somente trabalhando com sua loja online.

O importante é tirar bom proveito desse dinamismo e das oportunidades que você vai passar a identificar. Certifique-se que o novo produto realmente é um bom acréscimo ao seu mix. E tome cuidado para não perder o foco do seu negócio. Lembre-se que recursos são escassos, principalmente no começo, então não adianta querer vender todo tipo de coisa ao mesmo tempo. Se não, sua operação poderá ficar muito complexa.

Este post foi o último da série que lançamos para auxiliar quem está começando sua própria loja online. Esperamos que tenha te ajudado a começar e a colocar as primeiras estratégias para rodar. Quem sabe até ajudou a realizar a primeira venda. Lembre-se que o mercado online é muito dinâmico, então é importante ter em mente que você precisa se aperfeiçoar todo dia. Boa sorte em sua jornada e bons negócios!

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Esperamos que este artigo tenha sido esclarecedor para você. Estamos formando uma legião de empreendedores bem-sucedidos, vamos juntos?

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Afonso Pimenta

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