Descubra como divulgar a sua loja online (SEO e SEM) – Parte 02
Este post é uma continuação de uma série que estamos escrevendo para ajudar iniciantes do mundo do e-commerce. Se você ainda não tem sua loja virtual, por favor leia este post aqui primeiro. Mas, se você começou sua loja virtual agora, fique conosco, leia o texto até o final e descubra como fazer para divulgar a sua loja online. E veja que isso vai muito além de enviar o link do seu site para amigos e familiares.
Antes de mais nada, queremos esclarecer que este passo a passo é para quem está dando os primeiros passos no mundo do e-commerce. Por isso, vamos apresentar algumas estratégias de divulgação mais básicas. No futuro, faremos um texto com estratégias avançadas e mais elaboradas para te auxiliar com a sua divulgação.
Sem mais delongas, vamos ao que interessa. Esse texto vai focar em divulgação em buscadores, toda a parte de divulgação em mídias sociais vai vir no próximo texto.
Agora que você iniciou a sua loja online deve estar se perguntando o que deve fazer para atrair o público para ela. Se você está nesse estágio veio parar no lugar certo. Se você já tem um comércio normal, funciona mais ou menos do mesmo jeito, só as ferramentas é que são diferentes.
Quando alguém abre uma loja na rua ou em algum shopping é preciso investir tempo e recursos em divulgação, para que o maior número possível de pessoas fique sabendo que o seu negócio existe. No online, é a mesma coisa, e quanto maior a sua presença online, maior a exposição e, consequentemente, maiores as possibilidades de efetuar uma venda.
Começando pelo site:
A primeira ferramenta de divulgação da sua loja online é justamente o seu próprio site. Quando seu site entra no ar, os robôs dos mecanismos de busca (Google, Bing, etc) o vão encontrar. Eles vão, então, começar a mapear o que tem lá para ser oferecido para os potenciais clientes. Mas, você pode dar uma forcinha adicionando seu sitemap no Search Console. Essa é uma ferramenta, oferecida pelo Google, para te auxiliar com o posicionamento do seu site nos mecanismos de buscas. Além disso, para auxiliar os “robozinhos” a encontrarem a sua página, e darem a devida importância ao seu conteúdo, é fundamental produzir todos os textos do seu site com uma coisa em mente: SEO.
SEO: o que é?
SEO significa Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca, em português. De maneira bem simples, isso quer dizer que você precisa ter o seu potencial cliente em mente ao escrever todos os textos do seu site. SEO vai além do texto, mas vamos nos ater a isso por enquanto.
Como fazer isso? Simples! Pense um pouco e se pergunte: o que o seu cliente vai digitar no Google quando estiver procurando o produto que você tem a oferecer? A resposta que você encontrar é o que você deve escrever no seu texto, isso é o que chamamos de palavra chave (ou keyword). Também é importante que se coloque as palavras chaves no texto de forma natural, não adianta querer forçar. Um exemplo, ainda usando a nossa empresa fictícia a Loja do Confeiteiro:
Exemplo:
Vamos pensar em um produto a ser vendido: “Granulado Callebaut Split 4M“. Concorda que embora o nome do produto seja esse, poucos clientes vão digitar isso no Google quando procurarem por esse confeito? Esse produto tem uma característica interessante, que é ser um granulado para brigadeiro em formato quadrado. Sabendo disso, escreveríamos o texto descritivo do produto em nossa loja virtual mais ou menos assim: “Granulado quadrado para brigadeiro. Feito com chocolate Belga, da marca Callebault.”
Escolhendo as palavras chave:
Como colocamos a palavra chave “granulado quadrado” no texto, temos a chance de aparecer na busca de quem escrever isso no Google. E vamos combinar que as chances de clientes usarem essa palavra chave, ao invés do nome inteiro do produto, é muito grande. Usar o termo “Granulado” somente talvez não seja tão eficiente, pois poderíamos atrair visitantes procurando o granulado tradicional, que, portanto, não se interessariam pelo o que estamos oferecendo.
