Estive conversando com vocês, nas últimas semanas, sobre o tema networking. Ressaltei sua importância no mercado atual e a sua significativa utilização como ferramenta estratégica para a sua empresa. E através de estudos e leitura, cheguei a uma conclusão sobre como compreender e desenvolver um bom networking; não é sobre a sua empresa, não é sobre quem você conhece: é sobre quem você confia! E é sobre fazer networking com propósito.
Ao longo dessas semanas, fui recebendo alguns feedbacks e buscando responder algumas perguntas nos artigos posteriores, com o objetivo de trazer mais significado e sentido para os empresários e empreendedores que têm me acompanhado por aqui.
Vimos que o networking é essencial para a vida (leia aqui). Também vimos a importância de começar a praticar networking dentro da empresa (leia aqui). Assim como entender o networking e seu significado (leia aqui) e o que é networking de um ponto de vista mais conceitual (leia aqui).
Evoluindo nesse sentido de entender a relevância do networking para a sua empresa, é muito comum já termos ouvido a seguinte frase:
“Não é sobre a sua empresa, ou sobre o seu negócio, é sobre quem você conhece”.
Até um certo ponto, eu também sempre entendi que essa frase, em sua aplicabilidade, fazia um certo sentido para nós que aderimos a prática do networking.
Fato é que, por meio de estudo e experiência com outros empresários e empreendedores, chegamos a maturidade de entender que, praticar networking de qualidade, visando objetivos tangíveis (e aqui podemos falar de resultados financeiros por meio de negócios que acontecem), podemos notar a forte relação da palavra confiança nesse sentido.
Então, ressignificamos essa frase: “não é sobre a sua empresa, o sobre o seu negócio, é sobre quem você conhece” para dizer:
Sabemos que é importante o papel das pessoas nessa discussão, sejam elas: gestores, donos das empresas, empresários ou empreendedores. Desenvolver esse trabalho com pessoas é fundamental, mas construir essa relação vai além disso.
A confiança é a base para muitos relacionamentos e no mundo dos negócios isso não é diferente, ainda mais quando falamos em networking.
Certa vez um empresário me perguntou: “Por que eu não consigo criar uma relação com as pessoas onde estou?”. Outro perguntou: “Eu me esforço para me aproximar das pessoas, mas não tenho conseguido criar uma conexão com elas”. E mais um: “Eu sinto que não tem abertura nesses espaços para eu me relacionar”.
Essas questões apresentadas aconteceram e de certa forma elas são verdadeiras, pois existe um certo distanciamento em muitas reuniões e eventos de networking que participamos.
O interessante é entendermos que, para todas essas perguntas, existe uma resposta: estabelecer confiança!
A grande questão é que estabelecer confiança é um processo e ela pode ser desenvolvida. Ela é construída pelo seu esforço e pelo esforço do outro.
Muitas experiências em networking acabam sendo frustradas, pois os empresários não têm um direcionamento para desenvolver contato com as demais pessoas.
Não é sobre a sua empresa, não é sobre quem você conhece: é sobre quem você confia. E esse trabalho de confiança deve ser desenvolvido e acompanhado pelas pessoas que estão com você!
Aqui não estamos falando de café da manhã, jantares ou apenas trocas de cartão de visitas. Estamos falando de conexões que acontecem entre empresários e a criação de uma relação de confiança que começa a ser desenvolvida entre eles.
Pare para pensar: nenhum empresário que conhece você em um único jantar ou evento de networking, que te viu apenas uma vez, mesmo sabendo o que você faz (trabalha), vai lhe recomendar seu melhor cliente, cliente esse que pode ter uma grande representatividade no faturamento dele.
Isso pode demorar algumas semanas, meses ou até anos para acontecer!
Algumas pessoas já me perguntaram: “Qual é o tempo limite para eu conseguir gerar muitos negócios em eventos de networking?”
Responda você, aí comigo!
O tempo limite é o tempo que você estabelecerá uma conexão real com as pessoas que você conheceu, ou seja, é o tempo que essas pessoas aprenderam a confiar em você.
Por isso é importante ter ao seu lado, pessoas que auxiliem você a desenvolver melhor a sua confiança, sobretudo em grupo. A confiança é o limite para que os resultados no mundo do networking aconteçam.
Eu até entendo que esse tema tem sua complexidade e não é apenas aqui (nessa conversa) que encontramos certa dificuldade para falar sobre a relação de networking e confiança.
Tenho estudado muito sobre esses tipos de relações e conforme o tempo vai passando e vamos vivenciando experiências, vamos descobrindo novas possibilidades e ferramentas para utilizar e fazer um melhor networking.
E é sobre essa discussão, sobre uma melhor efetividade e um melhor desenvolvimento que fui entendendo a relação de networking com propósito.
Quando estamos alinhados em nossas vivências, crenças e discursos, temos melhores possibilidades de alcançar excelência nesse sentido.
E foi exatamente essa discussão e a busca por essas respostas que me moveram a um novo negócio, a um novo empreendimento.
Já que temos falamos tanto da importância do networking, com todo respeito, peço a sua licença para lhe falar sobre esse novo negócio que se chama Rede Kai – Networking com propósito.
Primeiro quero dizer que Kai é uma palavra japonesa, normalmente utilizada no budismo e significa:
“A realização do que se espera”, feito por meio da ética e disciplina.
A Rede Kai é uma empresa que tem o objetivo de formar uma sociedade de empresários e empreendedores e promover networking com significado. Desenvolvendo nossos membros a serem networkers profissionais e a utilizarem essa ferramenta com mais sabedoria e efetividade.
Nosso propósito é relacionar o nosso por quê com os empresários e empreendedores. Assim como, o impacto que esse formato de negócio pode ajudar suas empresas e as demais pessoas que estão envolvidas nesse processo.
No mundo dos negócios devemos entender que, somos profissionais, gestores, empresários e empreendedores, mas antes de tudo isso somos pessoas, que buscamos realizar aquilo que esperamos.
O nosso objetivo na Rede Kai é apoiar empresários a aperfeiçoarem suas competências relacionais e assim terem mais efetividade em seus negócios por meio da colaboração.
Além de proporcionar um ambiente favorável e de confiança para a criação de novos negócios, nosso diferencial é desenvolver pessoas com perfil empreendedor, e que não entendem ou não sabem por onde começar, a praticar o networking através da Academia Kai. A Academia Kai é um espaço de aprendizado e troca de informação, para uma postura empreendedora e de significado.
Se você quiser conhecer mais sobre a Rede Kai, acesse o nosso site: www.redekai.com.br e conheça um pouco mais sobre essa rede de empresários que se uniram para criar relações de significado e confiança e fazer negócios.
Intervir no mundo com sabedoria, significa olhar para a dificuldade de quem está ao meu lado e construir algo que seja válido para todos. Quando a gente foca em resolver problemas e encontrar soluções contribuímos para um bem comum e isso reverbera nos nossos negócios.
Pense nisso!
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Kalil é palestrante, pedagogo, empresário e especialista em Propósito e Felicidade no Trabalho. Em sua coluna aqui no portal escreve sobre propósito, gestão de pessoas, recursos humanos e motivação.
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