Hoje vamos te contar as novas previsões de Bill Gates de como será o novo normal. Entenda para o que negócios e empreendedores devem se preparar em 2021 e além, segundo o guru da Microsoft.
Há cerca de 5 anos atrás Bill Gates subiu ao palco em uma palestra do TED, onde ele praticamente previu toda essa situação que estamos vivendo agora.
O resultado desse TED dele é que hoje ele acabou virando uma das vozes proféticas do nosso tempo. Agora, tá todo mundo interessado em ouvir o que ele tem a dizer sobre como vai ser o novo normal. Será que ele vai ser o Nostradamus da nossa geração?
Brincadeiras a parte, mas que da última vez ele acertou em cheio, ele acertou.
Bom, a última empreitada dele é um podcast que ele está apresentando junto com a atriz Rashida Jones. A ideia é justamente discutir algumas das maiores questões da humanidade atualmente: o Novo Normal, Desigualdade, Aquecimento Global… Está tudo lá.
Se você entende inglês e quer conhecer o podcast, eu estou deixando o link aqui.
Bom, A primeira previsão dele é a de que as reuniões remotas vão, definitivamente, se tornar o novo normal.
Antes de toda essa situação, muitas pessoas pensavam que um cliente ou prospect poderia se sentir meio desprestigiado se você resolvesse fazer uma reunião pelo Zoom ao invés de ir encontrar o outro pessoalmente.
Mas agora, como as pessoas foram forçadas a se adaptar ao Zoom, vai ser cada vez mais comum continuar tocando algumas reuniões virtualmente.
Ele inclusive faz um paralelo com a segunda guerra mundial, quando as mulheres entraram para a força de trabalho. Após o fim do conflito muitas acabaram permanecendo.
O pensamento comum a partir de agora vai ser “será que eu realmente preciso me deslocar até lá?”. Segundo ele a pandemia nos deu o direito de fazer essa consideração, e ele vai mais longe, dizendo que provavelmente essa tendência vai extrapolar as reuniões de trabalho e atingir também outros tipos de interações entre as pessoas.
A segunda previsão está relacionada com um mundo que o Bill Gates conhece muito bem: software. Ele diz que com essa mudança de mentalidade em prol de mais reuniões remotas, os softwares usados para fazer isso vão ter melhorias muito significativas no futuro próximo.
O próprio Bill Gates chegou a admitir que “Esses softwares ainda eram bem desajeitados quando tudo isso começou, mas agora que muitas pessoas estão usando esse tipo de ferramentas, vocês vão se surpreender com o quão rápido a gente vai inovar com esses softwares.”
Bom, acho que nessa área ele sabe bem o que está falando. Então, em um futuro próximo podemos esperar ferramentas muito melhores para trabalho remoto.
Agora a terceira previsão dele diz respeito aos escritórios. Ao contrário do que alguns vem dizendo, de que os escritórios estão com os dias contados, Bill Gates acredita que eles ainda vão continuar existindo, mas de uma forma um pouco diferente.
Ele afirma que como estamos fazendo mais coisas à distância, isso significa que precisaremos ir menos ao escritório, e isso implica em algumas consequências para estes espaços comerciais.
As empresas a partir de agora vão poder fazer um uso mais racional do espaço, e escritórios menores farão parte do dia-a-dia de muitas companhias.
Ele diz até que podemos começar a ver casos de escritórios compartilhados por mais de uma companhia, que vão portanto poder dividir o espaço escalonando os dias que os funcionários de cada empresa vão estar no escritório.
Pois é, na minha opinião acho que ainda temos alguns desafios para fazer uma logística como essa funcionar. Mas como as coisas estão mudando bem rápido, acho que é capaz de as empresas arrumarem um jeito de fazer isso dar certo. Mas agora me conte o que você acha sobre isso aqui embaixo nos comentários.