Agora que você entendeu a ideia por trás da coisa, certifique-se de que as descrições de produtos no seu site contam com palavras chave que serão utilizadas pelos clientes que querem achar seu produto.
Existe uma ferramenta chamada Ubersuggest que pode te auxiliar. Você digita a palavra chave que está pensando, ela te diz quantas buscas mensais existem por aquela palavra chave e ainda te sugere outras palavras chave para te dar ideias. É importante atualizar sua lista constantemente.
Vantagem do SEO:
Manter o SEO da sua loja virtual em dia vai te possibilitar aparecer nas primeiras páginas do Google de maneira gratuita. Mas, para isso acontecer, leva algum tempo e depende da construção da reputação do seu site, das características de tecnologia e a reação dos visitantes que entram nele. É um processo meio longo, mas vale a pena, pois uma vez ranqueado na primeira página, você terá um bom fluxo de clientes vindo de forma orgânica, ou seja, sem pagar por isso.
SEM: como funciona?
Além do SEO existe também o SEM, que é o marketing feito nos mecanismos de busca. O processo é bem semelhante, e também funciona com base em palavras chave, mas desta vez você precisa pagar para aparecer quando algum cliente em potencial digitar aquela palavra chave no Google.
Isso ajuda muito, principalmente quando se está começando, pois seu site ainda não tem a “moral” necessária para estar nas primeiras páginas do Google de forma orgânica, mas mesmo assim você pode pagar para aparecer ali.
Os dois principais serviços de publicidade em buscadores hoje são o Google Ads (que possibilita aparecer nas buscas do Google) e o Microsoft Advertising (que possibilita aparecer nas buscas no Bing, Msn, Yahoo, etc.).
As campanhas de marketing criadas tanto no Google Ads quanto no Microsoft Advertising são cobradas com base no que chamamos de CPC, ou custo por clique. Isso significa que você vai dizer em quais palavras chaves quer exibir o seu anúncio. Assim, quando um cliente digitar essa palavra chave o buscador vai mostrar seu anúncio e, se o cliente clicar (independentemente de comprar ou não), você será cobrado pelo clique.
Palavras chave diferentes tem custo por clique diferentes, e pode haver muita diferença de custo. Algumas palavras chave custam centavos por cada clique, outras custam dezenas de reais para cada clique. Por via de regra, quanto mais específica for a palavra chave, menos se paga por clique.
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Lembra do nosso exemplo do granulado? Se colocarmos a palavra chave “granulado quadrado” na nossa campanha, ao invés da palavra “granulado” somente, temos um custo por clique 10% menor. Chamamos essas palavras chave mais complexas de palavras chave de cauda longa, e elas são as responsáveis por otimizar as nossas campanhas de SEM.
Outro ponto a considerar é que se utilizarmos somente “granulado”, quando estamos vendendo o granulado quadrado, vai acabar que apareceremos na busca de clientes que estão procurando outro produto, mas vão ver nosso anúncio, clicar nele e acabaremos pagando por cliques que não tinham chance de converter em venda.
Por fim…
Por enquanto vamos ficando por aqui. Neste post você pode ter uma boa ideia de como funciona para divulgar nova loja online, e pode também descobrir algumas ferramentas para te ajudar nessa jornada.
É importante você começar a entrar e explorar as ferramentas, para entender como elas funcionam. Assim que estiver pronto, comece a fazer suas campanhas e vá sempre acompanhando os resultados de perto, para que você faça os ajustes necessários e tire o melhor proveito possível.
No próximo post (próxima segunda feira) falaremos sobre a divulgação da sua loja virtual em redes sociais, fique atento! Esperamos que tenha gostado e boa sorte em sua jornada empreendedora!
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Esperamos que este artigo tenha sido esclarecedor para você. Estamos formando uma legião de empreendedores bem-sucedidos, vamos juntos?
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