Tenho falado muito sobre desenvolvimento de competências e habilidades nos artigos que venho escrevendo e por isso, resolvi compartilhar com vocês algo mais conceitual e prático sobre o tema. Vamos refletir sobre o que são competências e habilidades?
O mercado, em geral, tem falado sobre a importância de desenvolver competências e habilidades e no mercado empresarial, empreendedor isso não é diferente.
A todo momento estamos nos referindo as competências e habilidades de uma pessoa, seja ela líder, gestor, empresário, empreendedor ou colaborador.
Mas, competências e habilidades são as mesmas coisas?
Não, não são!
Devemos saber que o empreendedorismo resulta em fortes impactos na sociedade em geral. Inclusive produzindo novos empregos, gerando rendas, proporcionando crescimento e desenvolvimento para o país.
Por isso, quando falamos em empreendedorismo é tão importante falarmos sobre competências e habilidades para pessoas que dependem desse conceito, na prática, diariamente.
As competências se dão por um conjunto de habilidades e conhecimentos relacionados a uma área específica. Elas podem ser desenvolvidos por meio de treinamentos ou experiências vivenciais e possibilitam a atuação efetiva em um trabalho ou situação.
É interessante ressaltar que uma competência pode ser desenvolvida ou aprimorada, seguindo parâmetros ou métodos que propiciem nesse processo.
Por outro lado, as habilidades são qualidades que as pessoas têm para realizar alguma atividade, elas são características que podem ajudar a desenvolver competências.
As habilidades estão associadas ao saber fazer, ao saber realizar ou praticar.
Elas têm uma relação com atividades físicas ou mentais que possam indicar capacidade a serem adquiridas.
Desta forma, entendemos que a competência pode ser aprendida, já a habilidade é inata.
Por isso quando notamos, independente do segmento que estamos, que alguém está com alguma limitação em desenvolver uma atividade é importante nos atentarmos para identificar que tipo de limitação é essa. Pois, se for algo que se refira a competência, isso pode ser desenvolvido e aprimorado.
Entretanto é importante esclarecer que, ter habilidade para desempenhar uma determinada função ou papel não significa, necessariamente, que a pessoa é competente e para ser competente é preciso ter determinadas habilidades.
Em alguns casos, o mais competente pode até ser o menos habilidoso. Por exemplo, para fazer uma boa comida, um bom prato, a pessoa pode ter a habilidade de cozinhar e aplicar seus belos segredos, porém a competência é o que ela poderá aprender em um curso de gastronomia.
Essa reflexão é muito importante para nós, pois a todo momento precisamos rever algo que precisamos desenvolver em nossa vida. Sobretudo em um momento que temos falado tanto em inovação e ressignificação.
Já dizia Darwin:
Por isso que é importante, enquanto líderes, estarmos de olho no nosso time e colaborar com nossa experiência para a melhoria e desenvolvimento de suas competências e habilidades.
Deixe seu comentário aqui embaixo e não se esqueça de compartilhar!
Kalil é palestrante, pedagogo, empresário e especialista em Propósito e Felicidade no Trabalho. Em sua coluna aqui no portal escreve sobre propósito, gestão de pessoas, recursos humanos e motivação.
Siga o Kalil Lucena nas redes sociais:
As opiniões aqui apresentadas são do colunista e não refletem necessariamente a opinião ou posição do portal Empreender no Mundo.
Conheça a história de George Soros, que é o mais polêmico de todos os bilionários e veja o que é…
Veja como alinhar a resiliência com o seu propósito no seu dia a dia.
Veja aqui como desenvolver melhor a sua resiliência.
Leia aqui uma reflexão sobre a importância da força feminina no empreendedorismo.
Veja aqui a importância do autoconhecimento e de termos uma boa relação com nós mesmos.