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Dólar bate novo recorde! Como a alta do dólar pode impactar meu negócio?

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Tem se tornado recorrente as manchetes nos jornais acerca da grande valorização da moeda americana nos últimos tempos. Um assunto que, não muito tempo atrás, ficava restrito aos editorias de economia, hoje frequenta as rodas de bate papo de muitos brasileiros, é comum ver amigos debatendo sobre a alta do dólar.

Alguns acham a valorização da moeda americana terrível, pois viajar para o exterior se torna mais caro, outros adoram quando o dólar se valoriza e esses geralmente estão envolvidos com algum tipo de negócio que se beneficia com a alta da moeda. Mas afinal de contas, como o dólar pode impactar meus negócios?

Para responder essa questão precisamos começar do começo: o mercado de câmbio no Brasil. O regime adotado pelo país desde 1999 é o de câmbio flutuante (sim, já tivemos uma taxa de câmbio fixa). Isso significa que a cotação do dólar versus o real varia livremente, sem nenhum tipo de intervenção, apenas sob a lei da oferta e demanda.

Na prática sabemos que não é tão livremente assim. Vez ou outra, em períodos de maior instabilidade, o Banco Central acaba intervindo no mercado, para prevenir oscilações muito bruscas de valorização ou desvalorização da moeda brasileira.

Muitos fatores podem influenciar o aumento do dólar: gastos de brasileiros no exterior, saldo negativo da balança comercial, a taxa de juros do Brasil e dos Estados Unidos, instabilidades ocorridas no mercado internacional, dentre outros.

Imagem de Thomas Breher por Pixabay

Fato é que muitos dos itens comprados diariamente por todos os brasileiros sofrem diretamente com a alta do dólar, pois tem seu custo de produção de alguma forma atrelados a moeda norte americana.

A gasolina sofre influência da variação do preço do barril de petróleo, que é dolarizado. O pãozinho sofre influência da variação do preço do trigo, que também é em dólar. Produtos eletrônicos, em geral, costumam ser importados e por isso seus valores aumentam quando o dólar aumenta. Outros eletrônicos são montados no Brasil, mas dependem de componentes que vem do exterior, e por isso também tem o custo alterado com a valorização da moeda estrangeira.

Agora que já entendemos o funcionamento da cotação da moeda, vamos voltar ao que realmente importa: Como isso impacta o meu negócio? A resposta, caro leitor, pode ser um tanto frustrante, pois é: simplesmente depende. Depende de como o seu negócio está posicionado e em qual mercado.

Setores como o agronegócio, por exemplo, tendem a se beneficiar das altas na moeda americana. Uma vez que boa parte das commodities tem seu valor negociado no mercado financeiro em dólar. Conforme a cotação da moeda sobe, a conversão para o real fica mais vantajosa para o produtor rural.

No setor de serviços, a alta da moeda americana pode ser benéfica para empresas que conseguem exportar seus serviços. Ao se tornar um player no mercado internacional, o empresário passará a ter contratos negociados em dólar. A moeda costuma lastrear a maior parte das negociações internacionais. Como o empresário precisa fechar o câmbio e converter o pagamento recebido do cliente internacional para reais, quanto maior for a cotação do dólar, mais reais o empresário recebe em sua conta no Brasil.

A maior parte dos custos de uma prestadora de serviços sediada no Brasil está na moeda corrente do país que é o real. Em um cenário de alta do dólar, como agora, estes contratos com clientes internacionais se tornam especialmente lucrativos. Este é um dos motivos pelo qual faz bastante sentido prospectar alguns clientes fora do país para empresas prestadoras de serviço.

A mesma analogia se aplica ao setor industrial. Mas aqui temos que tomar cuidado, pois dependendo da produção, boa parte dos custos pode ser impactado pela alta da moeda também. O que torna a produção em si mais cara, e no final das contas pode reduzir significativamente o ganho que se teria com o maior preço de venda, graças a conversão do dólar para o real.

De maneira geral, assim como faz muito sentido se proteger de variações cambiais dolarizando uma parte do seu patrimônio pessoal, faz muito sentido também para as empresas dolarizarem uma parte de suas receitas, prospectando clientes no exterior.

O mercado de câmbio é bastante imprevisível. Então, mais fácil do que tentar acertar os movimentos do mercado, é adotar uma postura um pouco mais conservadora e diversificar as moedas que geram receitas para o seu negócio.

No final do dia ninguém pode controlar a cotação do dólar, mas você, empreendedor, tem o poder de controlar de onde virão as receitas do seu negócio.

Já viu nosso post sobre o Amazon FBA e como esse pode ser o seu primeiro negócio internacional? Se não viu clique aqui e leia agora.

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Esperamos que este artigo tenha sido esclarecedor para você. Estamos formando uma legião de empreendedores bem-sucedidos, vamos juntos?

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Afonso Pimenta

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