Colunas

O networking começa dentro da sua empresa, com a sua equipe

Gostou? Compartilhe!

Muitos empresários e gestores se preocupam em trazer para dentro das organizações o conceito e prática do networking. Mas, se esquecem que as primeiras pessoas que devem ser envolvidas nesse processo é o próprio time. O networking começa dentro da sua empresa, com a sua equipe.

Por Kalil Lucena

Ter uma boa rede de relacionamento hoje é essencial para qualquer empresa, é uma estratégia de marketing importante para gestores, empreendedores e empresários.

Sempre que eu tenho a oportunidade de conversar com empresários que querem experienciar a vivência do networking, os benefícios que ele traz e a possibilidade de criar grandes parcerias de negócios, sempre faço a seguinte pergunta: “Você pratica networking dentro da sua empresa?”

O trabalho de desenvolver networking deve acontecer primeiramente dentro da sua empresa e é sobre isso que iremos tratar nesse artigo.

Você enquanto empresário, empreender ou gestor está ciente do propósito da sua empresa existir? Os seus colaboradores estão integrados com a missão, visão e valores da sua empresa? Eles participam dos processos construtivos e de inovação para a empresa? Eles compreendem o valor agregado que estão em seus produtos ou serviços? Além disso, estão cientes dos reais benefícios que vocês oferecem para os seus clientes? E dentre tantos questionamentos que poderemos fazer, julgo o mais importante: Os seus colaboradores compram os seus produtos ou serviços? Eles indicam o trabalho que realizam para amigos, familiares?

Se dentro desses questionamentos, você caro leitor, titubeou em responder que sim, temos um grande trabalho a ser feito com você e com a sua equipe de trabalho.

Quando falamos em desenvolver networking, muitos pensam que é apenas participar de reuniões de negócios, com outros empresários, trocar cartões de visita e pronto, a partir de então, pessoas irão indicar seus produtos ou serviços para outras pessoas e você alcançou o seu objetivo: realizar muitas vendas.

Não! Desenvolver networking, com significado, com qualidade, não é assim!

Devemos entender que toda vez que pensarmos ou falarmos em networking, a palavra confiança deve aparecer na nossa cabeça. Como aquela nuvem de ideia que vemos aparecer nos desenhos em quadrinhos.

Conforme falei no texto anterior (leia aqui), networking é essencial para a vida e a base dele se dá por meio da confiança.

Confiança essa que acontece em princípio, dentro da sua empresa.

Se você, empresário, empreender ou gestor, não tem claro o propósito da sua empresa existir e os objetivos claros de onde você quer chegar, será mais desafiador desenvolver o networking.

Por outro lado, se os seus colaboradores não estão envolvidos nos processos de inovação e criação da sua empresa, eles não têm claro os valores dos produtos ou serviços, se eles não entendem a importância de atuarem junto com você, o desafio continuará sendo grande.

Leia também:

O importante é entendermos que, se você não tem claro os benefícios dos seus negócios e os seus colaboradores têm encontrado dificuldades para comprar aquilo que vendem, existe um trabalho muito importante de bastidor a ser feito, antes de você pensar em sair para participar de reuniões com outros empresários e ir em busca de networking com significado.

A conversa pode estar até parecendo ser “pesada”, mas ela é.

Já vivi algumas experiências decepcionantes com parceiros de negócios e até mesmo já testemunhei amigos sofrerem com relacionamentos de negócios que foram frustrantes.

Então, se você entende a importância de aumentar sua rede de negócios e quer alcançar maiores resultados financeiros por meio de networking, faça a experiência de pensar em todas essas perguntas que eu fiz e trabalhe o desenvolvimento delas com você, seus sócios, seus diretores, sua equipe gestora e os seus colaboradores.

Tenho realizado ações dessa maneira com outras empresas e temos obtido excelentes resultados com esse trabalho, isso acontece com uma estratégia inteligente.

A confiança neste caso é uma via de mão dupla e para ser desenvolvida, deve estar bem articulada entre gestores, equipe e novos parceiros de negócios.

Ninguém vai indicar os seus negócios para pessoas que se relaciona, sejam elas seus clientes, amigos e familiares se elas não confiarem em você. E assim acontecerá com você na indicação de serviços para a sua rede de contatos também.

Trabalhe essa relação de confiança e garantia dos seus valores com seu time.

Quando você oferece para outras pessoas, uma parceria, através dos seus serviços e produtos e a sua fala não está alinhada com a sua equipe, você corre o grande risco de criar uma experiência terrível com alguém que conheceu a pouco.

Esse desgaste, com pessoas que você acabou de conhecer, pode prejudicar ainda mais os seus negócios. Pois, você perde a confiança de alguém que nem o conhece, por conta de algo que foi prometido e não foi cumprido.

Agora, para você que leu os questionamentos que foram feitos no começo desse artigo e compreende que a sua equipe está preparada, alinhada com os valores e propósito do seu negócio, você tem a capacidade de seguir com o desenvolvimento do networking e começar a estreitar relações de significados e confiança.

Vale aqui, você reaver todos esses pontos abordados entre você e a sua equipe. Reforçar esses conceitos sempre vale a pena para a internalização de conceitos importantes.

Por fim, é fundamental estreitar relacionamentos, aumentar a sua rede de contatos, criar relações significativas e de confiança. Assim, você aumenta o seu leque de parceiros e também tem melhores resultados financeiros.

Resumindo, o networking é fundamental para os negócios e podemos afirmar que, se ele for bem utilizando, seguindo os padrões de ética, valores e confiança, facilitará para uma construção positiva da sua empresa no mercado.

O importante é você compreender que todo esse trabalho, começa dentro da sua empresa e com todas as pessoas envolvidas nos processos; elas precisam estar engajadas na construção desse conceito e prática. E isso vai resplandecer essa confiança para as pessoas que conhecerem o seu negócio.

No próximo artigo continuarei falando sobre networking e quero falar com vocês sobre como desenvolver uma relação significativa e de confiança com outras pessoas, partindo do princípio que essa primeira etapa, já está alinhada!

. . .

Deixe seu comentário aqui embaixo e não se esqueça de compartilhar!

Kalil é palestrante, pedagogo, empresário e especialista em Propósito e Felicidade no Trabalho. Em sua coluna aqui no portal escreve sobre propósito, gestão de pessoas, recursos humanos e motivação.

Siga o Kalil Lucena nas redes sociais:

As opiniões aqui apresentadas são do colunista e não refletem necessariamente a opinião ou posição do portal Empreender no Mundo.

admin

Recent Posts

A polêmica vida de George Soros

Conheça a história de George Soros, que é o mais polêmico de todos os bilionários e veja o que é…

3 anos ago

Qual é a relação da Resiliência e Propósito?

Veja como alinhar a resiliência com o seu propósito no seu dia a dia.

4 anos ago

Como podemos aplicar a resiliência de maneira prática no nosso dia a dia?

Veja aqui como desenvolver melhor a sua resiliência.

4 anos ago

Resiliência

Descubra aqui o que é e como desenvolver a sua resiliência.

4 anos ago

A importância da força feminina no empreendedorismo

Leia aqui uma reflexão sobre a importância da força feminina no empreendedorismo.

4 anos ago

Seja o seu maior entusiasta!

Veja aqui a importância do autoconhecimento e de termos uma boa relação com nós mesmos.

4 anos ago