Colunas

O que são relações significativas no trabalho?

Gostou? Compartilhe!

Em nossas conversas anteriores falamos muito no termo “relações significativas” e recebi alguns feedbacks para conversarmos um pouco mais sobre isso. Resolvi, então, escrever essa semana sobre o que são relações significativas no trabalho.

Por Kalil Lucena

Há todo momento nós estamos nos comunicando, aprendendo, trocando informações e experiências. Enquanto seres humanos temos a necessidade vital de nos relacionar, seja dentro das nossas casas, na comunidade onde atuamos ou no trabalho.

As habilidades sociais nunca foram tão exigidas pelas pessoas nos últimos anos. Levando em consideração todas as áreas de atuação da nossa vida, sobretudo no trabalho.

Ser bem-sucedido hoje em dia tem total relação com o desenvolvimento das habilidades sociais que podemos ter. Aqui, vale a pena conceituar o termo bem-sucedido apresentado, como algo que requer das pessoas equilíbrio emocional e bem-estar. Estes resultam em competências necessárias para o sucesso nas relações.

Se em nossa vida social é tão importante relacionar-se, aprender a escutar e praticar a empatia, no campo das relações de trabalho não poderia ser diferente.

Então pensamos: O que são relações significativas e como eu posso desenvolver e praticar, no meu dia a dia, no trabalho?

Para você empresário, empreendedor ou gestor que está aqui agora comigo e busca, na prática, desenvolver em sua empresa relações significativas, quero começar dizendo que realizar tal feito nada mais é do que promover no seu ambiente de trabalho relações significativas, que tenham significado para as pessoas: começando por você!

Você precisa encontrar o significado da sua empresa ou do seu negócio existir!

O primeiro passo começa em você e por você!

E aqui vai alguns tópicos para que você possa pensar:

  • Qual é o significado da minha empresa existir?
  • Qual é a minha intensão, além do lucro, de eu ter o meu negócio?
  • Como eu tenho comunicado esse significado para a minha equipe?
  • Como está a experiência das pessoas na minha empresa?

Esses são 4 pontos que você pode começar a pensar, estruturar, planejar e colocar em prática na sua empresa.

Você não precisa fazer isso sozinho, convide seus sócios para pensarem com você ou até mesmo os gestores e colaboradores da sua empresa. Ainda assim, estou disponível para conversar sobre esse desenvolvimento com você!

Quando paramos para pensar sobre esses tópicos, começamos a perceber que criar ou proporcionar relações significativas tem relação com o genuíno, com interesse, com a melhoria das conexões pessoais no trabalho, promovendo uma qualidade nos relacionamentos.

  • Você tem um interesse genuíno em conhecer as pessoas da sua empresa?
  • Você se interessa pelas experiências e histórias das pessoas?
  • As pessoas que trabalham com você têm esse interesse genuíno entre elas?

Tenho falado muito nos últimos anos sobre o significado que as coisas têm. E essa discussão está dentro das empresas e deve ser refletida e conversada com os donos e gestores.

Essa é uma pauta desafiadora.

Leia também:

Não é tão simples pensar sobre isso, pois essa reflexão vai além da rotina de todas as pessoas. É um desafio prazeroso, que traz significado para você e para os que estão no dia a dia com você.

Tenho vivido experiências incríveis com empresários, empreendedores e gestores que abriram espaço para que essa discussão acontecesse dentro das organizações.

  • Quantas vezes você analisou o que foi construído para a sua empresa como missão, visão e valores?
  • Quantas vezes você se identificou com esse material que foi criado?
  • E quantas vezes você utilizou essa construção em processos seletivos, por exemplo?
  • As pessoas que trabalham com você, elas estão conectadas a esses pilares?

Tenho observado nas empresas que a missão, visão e valores não passa de apenas aquele quadro velho e empoeirado que fica em algum lugar. E que ninguém se quer percebe, ninguém se quer se conecta com aquilo.

  • Será que esse material não precisa ser revisitado?
  • Faz sentido para você, hoje, um material que mal é revisitado e comunicado?

Criar relações significativas ou com significado é isso, é você ser genuíno, é você se interessar pelas pessoas, por suas experiências, vivências e histórias. E não apenas isso, mas conectá-las a sua história ou a história da sua empresa.

Me lembro que certa vez, estava realizando um processo seletivo e a gestora da vaga destacou de maneira muito incisiva os valores que aquela empresa tinha. Olhando para o MVV (Missão, Visão e Valores) que foi criado. Lá dizia que a empresa se importa com as famílias: mães, pais e filhos.

Leia também:

Fui percebendo, ao longo do processo, o quanto essa informação impactava para os candidatos à vaga, sobretudo pais separados, mães solteiras etc.

Esse é um exemplo de relação significativa. É importar-se com o outro, com a dificuldade dele e trazer isso para um lugar mais amplo. Estendendo a mão às pessoas, sem julgamentos e potencializando esses fatores como resultado de trabalho.

Não cheguei a constatar o motivo daquele ser um valor tão importante para aquela empresa. Mas muito provavelmente quem pensou naqueles valores, passou por algo semelhante. Entendeu o significado desse desafio e trouxe essa ideia para dentro da empresa.

Colaborar para as relações significativas no trabalho é não negligenciar as histórias das pessoas e criar um ambiente misto e diverso. Um espaço onde todos esses fatores, bem compreendidos, dão espaços para mentes mais criativas, para trabalho em equipe, para a identificação empresarial, boa performance e excelentes resultados.

Se você quer atingir metas e ter mais produtividade, efetividade em seus resultados, desenvolver relações significativas é um passo fundamental para a sua empresa.

John Cassis Maxwell já afirmava:

“As pessoas não se importam com quanto você sabe, até saberem o quanto você se importa com elas”

E esse é papel fundamental de nós gestores e liderem, em disseminarmos as relações com significado para o mundo, sobretudo no trabalho.

. . .

Deixe seu comentário aqui embaixo e não se esqueça de compartilhar!

Kalil é palestrante, pedagogo, empresário e especialista em Propósito e Felicidade no Trabalho. Em sua coluna aqui no portal escreve sobre propósito, gestão de pessoas, recursos humanos e motivação.

Siga o Kalil Lucena nas redes sociais:

As opiniões aqui apresentadas são do colunista e não refletem necessariamente a opinião ou posição do portal Empreender no Mundo.

admin

Recent Posts

A polêmica vida de George Soros

Conheça a história de George Soros, que é o mais polêmico de todos os bilionários e veja o que é…

3 anos ago

Qual é a relação da Resiliência e Propósito?

Veja como alinhar a resiliência com o seu propósito no seu dia a dia.

4 anos ago

Como podemos aplicar a resiliência de maneira prática no nosso dia a dia?

Veja aqui como desenvolver melhor a sua resiliência.

4 anos ago

Resiliência

Descubra aqui o que é e como desenvolver a sua resiliência.

4 anos ago

A importância da força feminina no empreendedorismo

Leia aqui uma reflexão sobre a importância da força feminina no empreendedorismo.

4 anos ago

Seja o seu maior entusiasta!

Veja aqui a importância do autoconhecimento e de termos uma boa relação com nós mesmos.

4 anos ago