Eis aqui a quarta previsão dele, que digamos que é uma consequência das anteriores. Bill Gates acredita que com essas mudanças todas, no novo normal nós vamos começar a repensar a maneira e o local em que vivemos.
Como estaremos menos presos à um escritório físico, vamos poder escolher nosso local de moradia com mais liberdade. Então, morar em bairros mais perto do centro, pagando mais caro por menos espaço, pode deixar de fazer tanto sentido.
Sem precisar se deslocar todos os dias para o escritório, mudar para cidades menores, com menos trânsito, mais qualidade de vida e muito mais espaço em casa pode passar a fazer muito sentido.
Até por que ele acredita que se a gente vai passar mais tempo em casa e até trabalhar mais de casa, é capaz que a gente comece a repensar o layout das nossas casas também.
Na minha opinião acho que essa previsão até que é bem plausível. Em São Paulo mesmo a gente já está vendo movimentos de algumas grandes empresas nesse sentido.
A XP investimentos anunciou que pretende trocar SP por uma cidade no interior, próximo da capital, então acho que isso pode levar as pessoas a de fato procurar mais qualidade de vida e mais espaço em cidades um pouco menores.
Em sua quinta previsão ele continua, e dizendo que com toda essa quebra de paradigma, a forma com que a gente socializa também vai mudar.
Então, como a gente vai passar menos tempo no escritório e mais tempo em casa, vamos começar a socializar menos no trabalho e mais com nossas comunidades locais.
Considerando que vamos ter menos interação social no trabalho, e enquanto seres humanos nós precisamos de interação social, a gente vai acabar passando mais tempo socializando com a família, com os amigos e até com outras pessoas que moram na mesma região que você.
Eu acredito que isso faz sentido, a gente precisa interagir com outras pessoas. Então, se não temos mais a interação social no trabalho, é natural recorrermos mais aos que estão próximos da gente.
Mas agora a sexta previsão dele é um pouco menos otimista. Gates diz que as coisas não vão voltar totalmente ao normal por um bom tempo ainda.
Isso porque para que as coisas possam voltar totalmente ao normal, será preciso que a situação toda esteja sob controle em uma boa parte do mundo.
Por mais que a vacina chegue logo para alguns países, enquanto a maior parte dos países não estiver vacinando as pessoas, a situação não vai poder voltar ao normal totalmente.
Vamos precisar esperar para que muitos países façam campanhas de vacinação bem sucedidas, para então voltarmos ao que tínhamos antes, evitando assim que novos surtos apareçam.
Mas não precisa ficar totalmente desacorçoado! Pois a sétima previsão de Bill Gates é a de que a próxima pandemia não vai nos atingir tão gravemente. Uma vez que o mundo num geral vai estar melhor preparado pra lidar com ela.
Ele acredita que em uma próxima vez, muitos países estarão preparados para agir como a Coréia do Sul ou a Austrália. Países que rapidamente começaram a testar e quarentenar as pessoas contaminadas, evitando um surto maior.
E ele continua, dizendo que acredita que nossas ferramentas para realizar testes também serão aprimoradas e estarão muito melhores.
O fato é que ainda temos muito trabalho a fazer para superar essa situação toda e nos adaptarmos ao que será o novo normal. No entanto, o lado bom de toda essa experiência super difícil é que aparentemente o prognóstico para o futuro parece mais promissor agora do que no começo de tudo isso.
No final das contas minha gente, nossa maneira de trabalhar está se tornando mais eficiente. Além disso, os laços dentro das comunidades locais estão se reforçando e estamos até aprendendo a nos preparar melhor para esse tipo de situação.
Conheça a história de George Soros, que é o mais polêmico de todos os bilionários e veja o que é…
Veja como alinhar a resiliência com o seu propósito no seu dia a dia.
Veja aqui como desenvolver melhor a sua resiliência.
Leia aqui uma reflexão sobre a importância da força feminina no empreendedorismo.
Veja aqui a importância do autoconhecimento e de termos uma boa relação com nós mesmos.