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Empreendedorismo digital: Amazon FBA. Será esse o meu primeiro negócio internacional?

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O Amazon FBA é um serviço oferecido pela gigante de tecnologia Amazon (já escrevemos um texto bem completo sobre ela, leia aqui) e é também uma ótima opção para quem quer começar no empreendedorismo digital. Talvez seja esta a maneira mais simples de se vender produtos físicos, na Europa ou nos Estados Unidos, morando em qualquer lugar do mundo, inclusive no Brasil. Caso queira saber mais sobre como ter uma empresa no exterior, leia este post aqui.

FBA significa Fulfilled By Amazon, programa no qual a Amazon presta serviços de estocagem, embalagem e despacho para quem está vendendo produtos em sua plataforma. Isso reduz substancialmente a carga de trabalho dos vendedores que utilizam o marketplace da companhia.

Funcionário separando produtos em um dos centros de distribuição da Amazon | Foto divulgação Amazon

Funciona mais ou menos assim: o vendedor (pode ser você) se cadastra para vender seus produtos na plataforma da Amazon. Após criar a conta de vendedor ele entra para se cadastrar no serviço FBA. Uma vez concluído o cadastro o serviço está disponível para utilização.

No caso do FBA, o vendedor compra e envia os produtos diretamente do fornecedor para o estoque da Amazon. Os produtos ficarão estocados lá até que sejam vendidos.

Assim que um pedido é realizado por um cliente, funcionários da Amazon vão pegar o produto no estoque, embalar e enviar para o cliente que fez a compra. Isto significa que você vai começar no empreendedorismo digital com uma boa parte do seu operacional terceirizado com uma empresa que tem ótima estrutura.

A principal vantagem para o vendedor é que praticamente toda a parte operacional do negócio fica terceirizada com a Amazon. Não existe investimento em um local físico ou funcionários para que o negócio comece. Isso resulta em um negócio com baixo investimento para iniciar e baixo custo fixo ao longo da jornada. 

Detalhe do robô utilizado nos centros de distribuição da Amazon para transportar as mercadorias | Foto divulgação Amazon

Existem algumas outras vantagens em usar o FBA:

  • Ter o nome Amazon associado ao seu produto ou marca, o que acaba por atuar como uma garantia para o consumidor da qualidade do produto e da entrega e atendimento confiáveis.
  • Custo de entregas subsidiado graças à parcerias da Amazon com transportadoras. Você acaba por ter um custo logístico reduzido para fazer seus envios de mercadorias. Outra vantagem é que os produtos do FBA são elegíveis para a entrega grátis para quem é cliente Prime, isso significa que um grande número de clientes pode comprar seu produto com entrega grátis, sem que isso custe nada a mais para você.
  • Ter a possibilidade de qualificar o seu produto como um produto Prime, e com isso aparecer nas buscas de clientes que utilizam o filtro de produtos Prime somente quando estão buscando algo na plataforma.
  • Terceirização de uma das etapas mais complexas deste negócio: logística. E a maior especialidade da Amazon é justamente essa, então você terá a garantia de que todos os pedidos de seus clientes serão tratados exatamente da mesma forma, com a excelência operacional da empresa.
  • Possibilidade de vendas em outros canais utilizando o serviço de FBA, o que significa que você pode ter seus produtos anunciados em diversos marketplaces e contar com a Amazon para realizar toda a parte operacional do mesmo jeito.

O FBA não tem um custo mensal fixo, isso significa que o vendedor só paga o que realmente estiver usando. Os principais custos envolvidos são os seguintes:  FBA fee, que é um valor estipulado para cada item em seu catálogo e que será pago quando uma venda for realizada. E o Amazon fee que será uma comissão (geralmente 15%, mas depende do produto e do mercado em que se está operando) que será paga quando uma venda for efetuada dentro do marketplace.

Considerando que a maior parte do operacional fica com a Amazon, cabe ao empreendedor tomar conta da parte mais estratégica do negócio. As principais atividades a serem desempenhadas pelo empreendedor são: escolha e compra dos produtos a serem vendidos, escolha dos respectivos fornecedores, gerenciamento das campanhas de marketing, acompanhamento de vendas e a parte financeira do negócio. Tornando-se assim um dos mais simples negócios no empreendedorismo digital.

A parte financeira do negócio pode ser facilmente administrada com o uso de uma ferramenta como o Xero. O acompanhamento das vendas pode ocorrer de maneira esporádica, mas é sempre importante entender bem o que está vendendo mais e o quanto. A parte do marketing é crucial para o sucesso do negócio, especialmente quando ainda não se tem um produto conhecido. Por fim, a parte da escolha dos produtos é provavelmente a parte mais importante de todo o negócio, e existem diferentes estratégias para saber o que comprar.

O maior mercado do Amazon FBA é certamente os Estados Unidos, onde o setor de e-commerce já está bastante estabelecido e comprar pela internet faz parte do dia-a-dia da maioria dos americanos. O fato de ser o maior mercado também o torna o mercado mais concorrido, pois o número de vendedores no marketplace de lá é o maior do mundo.

Um mercado que oferece excelentes oportunidades é a Europa, uma vez que o vendedor pode usar sua conta FBA para vender no Reino Unido, Alemanha, França, Espanha, Itália e o serviço está sendo lançado na Holanda. No mercado europeu existe uma excelente base de clientes, e a competição entre os vendedores ainda é menor.

Espero que você tenha entendido como funciona o Amazon FBA e quais as vantagens deste modelo para quem quer entrar no empreendedorismo digital. O programa é uma excelente alternativa para quem, do Brasil ou qualquer outro lugar do mundo, quer operar a distância um negócio nos Estados Unidos ou na Europa.

Quer conhecer as melhores estratégias para encontrar os produtos corretos para vender no Amazon? Clique aqui e veja o próximo post.

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Esperamos que este artigo tenha sido esclarecedor para você. Estamos formando uma legião de empreendedores bem-sucedidos, vamos juntos?

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Afonso Pimenta

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