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Engajamento empresarial: benefícios e quatro passos iniciais

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Começando mais um ano e ainda em um cenário de trabalho muitas vezes inseguro e desafiador para colaboradores e gestores. Hoje vamos falar sobre engajamento empresarial! Quais são os benefícios que o engajamento oferece dentro da organização? E ainda quatro passos iniciais de como podemos praticá-los dentro da empresa.

Por Kalil Lucena

Engajamento é uma relação de uma ou mais pessoas com uma causa, um sentido, um objetivo ou até mesmo uma meta.

É muito provável que você já tenha visto essa palavra em contextos organizacionais, sociais ou até mesmo relacionado à prestação de serviço em geral.

Ainda sendo uma estratégia aplicada em diferentes cenários empresariais, esse conceito “de engajar” é essencial em um mundo que está cada vez mais conectado, “carente” de certa forma, até mesmo por conta do distanciamento social e atividades home office e no sentido de trazer para a vida das pessoas um sentido de vida.

Fato é que, engajar pessoas nem sempre é uma tarefa fácil.

Podemos entender que, engajamento significa empenhar-se em uma causa, estar disposto a colaborar de maneira positiva com uma ideia e contribuir para a sua efetividade. Assim, engajar é entender que em um contexto favorável ou desfavorável, pessoas precisam entender o verdadeiro sentido daquilo que está sendo proposto.

O engajamento dentro das organizações está diretamente ligado ao sentido que um projeto, uma ideia ou uma ação têm.

Muitos gestores e líderes me perguntam, “Como eu faço para engajar a minha equipe?” e a minha resposta é: “Antes de tudo é imprescindível que a comunicação da liderança com a equipe esteja bem desenvolvida, esteja madura. É impossível engajar sem comunicar. Quando as pessoas dentro da sua empresa, não estão envolvidas ou sabendo o que está acontecendo, automaticamente, elas perdem o desejar de se engajar.



Nos últimos anos temos falado muito sobre gestão colaborativa, o que podemos tratar com mais detalhes em um outro artigo. Mas, enquanto líderes e gestores, precisamos entender que, eu não contribuo para o engajamento da minha equipe quando elas não sabem para onde a empresa deseja ir, como ela fará isso e quando isso será feito.

Já foi a época em que reuniões gerenciais ou de diretoria eram apenas entre líderes e gestores, longe da participação de toda a equipe.

É preciso trazer a equipe para algumas discussões, para esses encontros e juntos, alcançarmos novas ideias, oxigenar ações e chamar todos a caminhar juntos.

Para isso e até mesmo em resposta a alguns líderes e gestores que perguntam: “Por onde eu posso começar?”, trouxe alguns pontos que poderão ajudá-los a desenvolver a ideia de engajamento dentro da sua empresa.

1. Melhore a sua comunicação e apresente aos seus colaboradores conteúdos produzidos pela empresa.

Falamos a pouco sobre a importância de comunicar e introduzir as pessoas em reuniões e decisões estratégicas. E você pode começar a fazer isso, reunindo a sua equipe e compartilhando com eles os conteúdos que vocês construíram até então.

O que são esses conteúdos?

Você tem o hábito de fazer um projeto de integração com a sua equipe ou com os colaboradores novos que chegam para a sua empresa? Se você não faz isso, está cometendo um grande erro e já iniciando um processo, em que as pessoas se afastam da ideia de engajar-se com os ideais da sua empresa.

Esses conteúdos podem ser: histórias da empresa, história dos fundadores, cases de sucesso, relacionamento com os clientes, história dos setores ou departamentos etc.

Lembre-se: nem sempre a melhor fonte de resultados e melhor performance estão diretamente ligadas a reuniões numéricas. A humanização das relações dentro do espaço corporativo também é uma ferramenta importante.

2. Apresente a cultura da sua empresa.

Quando paramos para comunicar a história da empresa, das pessoas, dos clientes, estamos trabalhando o desenvolvimento da cultura da empresa.

Neste momento é importante você olhar para o MVV (Missão, Visão e Valores) da sua empresa. Você sabe quais são eles? Você sabe por que a escolha de cada um deles?

Não dá para falar de engajar, uma vez que, essas ideias não estão solidificadas nos donos, líderes ou gestores da empresa.

3. Reconheça as pessoas e suas ações.

Muitas empresas realizam prêmios e bonificações com a sua equipe. E isso é uma ação bem interessante, porém não podemos confundir prêmios e bônus distante de uma forma de reconhecimento e ações.

Mas é possível eu bonificar sem reconhecer?

O ponto que quero aprofundar aqui é que, em muitas vezes a gestão, a liderança não está presente neste processo de reconhecimento e no dia a dia da equipe.

Assim, um bônus ou um prêmio “frio” recebido de alguém que eu não vejo e muito menos tenho contato no meu cotidiano, pode ser um ponto a ser repensando.

Busque reconhecer a sua equipe por meio de status e colaboração.

Dê espaço para elas falarem o que estão fazendo, quais são ações positivas que têm realizado, os cases que têm conquistado e promova o reconhecimento, não apenas por parte de uma ou duas pessoas da gestão, mas o reconhecimento por toda a equipe da sua empresa.

4. Ofereça treinamento e interações.

O aperfeiçoamento das habilidades e competências fazem toda a diferença para o desenvolvimento das pessoas em sua organização.

Tratar de questões técnicas é fundamental para os processos de muitas ações. Mas, não se esqueça de que, técnicas e processos são feitos por pessoas e por isso é extremamente relevante você investir em treinamentos, interações e abordagens comportamentais.

Tenho participado de ações de treinamentos comportamentais com muita efetividade e resultados, até mesmo por conta do momento que estamos vivendo. As pessoas sentem falta das outras pessoas, sentem falta da comunicação e podemos aproveitar esse momento para interagir com todos e trabalhar temas comportamentais que auxiliarão para o engajamento e fortalecimento da empresa como um todo.

Falar de engajamento é uma tarefa que se inicia pelos líderes da empresa.

É aquele momento da famosa “lição de casa” e buscar entender a cultura e os valores da empresa e organizar estratégias de comunicação para a equipe.

A era daquele momento onde as pessoas eram vistas como máquinas ou apenas “fazedoras” de atividades passou a muito tempo. E se você, enquanto empresário, líder, gestor, quer mais produtividade e melhoria em resultados, invista no engajamento da sua equipe.

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Kalil é palestrante, pedagogo, empresário e especialista em Propósito e Felicidade no Trabalho. Em sua coluna aqui no portal escreve sobre propósito, gestão de pessoas, recursos humanos e motivação.

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As opiniões aqui apresentadas são do colunista e não refletem necessariamente a opinião ou posição do portal Empreender no Mundo.

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