Você sabia que o networking pode ser uma ferramenta poderosa de aumento de negócio e resultados e essencial para a vida? Neste artigo vamos falar um pouco sobre a importância do networking nos nossos relacionamentos.
Todos querem vender mais, ter mais clientes, conseguir mais resultados, alcançar diferenciais no mercado, sair na frente da concorrência, ter o seu produto ou serviço em destaque, ser aclamado por seus compradores ou até mesmo ter a ideia do negócio reconhecida por todos.
Nesta mesma linha de raciocínio, a maior dificuldade que as empresas e empreendedores têm vivido é com o departamento comercial ou setor de vendas. Uma vez que eles dificilmente têm conseguido bater suas metas, sobretudo em tempos de pandemia e crise econômica mundial.
Consequentemente as vendas caíram, as metas deixaram de ser alcançadas, produtos estão sendo perdidos, a desmotivação alcançou as equipes e tudo começa a ficar ainda mais desafiador para os gestores ou para quem está na linha de frente das empresas.
Tenho recebido muitas perguntas que decorrem dessas preocupações. Além disso, também tenho recebido dúvidas em relação a utilização do networking como uma ferramenta de aumento de negócio e resultados.
Desta forma, decidi escrever sobre networking e conversar com vocês sobre algumas óticas que eu tenho a respeito do tema e que podem ser benéficas para vocês empresários, empreendedores e líderes.
Para começar esse papo é importante alinharmos a seguinte ideia: o networking é fundamental para todas as empresas melhorarem seus relacionamentos, construírem bases sólidas e alcançarem mais resultados em prospecção e vendas.
Para os segmentos que aumentam suas vendas por meio de indicação é absolutamente importante que parem para pensar no networking como ferramenta estratégica dentro da sua empresa, incorporada no seu departamento comercial.
O networking é a melhor estratégia que você tem para melhorar a qualidade da sua prospecção, do seu atendimento e aumentar as suas vendas. É por meio dele que você revisita contatos antigos, reascende a chama de uma conversa com um parceiro ou até mesmo um fornecedor. Além disso, você também acaba conhecendo novas pessoas que poderão te ajudar em tempos tão desafiadores.
Falar sobre networking (no mundo empresarial) é muito abrangente. Então, decidi capitular essa nossa conversa afim de que você aproveite ao máximo esse material e entenda que nada aqui é mágico. Muito pelo contrário, é processual, é uma construção que deve ser vivenciada e amadurecida etapa a etapa.
Existem muitas definições sobre networking, sobretudo no mundo empresarial.
Conceitos que ainda estão sendo estudados e experienciados, até mesmo porque, estamos falando de relacionamento. E quando tratamos de pessoas e negócios, não é tão simples definir uma explicação para algo tão importante e tão complexo.
Há muitos anos venho estudando sobre comportamento humano, sobre liderança, sobre significado de vida e propósito. E é claro que o networking está implícito em muitos desses estudos realizados.
O cultivo de um bom relacionamento é fundamental para tudo. Sendo assim, quero compartilhar com vocês o meu ponto de vista sobre o que é networking e cheguei a uma conclusão:
Desde pequeno sempre compreendi a importância de construir relações significativas. Seja com os meus familiares, com os meus professores e colegas de classe, com os meus gestores nos trabalhos onde atuei, com os meus amigos sociais e também com as pessoas que tenho oportunidade de encontrar na vida.
Networking é essa conexão que você cria entre todas essas situações e vivências.
Ao passo que eu construo uma relação de significado com uma pessoa, automaticamente eu me lembro dela, ou da conversa que tivemos, ou da ideia que ela teve, ou da sugestão que ela me deu e vou compartilhando isso com as demais pessoas.
Há alguns anos tive o seguinte insight sobre networking:
Entendi que isso também pode ser um conceito sobre networking, partindo do princípio que o mundo é tudo aquilo que está a nossa volta.
Com o passar dos anos, as minhas experiências de vida e a própria maturidade foram me trazendo inteligência para desenvolver conexões mais significativas, mais palpáveis. Fui entendo que estreitar a relação do motorista do Uber, com a oficina do meu amigo e o gerente de uma loja de alugueis de carros, poderiam trazer muitos benefícios para essas pessoas que não se conheciam!
Isso é incrível!
E se de um ponto pensamos no impacto que isso traz para a vida das pessoas, socialmente falando, imagine o que pode acontecer quando levamos essas ações para dentro das empresas, envolvendo todas as pessoas na construção de um networking com significado?
No próximo artigo quero conversar com você sobre duas questões muito importante: por onde você começa a estruturar o networking na sua empresa e onde você faz isso!
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Kalil é palestrante, pedagogo, empresário e especialista em Propósito e Felicidade no Trabalho. Em sua coluna aqui no portal escreve sobre propósito, gestão de pessoas, recursos humanos e motivação.
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