Primeiros Passos

O que é Empreendedorismo Digital: conceito e ideias

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Hoje vamos dar sequencia na nossa série “Conceitos do Empreendedorismo” e vamos falar sobre o que é empreendedorismo digital. Tudo o que você precisa saber está aqui: o conceito, como começar e algumas dicas e ideias.

Se preferir, você pode assistir ao vídeo que fizemos sobre o assunto.

O que é Empreendedorismo Digital?

Para definir empreendedorismo digital em algumas poucas palavras, podemos dizer que empreendedorismo digital é basicamente: criar um negócio que funcione pela internet. Mas dá para nos aprofundarmos um pouco mais nessa ideia. E além de explorar o conceito, também podemos contar como começar e te oferecer algumas dicas e ideias.

Empreendedorismo digital é desenvolver um modelo de negócios para oferecer um produto ou serviço em um meio digital, gerando lucro com isso.

Existem algumas formas diferentes de fazer isso, mas as duas mais comuns são:

  1. Desenvolver um produto ou serviço próprio, e então, começar a vender na internet;
  2. Ou vender na internet produtos de terceiros, utilizando meios digitais e algumas estratégias de marketing.

É importante dizer que essas duas não são as únicas opções, mas sim as mais comuns, ok?

Alguns exemplos de empreendimentos digitais são:

  • E-commerce;
  • Curso online (também chamado de infoproduto);
  • Blog;
  • Canal do YouTube;
  • Ou até mesmo um serviço oferecido online.

Vantagens do Empreendedorismo Digital

Atuar no ambiente virtual tem algumas vantagens para o empreendedor que opta por esse caminho. Uma é o crescimento inegável do ambiente virtual nos últimos anos, especialmente em momentos desafiadores.

Uma outra vantagem clara de estar online é a disponibilidade. Se você tem seu produto ou serviço anunciado online, seu consumidor pode realizar a compra de qualquer lugar e a qualquer momento.

Muitas transações também podem ser feitas de forma instantânea, com a compra, pagamento e a entrega automatizadas. Portanto, você não vai sofrer com restrições geográficas, horários de funcionamento ou disponibilidade de vendedores para atender seu cliente.

Com cada vez mais gente conectada, ao vender na internet você pode impactar um número grande de pessoas. Seu negócio pode ganhar bastante visibilidade, atingindo consumidores que provavelmente não chegariam fisicamente até o seu negócio.

Por fim, mas não menos importante, começar um negócio online também requer um investimento inicial reduzido, se comparado com iniciar um negócio físico. E é possível que os custos de operação também sejam reduzidos.

Negócio fácil, será?

Conforme você já viu, começar um negócio online pode ser bem simples, mas isso não significa que ter um negócio online seja fácil. Essa é uma armadilha em que caem muitos aspirantes a empreendedores. Muitos acham que é só colocar o negócio no ar e as vendas vão acontecer milagrosamente.

Não é bem assim que funciona. Ter um negócio online requer investimento, esforço e dedicação, assim como ter um negócio físico. Para fazer a coisa funcionar você vai ter que se dedicar bastante.

Começando no Empreendedorismo Digital

Nicho de Mercado

Para começar no empreendedorismo digital, o primeiro passo é escolher um nicho de mercado. Você precisa ter em mente que qualquer negócio surge para resolver o problema de um certo grupo de pessoas. Não adianta achar que seu produto ou serviço é para todo mundo, por que aí você não vai atingir ninguém.

Então a primeira coisa é definir qual problema o seu negócio resolve e para qual grupo de pessoas. Quando você tiver essa resposta você vai saber que nicho você quer atuar.

Vou te dar um exemplo: esse post aqui faz parte de uma seção do Empreender no Mundo que se chama “Primeiros Passos“. A ideia desta sessão é explicar alguns conceitos básicos para pequenos empreendedores que estejam começando seus negócios neste momento.

Tudo é pensado para ajudar pequenos empreendedores nesse nicho, e não para qualquer empreendedor, entendeu?

Plano de Negócios

Um outro ponto importante para quem quer começar e se tornar um empreendedor digital é fazer um plano de negócios. Pode ser um plano simples, mas é importante ter um documento que te mostre para onde vai o seu negócio.

Nós temos um artigo com vídeo bem completo aqui no portal falando sobre plano de negócios. Você pode conferi-lo aqui. Aproveite e faça o download do nosso guia grátis que fizemos especialmente para te ajudar a fazer o seu plano de negócios.

O plano de negócios pode soar uma coisa meio clichê, mas ele realmente ajuda muito a se manter nos trilhos. Além disso ele te ajuda a ter mais claro aonde você está e aonde você quer chegar com seu negócio.

Monetizando o seu negócio

Uma outra coisa que você precisa ter mente antes de começar o seu negócio digital é pensar em como você vai monetizar esse negócio. E esse é outro ponto em que o seu plano de negócios pode te ajudar.

Monetizar é conseguir fazer o seu negócio gerar dinheiro. Então, se você vai começar um negócio online, comece sabendo como esse negócio vai te gerar receita. Pois, isso é fundamental para a viabilidade do seu empreendimento no longo prazo.

