Negócios

Ferramentas que podem auxiliar nessa época de home office

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Com a grave crise causada pelo COVID-19 o número de profissionais que se viram migrando para o home office, praticamente da noite para o dia, foi bastante grande. Por isso, separamos nessa lista algumas ferramentas que podem auxiliar nessa época de home office, visando manter ainda algum nível de produtividade, especialmente se você faz parte de uma equipe (não importa o tamanho).

Na atual conjuntura, quem pode continuar trabalhando a partir de casa tem que agradecer. Não podemos esquecer que existe uma grande parcela da população (muitos em situação vulnerável) que não pode se dar esse luxo.

A ideia aqui não é transformar sua casa em um super hub, mas sim mostrar algumas soluções de tecnologia que podem ajudar a manter a organização e a produtividade com equipes trabalhando separadamente em vários lugares. Então, vamos ver essas ferramentas:

Ferramentas para auxiliar no home office:

1. Google

O Google oferece um pacote completo de ferramentas de produtividade que podem ser de grande valia para uma equipe trabalhando remotamente. Você pode contar com o Google:

  • Docs (o equivalente ao Word)
  • Sheets (o equivalente ao Excel)
  • Calendar (calendário e agenda)
  • Hangouts (mensageiro eletrônico)

Com esse pacote da Google, as ferramentas rodam online e podem ser atualizadas por todos os membros da equipe com acesso ao Google Drive corporativo. Além disso, é possível atribuir diferentes acessos, para garantir que cada usuário possa alterar somente o que tem autorização. Assim que um documento é atualizado por um usuário, a nova versão fica imediatamente disponível no Google Drive para todos os membros do time com acesso ao documento.

Com o Google Calendar é possível manter a equipe toda atualizada quanto a prazos e reuniões, que em tempos de quarentena podem ser feitas virtualmente pelo Google Hangouts, que também pode ser usado para troca de mensagens e chamadas de voz e vídeo entre a equipe.

Para conhecer essa solução clique aqui.

2. Slack

O Slack é um dos serviços de mensageiros instantâneos mais populares do mundo hoje em dia. São muitas as organizações que fazem uso dessa ferramenta para manter a comunicação de seus times em dia.

É possível utilizar o Slack em chats um a um ou em grupos. Além disso, a ferramenta também possibilita o compartilhamento de arquivos entre os colaboradores. É uma ferramenta simples e intuitiva, que ajuda a diminuir a quantidade de e-mails trocados entre a equipe, agiliza a comunicação e promove uma melhor conexão entre a equipe.

Para conhecer o Slack, clique aqui.

3. Zoom

Agora vamos falar da ferramenta que vem despontando como a queridinha das vídeo conferências nesse período de quarentena: Zoom.

Com o Zoom, mesmo na versão grátis, é possível fazer vídeo conferências com um grande número de participantes e boa qualidade de transmissão, em uma interface simples e intuitiva.

Além disso, com o Zoom você pode ter diferentes salas de reuniões online, fazer webinários, usar o sistema de telefonia pela nuvem e fazer o agendamento de reuniões integrado com o calendário, e-mail e/ou pelo celular.

Para conhecer mais sobre a ferramenta, clique aqui.

Softwares para gerenciamento de equipe e projetos:

No quesito softwares para gerenciamento remoto de equipes e projetos existem duas ferramentas que são as mais populares atualmente: Asana e Trello.

Você vai encontrar pessoas que amam uma e odeiam a outra, e vice-versa. Mas a verdade é que em termos de funções básicas, ambas permitem fazer a mesma coisa: listas de tarefas com definição de prazos, calendários e adição de colegas a grupos de trabalhos para compartilhar o andamento das atividades. Além disso, ambos os serviços ainda oferecem campos de comentários nas tarefas para facilitar a interação entre membros do grupo.

Asana:

O Asana (principalmente na versão paga) entrega vários recursos mais avançados, indisponíveis no Trello, como fácil acesso a arquivos compartilhados e uma função de mensagens para substituir os e-mails. É possível também integrar o Asana ao correio eletrônico, permitindo a comunicação via email ou pelo app do Asana sem nenhum tipo de distinção, com tudo registrado na ferramenta igualmente. O Asana tem app para Android e iOS e versões online para usar pelo navegador do computador.

Para conhecer a ferramenta clique aqui.

Trello:

O Trello, por sua vez, tem uma interface mais simples e amigável, o que torna o uso da ferramenta mais simples e objetivo. Além disso é o único já traduzido para o Português. O Trello tem app para Android e iOS e versões online para usar pelo navegador do computador.

Para conhecer o Trello, clique aqui.

Esperamos que essas ferramentas possam ajudar deixando este período, em que você e seus colegas de trabalho precisam trabalhar de casa, mais leve e descomplicado!

Já conhecia todas as ferramentas que apresentamos aqui? Já usa alguma delas? Compartilhe conosco aqui nos comentários.

Se quiser algumas dicas para manter a produtividade em alta durante o período de home office, clique aqui e leia nosso artigo.

Afonso Pimenta

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