No artigo de hoje vamos falar sobre o que esperar de um líder em sua atividade e quais os benefícios que a liderança traz para o seu processo operacional e de produtividade.
Mas, antes de continuarmos quero apenas fazer uma pausa para tratarmos de um assunto que fiquei de explorar aqui com vocês!
Na semana passada falamos sobre as características de um líder (leia aqui) e no final do artigo eu disse que, muitas pessoas acabam apresentando essas características de liderança como um modelo de liderança. Por exemplo: o líder determinado, o líder contador de histórias, o líder inspirador e etc.
Particularmente, nas palestras e treinamentos que tenho feito, não tenho disseminado essa maneira de desenvolver liderança.
É claro que todos temos habilidades e marcas pessoais que se destacam mais que outras. Porém, não gosto muito desse rótulo de um perfil de liderança que se cria em torno de alguém.
Em conversas que tenho com algumas pessoas, percebo que, quando eu digo que uma pessoa é um líder democrático, por exemplo, muitas vezes a pessoa acaba se fechando para um outro perfil de liderança que também pode fazer parte das características dela.
Já ouvi muitas pessoas falando: “Meu estilo de liderança é o determinado”. E parece que com isso, não se tem mais nenhuma outra habilidade para ser trabalhada e/ou desenvolvida.
Ser líder é entender que você precisa estar em constante evolução. Quando falamos de ouvir as pessoas da sua equipe, dar espaço a escuta e pensar em ações sobre isso, é você entender que precisa se refazer a todo momento, precisa atuar nas limitações da sua equipe e ou minimamente pedir ajuda as pessoas mais experientes.
Além de ensinar, o líder deve aprender com os outros e reconhecer os méritos de sua equipe. Assim, comprometer-se com o trabalho e agir de forma ética. A humildade e integridade devem ser fatores predominantes em sua personalidade.
É necessário ter esforço, manter-se bem informado e disposto a ajudar a equipe em momentos de desafios. Além disso, é necessário entender que as pessoas esperam de nós assertividade e responsabilidade em momentos de gerenciamento de crises.
O diferencial de um bom líder está na sensibilidade de quanto:
Por isso que é fundamental saber escutar e dar espaço para que as pessoas falem e contribuam.
Certa vez, fui fazer um trabalhando de desenvolvimento de liderança na empresa e levantei alguns pontos de desafios para resolver junto com a equipe.
Me lembro que essas situações foram levantadas pelos próprios gestores. Ou seja, os próprios líderes me apresentaram problemas que gostariam que eu resolvesse com a equipe.
Comecei as atividades falando sobre liderança, apresentando o conceito de liderança e construímos juntos o significado para eles.
Depois fizemos uma atividade onde eu entreguei para eles, em grupos, os “problemas” que haviam sido entregues para mim. Eles tinham um tempo para resolver aquela situação e depois entregaríamos para um outro grupo validar.
Assim, teríamos dois grupos observando pontos de ação para uma determinada situação.
Adivinhem: todos os problemas apontados pelos gestores, foram resolvidos pela própria equipe.
Nesse caso, você na sua postura de líder, apenas lapida alguma ideia ou ação e direciona algum ponto que pode ser melhor desenvolvido. Mas, fato é que quando você dá espaço para as pessoas falarem elas construirão e farão isso de maneira inteligente!
Desenvolver líderes é um processo desafiador e muitas vezes difícil.
Muitas pessoas me perguntaram: “Dá trabalho, né?” E eu digo: “Sim, dá muito trabalho!“
Se você não tinha essa cultura dentro da sua empresa, de praticar o desenvolvimento da liderança, é claro que ela se torna mais desafiadora. Até mesmo porque, quando agimos em algo que mexe com a cultura organizacional, o impacto é grande. Uma vez que as pessoas já estão acostumadas com “aquele jeito de trabalhar”.
Mas, vale muito a pena “esse trabalho” grande que você líder vai ter, pois isso é um investimento a longo prazo no seu time. Eles se sentem confiantes, parte do processo, você aumenta o senso de pertencimento e isso repercute nos resultados da sua empresa.
Quanto maiores forem as responsabilidades, maiores serão as chances de aprendizado. E assim, você contribui com o crescimento das pessoas, melhoria dos processos e desenvolvimento de performance.
Ao passo que ajudamos as pessoas a se desenvolverem, elas alcançam e acessam seu melhor potencial. E esse espirito de gratidão faz com que eles se tornem mais úteis e mais colaborativas para ajudar.
Quando as suas metas estão bem articuladas, desafiadoras e alinhadas com o seu time, a superação motiva as pessoas a alcançarem melhores resultados. E você deve estar envolvido nessas conquistas.
A satisfação e autorrealização são fundamentais nesse processo de descobertas e ajuda mútua.
O espírito de colaboração dentro da sua empresa, deve ser a sua maior preocupação, pois ninguém derruba um time motivado, comprometido e pertencente. As dificuldades até poderão aparecer, mas essas pessoas estão unidas, juntas para driblar os percalços e buscar soluções.
Uma vez li em algum lugar que:
E isso a cada dia faz mais sentido para o nosso trabalho de líder, empresário, empreender e gestor!
Então, me diga:
Como está a sua equipe?
Como estão os seus líderes?
E como está a sua liderança?
Deixe seu comentário aqui embaixo e não se esqueça de compartilhar!
Kalil é palestrante, pedagogo, empresário e especialista em Propósito e Felicidade no Trabalho. Em sua coluna aqui no portal escreve sobre propósito, gestão de pessoas, recursos humanos e motivação.
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