O que é Networking?
Há algumas semanas venho escrevendo sobre Networking e tive a honra de receber alguns feedbacks (de leitores) sobre alguns artigos, sugerindo que eu escrevesse algo mais conceitual e até mesmo tirando dúvidas sobre o que é Networking.
Por isso decidi fazer esse artigo, talvez com um sentido mais teórico, ajudando empresários e empreendedores a entenderem de maneira mais objetiva o que é e como podemos estabelecer uma relação mais significativa com outras pessoas, a fim de estreitar relacionamentos e utilizar essa oportunidade para o aumento de negócios.
Por Kalil Lucena
Todos nós de alguma maneira fomos estimulados a nos relacionar. Fomos educados para falar com as pessoas, ser educado e gentil, seja em casa, com os colegas da escola, com os professores e até mesmo com os amigos da rua.
Quando a gente foi crescendo, essa idéia de relacionamento foi sempre se tornando cada vez mais importante. Ainda mais quando conseguimos o nosso primeiro emprego. Relacionar-se com o chefe, com os colegas de trabalho e clientes, são fatores fundamentais para o nosso crescimento.
É interessante destacar que, todos esses relacionamentos que foram criados, cuidados e mantidos, nos ajudaram em algum momento da nossa vida. Nos trazendo benefícios valiosos, seja lá atrás na época escolar, em algum estudo na época da faculdade e até hoje com o colega do trabalho.
Ou seja, relacionar-se é algo que sempre esteve muito presente no nosso DNA, enquanto seres humanos.
O fato é que, no momento presente, atuando como gestores, empresários ou empreendedores, ainda continuamos criando novas conexões, novos contatos, novos colegas. E precisamos entender como organizar esse “novo olhar de relacionamento” em um ambiente corporativo.
O mundo dos negócios requer de nós a capacidade de desenvolver essas relações comportamentais. Fazer networking é quase uma obrigação que devemos ter na nossa agenda diária, a fim de oxigenar o nosso negócio e criar novas parcerias de trabalho.
Leia também:
- 4 séries no Prime Video para te entreter e te dar alguns insights
- Boas ideias de negócios que tornam a vida na Inglaterra mais prática
- Ferramentas que podem auxiliar nessa época de home office
Assim, networking pode ser considerado uma atividade de negócios, socioeconômicos, pela qual empresários e empreendedores se conhecem para formar relacionamentos comerciais. Ale reconhecer, criar ou agir sobre oportunidades de negócios, compartilhar informações e buscar parceiros em potencial para empreendimentos.
Aqui estamos falando sobre a capacidade de construir uma rede de contatos profissionais para trocar experiências e informações e potencializar oportunidades através de relacionamentos.
Não é uma tarefa tão fácil conceituar networking no mundo dos negócios, mesmo sendo algo, aparentemente, tão simples de entender.
É muito comum, sobretudo em um ambiente profissional, encontrarmos diversas opiniões quando o assunto é networking. E isso se deve as diferentes maneiras culturais que fomos inseridos e também tem muita relação com a área que cada profissional atua.
Eu costumo dizer que: networking é toda idéia que esta centrada em compartilhar informações, conhecimentos, insights, auxílio e outros contatos que podemos contribuir para as pessoas que estão a nossa volta.
Leia também:
- Como fazer um plano de marketing simples e eficiente
- Qual é a importância do empreendedorismo?
- Como Vender na Amazon: passo a passo completo com dicas
Ainda assim, tem relação com a minha compreensão em estar disposto a ajudar pessoas e estabelecer pontes entre elas. Proporcionar relações colaborativas, reconhecendo a nossa interdependência, amadurecendo no sentido de que, precisamos sempre uns dos outros.
Hoje em dia, não basta ser um bom profissional. Você precisa desenvolver sua competência de comunicação e networking para melhorar sua rede de contatos. E se abrir para novas parcerias e contatos que irão surgir.
E sabe quando você começa a praticar o networking? Agora!
Comece de maneira muito simples. Olhe para o seu lado, note as pessoas que estão a sua volta, seja em casa, no trabalho, em um coworking, no uber, seja na fila da livraria ou na praça de alimentação do shopping.
A gente nunca sabe quem está ao nosso lado!
No mundo do networking pode acontecer!
No próximo artigo, quero falar com vocês sobre como desenvolver a nossa capacidade de networking e onde podemos encontrar pessoas que nos auxiliam nesse processo!
Seja uma ponte, faça uma ponte ou crie uma ponte e você verá como é incrível poder ser tudo isso, ao mesmo tempo, e entender a força que tem o nosso relacionamento.
. . .
Deixe seu comentário aqui embaixo e não se esqueça de compartilhar!
Kalil é palestrante, pedagogo, empresário e especialista em Propósito e Felicidade no Trabalho. Em sua coluna aqui no portal escreve sobre propósito, gestão de pessoas, recursos humanos e motivação.
Siga o Kalil Lucena nas redes sociais:
As opiniões aqui apresentadas são do colunista e não refletem necessariamente a opinião ou posição do portal Empreender no Mundo.