Marketing de afiliados: tudo que você precisa saber para ganhar dinheiro na internet
Cada vez mais pessoas vêm procurando formas de ganhar dinheiro na internet e entrar nesse mundo do empreendedorismo digital. E uma das maneiras de se fazer isso é investir no marketing de afiliados, que é um desdobramento do marketing digital.
Você quer aprender como funciona esse mercado do marketing de afiliados e como é possível ganhar dinheiro na internet? Então, leia esse artigo onde vamos esclarecer as principais dúvidas sobre esse assunto e mostrar como você pode começar da forma correta.
O que é marketing de afiliados?
Antes de tudo você precisa entender que o marketing de afiliados não é pirâmide. Pelo contrário, a modalidade não conta com estratégias mirabolantes de ganhos para quem trouxer novos afiliados para a plataforma. E também não é uma fórmula mágica de ganhos rápidos e fáceis pela internet. Na verdade essa estratégia de divulgação pode até parecer recente, mas foi criada na década de 90 como forma da Amazon alavancar suas vendas.
Em resumo, o afiliado nada mais é que um revendedor de um produto, que pode ser digital ou físico, que ganha uma comissão por cada venda efetuada. Essa é uma excelente forma para se ganhar dinheiro na internet, já que o custo para começar é quase zero.
Além de ser um bom negócio para o afiliado, é uma forma de o produtor ter várias pessoas promovendo e vendendo seus produtos, sem ter custos com contratação de vendedores e divulgação. Portanto, é uma relação de ganha-ganha.
Como funciona o marketing de afiliados:
Funciona assim: uma pessoa cria um produto digital (produtor) e o cadastra em uma plataforma que permite que outras pessoas (afiliados) se cadastrem e revendam esse produto. A plataforma de afiliados mais conhecida é a Hotmart, mas existem muitas outras como Eduzz e Monetizze.
Uma vez aprovada sua afiliação à um determinado produto, você receberá links de divulgação personalizados e a cada vez que alguém realizar uma compra utilizando seu link você recebe uma comissão por isso. O segredo é desenvolver uma estratégia vencedora para divulgação, marketing e vendas.
Qual a diferença entre o produtor e o afiliado?
Produtor:
O produtor é quem cria um produto, que pode ser um ebook, um curso online ou outros. Esse criador cadastra seu produto em uma plataforma de afiliação para que outras pessoas possam revendê-lo. Assim, ele tem menos trabalho para divulgar seu produto, e alcança muito mais pessoas.
Afiliado:
São pessoas que se cadastram em plataformas de afiliação, escolhem um produto e divulgam esse produto para receber comissão. Todo o processo de atendimento e suporte fica com o produtor, enquanto que o recebimento dos pagamentos é realizado pela plataforma.
Tipos de divulgação no marketing de afiliados:
Existem vários tipos de divulgação para um afiliado, além disso cada produtor pode escolher a forma de divulgação que for mais interessante para seu negócio. Então, vamos ver a seguir algumas dessas categorias de divulgação:
Custo por Clique – CPC:
O afiliado utiliza um banner em um site ou blog, pop-up ou qualquer outro tipo para que o usuário venha a clicar, e a cada clique ele recebe uma comissão. Por isso, o foco do afiliado é fazer o visitante clicar no anúncio e não necessariamente comprar o produto ou serviço. O trabalho de converter esse visitante em comprador é do produtor na sua página de vendas.
Custo por Ação – CPA:
No custo por ação o visitante deve clicar na publicidade e executar alguma ação na página de destino. Ação pode ser fazer alguma pergunta, cadastro ou comprar o produto. Então o afiliado não deve apenas fazer a pessoa clicar, precisa mostrar que aquele produto é de qualidade e de confiança para que ele sinta interesse em interagir.
Custo por Mil Impressões – CPM:
Essa é uma das alternativas mais interessante para os afiliados que possuem um grande número de visitas em seu Blog, porque ele receberá um valor fixo a cada mil visualizações que aquela publicidade tiver. O produtor determina um valor fixo que o afiliado receberá a cada mil visualizações que aquele banner (ou algum outro formato de publicidade) tiver, assim o afiliado já tem uma noção do quanto ele vai ganhar de acordo com as visualizações que ele tem em suas páginas.
Custo por Venda – CPV:
Essa é a opção que mais vemos no mercado, pois é mais barata para o produtor e mais interessante para o afiliado. Nesse modelo o afiliado só recebe a comissão se alguém efetuar uma compra pelo seu link de afiliado, e geralmente a comissão por cada venda é bem maior, podendo ficar entre 20% e 80% do valor da venda, dependendo do produto. Com isso o trabalho do afiliado é um pouco maior, porque ele precisa convencer a pessoa que se trata de um bom produto e efetuar a venda, mas no final ele é remunerado pelo trabalho maior, recebendo uma comissão maior do que o que receberia em outras modalidades.
O marketing de afiliados está saturado?
Se você está buscando sobre marketing de afiliados já deve ter lido por aí que esse mercado está saturado, mas isso é um equívoco e vou te mostrar o porquê.
Existem vários nichos de mercado que um afiliado pode atuar, mas muita gente acaba por escolher o nicho de marketing digital por ser o seu primeiro contato com esse novo mundo, o que acaba tornando esse nicho bastante concorrido. Se você der uma olhada em uma plataforma de afiliados verá que existem centenas de produtos dos mais variados nichos, e muitos deles ainda estão pouco explorados.
Além disso, como em qualquer profissão existem aqueles profissionais bons e os ruins e no marketing de afiliados não seria diferente. Por isso se você se dedicar e fizer um ótimo trabalho terá excelentes resultados.
Marketing de afiliados é só compartilhar o link e pronto?
Essa ideia de que esse mercado é uma maneira fácil e rápida de ganhar dinheiro na internet está totalmente equivocada, esse tipo de argumento é usado como gatilho mental para as pessoas comprarem produtos.
A verdade, porém, é que você precisa se dedicar, estudar, e se diferenciar das pessoas que estão fazendo a mesma coisa. Quem estuda, se dedica, persiste e continua tem excelentes resultados. Então, o primeiro passo para ter sucesso é começar com a mentalidade correta: de que isso é trabalho e requer esforço, aprendizado e dedicação.
Próximo passo..
Por fim, espero que esse artigo tenha esclarecido suas dúvidas e tenha te mostrado que esse mercado é uma excelente forma de ganhar dinheiro na internet de forma totalmente honesta.
Agora que você já entendeu como funciona, é hora de analisar qual será a melhor forma de começar nessa caminhada. Para isso separei um artigo aqui do Blog, clique aqui.
. . .
Esperamos que este artigo tenha sido esclarecedor para você. Estamos formando uma legião de empreendedores bem-sucedidos, vamos juntos?
Deixe seu comentário aqui embaixo e não se esqueça de compartilhar!