Marketing Digital

Agora que você já sabe que precisa de um nicho definido e um plano de negócios, temos o terceiro elemento que você vai precisar dominar para fazer o seu negócio online decolar: marketing digital.

Você vai precisar estudar um tanto e traçar uma boa estratégia de marketing para:

  1. Primeiro atrair pessoas;
  2. Depois para converter essas pessoas em leads (ou compradores em potencial);
  3. E por fim trabalhar seus leads e convertê-los em clientes.

Isso é basicamente o que ilustra o funil de marketing que você já deve ter ouvido falar por aí.

O primeiro passo será utilizar conteúdo para atrair um bom tráfego de visitantes para uma zona de conversão. Essa zona de conversão pode ser o seu site, ou então, o site do produto que você está divulgando, caso você seja afiliado. Esse tráfego pode vir de: blog posts, mídias sociais e até mesmo de anúncios.

Um ponto que é importante mencionar é que para ter alguns resultados mais rápidos ajuda muito investir em anúncios. Especialmente para quem está começando do zero.

Você pode ter uma estratégia para vender no orgânico também, mas é pouco provável que você vá ter resultados consistentes no começo só com tráfego orgânico.

Boa parte da chave para o sucesso de seu negócio online está aqui. Você precisa ter em mente que para vender online você precisa atrair tráfego (que são as pessoas) para uma zona de conversão (que é uma página de vendas). Quanto melhor você ficar nisso, melhor serão os seus resultados.

Analise seus resultados

Uma outra dica importante é: sempre analise muito bem os seus resultados, sejam eles bons ou ruins. Um ponto positivo de se operar um negócio online é que você tem acesso a muitos dados sobre o comportamento do seu cliente e dos seus leads.

E essa informação é muito importante! Pois, é interpretando esses dados e métricas que você vai conseguir otimizar os seus esforços, sempre em busca de atingir resultados cada vez melhores.

Ideias de negócios digitais

Agora eu quero te dar algumas ideias de negócios digitais que você pode começar.

E-commerce

A primeira ideia é um clássico de empreendimento digital: um e-commerce.

Se você já tem ideia de um produto que quer oferecer, você pode abrir uma loja virtual. Se você trabalhar certinho a questão do marketing e vendas pode ser um bom começo para seu negócio.

Hoje em dia, começar certinho, com uma plataforma estável e segura é simples com soluções como o Shopify e o WooCommerce.

Infoprodutos

Uma outra ideia é você trabalhar com infoprodutos. E aqui existem muitas possibilidades. Se você é especialista em um determinado assunto, você pode escrever e-books sobre o assunto e vender online. Seu e-book pode ser vendido na Amazon ou em plataformas de comercialização e distribuição de infoprodutos como a Hotmart.

Veja esse e-book grátis da própria Amazon para entender como começar. Você também pode conferir nosso passo a passo completo com dicas para aprender a vender na Amazon, veja aqui.

Uma outra possibilidade se você for um especialista em determinado assunto, é oferecer uma consultoria digital e procurar alguns clientes no seu ramo de especialidade.

Cursos online

Você também pode criar um curso online para ensinar as pessoas a fazer alguma coisa que você sabe fazer bem. As possibilidades aqui são infinitas. Hoje em dia as pessoas já estão bastante acostumadas a consumir conteúdo em formato digital. Então, se você fizer sua lição de casa pode ter bastante sucesso lançando um curso.

Você tem conhecimento para compartilhar no curso, mas não sabe como divulgar e vender esse curso? Tudo bem! Você pode fazer uma parceria com um profissional de marketing que saiba vender. E então depois vocês dividem os resultados na proporção que vocês acordarem. Isso é o que chamamos de co-produção.

Isso também funciona para quem manda bem no marketing digital, mas ainda não tem como dar um curso. Você pode localizar um especialista e fazer uma parceria, onde o especialista entra com o conteúdo do curso e você com a estratégia e a tática para marketing e vendas.

Canal no Youtube e Redes Sociais

Uma outra possibilidade é você escolher um nicho específico e lançar o seu próprio canal no YouTube. Além disso você pode também lançar um perfil nas redes sociais como o Facebook e o Instagram. Você pode ir construindo uma audiência que veja a sua autoridade no nicho em que você atua e utilizar seus perfis para fazer vendas.

Por fim…

A verdade gente é que as possibilidades no mundo online são quase infinitas. Muita gente está conectada na internet e sempre tem gente procurando pelos mais diversos assuntos.

O segredo é ter um bom plano, colocar as coisas em prática e ir fazendo os ajustes necessários conforme você estiver caminhando. Tem que ter paciência, consistência e sempre ir se atualizando. Lembre-se: os resultados aparecem para quem persiste.

Se você quiser entender mais sobre negócios online e como começar o seu, veja esta série de artigos que fizemos sobre o assunto:

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Esperamos que este artigo tenha sido esclarecedor para você. Estamos formando uma legião de empreendedores bem-sucedidos, vamos juntos?

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Afonso Pimenta

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