Tenho percebido nos últimos meses, devido a pandemia que estamos vivendo, um desafio maior por parte dos empresários, gestores e líderes em liderar suas equipes. Sobretudo, em tempos onde a maior parte dos colaboradores estão mais distantes da rotina do escritório e dessa proximidade e interação que todos tinham. Então, como o home office interfere na minha capacidade de liderança?
Antes bastava descer, subir algumas escadas ou andar alguns passos e lá estava a sua equipe próxima a você. Nesse sentido, olhando nos olhos dessas pessoas e também por meio da expressão corporal era mais tranquilo delegar, informar ou deliberar alguma atividade para todas as pessoas e obviamente que também receber os feedbacks de todos que ali estavam.
Mas, a pergunta que não quer calar: com o home office isso mudou?
Antes de responder essa pergunta, vamos entender e refletir sobre o que é ser líder e quais habilidades você precisa ter para conquistar esse amadurecimento.
Tudo começa quando ouço pessoas dizendo “Eu não tenho capacidade para ser líder” ou “Eu não nasci para liderar”.
Deixa eu fazer uma pergunta para você?
Na sua casa, com seus familiares ou até mesmo com amigos, você já conseguiu influenciá-los a uma decisão que você gostaria de fazer ou ter? Já mobilizou todos a te ajudarem na faxina da casa? Já induziu na escolha em um sabor de pizza que você mais gosta? Ou até mesmo a decidir o destino de um passeio?
Se a sua resposta for sim, isso diz que você em algum momento já influenciou pessoas. E se você tem a habilidade para induzir ou influenciar, isso significa que você pode ser um líder.
Sob a ótica do comportamento humano e da própria inteligência emocional, todos podemos desenvolver a habilidade de liderança. Seja em nossa vida pessoal ou profissional, o que é necessário é trilhar um caminho onde você amadureça e viva a experiência de liderar pessoas.
Todos nós temos o poder de influenciar, alguns com mais facilidade e outros com menos e aí está o grande segredo.
Talvez essas pessoas que encontram dificuldades e se auto denominam como “não consigo ser líder” ou “não nasci para isso” tenham um pouco mais de dificuldade em influenciar, mas isso não significa que você não consiga. O trabalho aqui é você aperfeiçoar essa habilidade que já existe em você!
Quando trouxe os exemplos de influência olhando para um contexto social, no trabalho isso não é diferente.
Temos, por exemplo, o poder de influenciar os nossos colegas de trabalho na maneira mais fácil de redigir um e-mail. Também, temos a capacidade de intervir em uma estratégia de negócio com os demais colegas. Além disso, temos ideias e convencemos essas pessoas de que a nossa ideia é boa, até mesmo porque ela é; e se você faz isso, você pode ser líder!
Atuar no desenvolvimento da liderança tem relação com desenvolver a capacidade de você utilizar o seu potencial de convencimento, influência e indução ao máximo por meio da ética e integridade.
Pode até parecer que as palavras convencer, influenciar ou induzir tenham uma conotação negativa, mas o que faz grande diferença aqui é quando você utiliza essas ferramentas com ética e integridade.
Não existem líderes que nascem prontos, não existem serem humanos prontos. Estamos sempre em formação durante toda a nossa experiência de vida aqui. Estamos sempre em transformação, assim como a liderança que sempre se adapta e evolui.
Ao longo de nossa vida fazemos inúmeras escolhas que têm relação com o nosso caráter e ações diárias. E são essas ações que determinam quem você é, o que você pode fazer e onde você pode chegar.
Tudo parte de um caminho que é o da auto liderança, somos líderes de nós mesmos. Fazemos escolhas, tomamos decisões, desistimos ou avançamos e isso faz parte do nosso amadurecimento enquanto pessoas que somos.
Voltando a questão central, apresentada anteriormente, eu poderia aqui trazer caminhos ou ferramentas para você exercitar e melhorar sua capacidade de liderar? Sim poderia, mas o meu objetivo aqui é refletir com você, no contexto onde estamos vivendo, sobre dois pontos.
Como você chegou até aqui e o que você tem feito para ser melhorar dia a dia?
Para os mais objetivos, essa reflexão já é uma poderosa ferramenta, pois ela faz você reviver a sua jornada de trabalho e observar o que aconteceu com a sua vida (pessoal e profissional) até você chegar onde está.
Como você aprendeu a conquistar as pessoas, como você foi desenvolvendo suas habilidades de convencer, de motivar, de estimular. Algumas pessoas utilizaram cartilhas, manuais ou métodos, já outros tiveram experiências reais e se desenvolvem apenas na prática. Não tem certo ou errado, tem o que é!
E aqui está a resposta para a pergunta!
Eu não acredito que o modelo de trabalho atual interfira em menor capacidade de liderar.
As pessoas só não estão mais próximas a você, mas elas estão em suas casas, atuando no seu horário de produtividade normal, acessíveis por meio de outras ferramentas e podem ser acessadas.
Penso eu que, se existe uma maior dificuldade em liderar nesse momento, isso não tem relação direta com o ser ou não ser um bom líder (tecnicamente falando), mas sim, sobre como você construiu a sua reputação ao longo dos tempos?
O fato de não estar próximo a sua equipe fisicamente, não interfere em sua capacidade de influenciar, de convencer ou de estimular.
Talvez a dificuldade que muitos empresários, empreendedores, gestores e líderes vem tendo é que agora “explodiu” um problema que deveria ter sido trabalhado há tempos: a sua relação com o seu time.
E aqui podemos começar a refletir: será que estávamos praticando liderança ou autoritarismo? Será que estávamos compartilhando ou apenas dividindo atividades? Será que eu escutava as pessoas da minha equipe ou apenas falava?
O trabalho da liderança requer de nós escuta, percepção, compartilhamento e colaboração. E se você não construiu essa relação de significado com a sua equipe ao longo de anos, agora você terá mais dificuldade em liderar a distância.
Após essa reflexão, no próximo artigo, vamos conversar sobre características fundamentais para se tornar um bom líder.
O mais interessante de tudo isso é que em nossa jornada, nada foi perdido e nada está perdido. Existem novas oportunidades para reconstruir relações e ressignificar conceitos que foram esquecidos.
Há sempre tempo para aprendemos e sermos melhores!
Deixe seu comentário aqui embaixo e não se esqueça de compartilhar!
Kalil é palestrante, pedagogo, empresário e especialista em Propósito e Felicidade no Trabalho. Em sua coluna aqui no portal escreve sobre propósito, gestão de pessoas, recursos humanos e motivação.
Siga o Kalil Lucena nas redes sociais:
As opiniões aqui apresentadas são do colunista e não refletem necessariamente a opinião ou posição do portal Empreender no Mundo.
Conheça a história de George Soros, que é o mais polêmico de todos os bilionários e veja o que é…
Veja como alinhar a resiliência com o seu propósito no seu dia a dia.
Veja aqui como desenvolver melhor a sua resiliência.
Leia aqui uma reflexão sobre a importância da força feminina no empreendedorismo.
Veja aqui a importância do autoconhecimento e de termos uma boa relação com nós mesmos.