Diante do cenário que temos vivido nos últimos meses, a nossa concepção de gestão terá que mudar. Teremos que aprender a lidar com outras demandas daqui para frente. Uma solução inteligente, em um curto prazo, é começarmos a entender que a gestão colaborativa é a base para o sucesso neste recomeço.
Primeiramente é interessante pensarmos: o que é gestão colaborativa?
Para essa reposta, não podemos apenas pensar que o termo “gestão colaborativa” está restrita à minha equipe, dentro da minha empresa.
A gravidade da situação atual, exige de nós olharmos para dentro de nossas organizações e ir além dela. Elevar esse olhar para fora, entendendo que a gestão colaborativa abrange o mercado como um todo.
É importante sim, atuarmos de maneira inteligente, trazendo a nossa equipe para pontos estratégicos de decisões e de posicionamentos colaborativos, mas, também olhar para o mercado como um todo e rever minha relação com a comunidade onde eu atuo, os meus parceiros de negócios e até mesmo os meus concorrentes.
Como empresários, gestores, empreendedores temos que entender que o momento requer de nós uma mudança de estilo gerencial, diferente de tudo aquilo que aprendemos até aqui.
É hora de ressignificar o nosso modelo de gestão e de liderança.
Nelson Rodrigues dizia: “A televisão matou a janela“. E essa fala nos provoca a pensar sobre tudo aquilo que tem nos matado como empresários, limitando a nossa visão a um ponto fixo e nos impossibilitando de olhar para outras estratégias assertivas e inteligentes
Essas são quatro importantes perguntas que você pode começar a pensar e até mesmo convidar outras pessoas para pensar junto com você!
Reveja a qualidade do tempo que você tem investido para refletir ou pensar em ações estratégicas.
Por mais que todos nos preocupemos com o lucro, com o faturamento, com toda questão financeira envolvida no mundo dos negócios, analisar e praticar estratégias inteligentes nos garante maior sustentabilidade no mercado.
O papel do líder hoje tem muito mais efetividade ao passo que ele sabe orquestrar a gestão colaborativa, desenvolvendo esse modelo olhando para a equipe interna e para o mercado externo. Assim, não nos fechamos em uma bolha, ficando aquém as situações que estão acontecendo no mercado.
Infelizmente quando se fala em gestão colaborativa, muitos entendem que ela faz menção apenas a um desenvolvimento de trabalho com a equipe interna, porém que sentido faz eu integrar a minha equipe interna e até obter êxito com essa atividade, mas não estar atento às necessidades que o mercado demanda?
O sucesso é o conjunto e esse é o nosso desafio!
Como líderes, temos que nos empenhar para olhar para todos os cantos, analisar as possibilidades, integrar pessoas no processo, escutá-las, analisar o mercado, estruturar parcerias estratégicas e atuar olhando para todos esses pontos. Isso é gerir de forma colaborativa a nossa operação, que já é uma tendência no mundo dos negócios.
Deixe seu comentário aqui embaixo e não se esqueça de compartilhar!
Kalil é palestrante, pedagogo, empresário e especialista em Propósito e Felicidade no Trabalho. Em sua coluna aqui no portal escreve sobre propósito, gestão de pessoas, recursos humanos e motivação.
Siga o Kalil Lucena nas redes sociais:
As opiniões aqui apresentadas são do colunista e não refletem necessariamente a opinião ou posição do portal Empreender no Mundo.
Conheça a história de George Soros, que é o mais polêmico de todos os bilionários e veja o que é…
Veja como alinhar a resiliência com o seu propósito no seu dia a dia.
Veja aqui como desenvolver melhor a sua resiliência.
Leia aqui uma reflexão sobre a importância da força feminina no empreendedorismo.
Veja aqui a importância do autoconhecimento e de termos uma boa relação com nós mesmos.