Para inaugurar nossa sessão “No Mundo”, onde compartilharemos histórias de modelos de negócios que vem fazendo sucesso no exterior, escolhemos apresentar aos brasileiros uma empresa que já faz parte de nosso cotidiano aqui na Inglaterra há algum tempo: o Ocado. Conheça e inspire-se com essa história de sucesso e inovação!
O Ocado é um supermercado online britânico que se intitula o maior varejista de supermercado online no mundo. A empresa foi fundada por três amigos como um protótipo em 2000, começando a operar de fato em 2002, vendendo por meio de seu site. Por isso, vamos agora estudar essa grande história de sucesso no mundo dos negócios.
A princípio, os três sócios fundadores (todos vindos do mercado financeiro) estavam totalmente envolvidos na operação. Conforme o negócio foi crescendo eles foram se distanciando do dia-a-dia e se aproximando da parte mais estratégica da empresa.
Em 2009 surgiu o primeiro aplicativo para telefone, e logo depois, já em 2010 veio o IPO da companhia, que se tornou listada na bolsa de valores em Londres. Na sequência, em 2015, o Ocado lançou o primeiro aplicativo de supermercado para Apple Watch. Além disso, em 2017, foram pioneiros ao lançar um aplicativo compatível com a assistente virtual Alexa da Amazon no mercado britânico.
Após esta breve linha do tempo resumindo a história da empresa, vamos ao modelo de negócios que é aonde a coisa começa a ficar mais interessante.
Para os consumidores, o Ocado é um supermercado online que, ao contrário de outros supermercados online por aí, não possui nenhuma loja física. Reparou que eu comecei a frase com “para os consumidores”? Então, é porque, na verdade, o modelo de negócios é mais complexo do que isso.
A dona do Ocado é uma empresa britânica chamada Ocado Group, que na verdade, é uma empresa de tecnologia. Esta empresa é a detentora de toda a tecnologia necessária para que o supermercado online exista, e posso te afirmar que as soluções criadas por eles são bastante impressionantes.
Ao contrário dos concorrentes já estabelecidos no setor, o Ocado nunca se envolveu com lojas físicas. A estratégia, por outro lado, foi aproveitar todos os seus recursos para desenvolver, do zero, toda a tecnologia que possibilitaria um supermercado virtual realmente inovador. Por isso, os engenheiros se inspiraram em um software de controle de tráfego aéreo para desenvolver uma solução completa de gerenciamento e operação de varejo de supermercado.
Como resultado, o sistema, controlado por um algoritmo desenvolvido por eles, é capaz de montar 50 mil pedidos diferentes em apenas 5 minutos. Devo admitir que é impressionante ver tudo funcionando em tempo real.
Quer dar uma espiadinha nestes robôs em funcionamento? Veja este vídeo do Tech Insider após terminar a leitura:
Todas as entregas acontecem com hora marcada. Cerca de duas horas antes do recebimento, o cliente recebe um SMS com a confirmação do nome do motorista e os dados da van que serão utilizados na entrega. Além disso, fica sabendo sobre algum item da compra que, porventura, estava indisponível. Logo depois, o cliente recebe um e-mail com o equivalente da nota fiscal, nenhum papel é utilizado em todo o processo.
Após desenvolver esta incrível tecnologia, a empresa mãe (Ocado Group), passou a vender a solução integrada deles para varejistas de supermercados no mundo inteiro. Entendeu agora como faz sentido uma empresa de tecnologia ser dona de um supermercado online?
O primeiro cliente a apostar na tecnologia do Ocado foi o concorrente britânico Morrisons. Com 498 superlojas no Reino Unido, em 2014, eles contrataram a empresa para gerenciar sua operação online.
Em seguida, em 2017, a empresa cruzou o Canal da Mancha e fechou um contrato com o grupo francês Casino (dono do Grupo Pão de Açúcar no Brasil) para fornecer sua solução completa de gerenciamento e operação de varejo de supermercado, chamada Ocado Smart Platform.
Logo depois, em 2018, foi a vez da empresa atravessar o Atlântico e fechar seu primeiro cliente nas Américas: o grupo canadense Sobeys (a segunda maior rede de supermercados no Canadá).
Quatro meses depois veio o primeiro contrato no maior mercado do mundo: Estados Unidos da América. O Ocado fechou um contrato para fornecer tecnologia para 20 novos centros de distribuição da gigante supermercadista Kroger.
Em Fevereiro de 2019, o grupo Marks and Spencer, outro titã do varejo britânico, adquiriu 50% das ações do braço de supermercado online do Ocado, se tornando sócio da empresa de tecnologia Ocado Group neste negócio.
Em junho de 2019, o Ocado revelou que pretende fazer com que 100% dos 55 mil produtos diferentes, que eles mantêm no catálogo, sejam embalados para entrega por robôs. Até então, produtos mais delicados, como frutas e vegetais frescos, eram triados manualmente por funcionários treinados.
Agora, a empresa vai usar uma combinação de robôs para realizar a separação de itens nos pedidos: robôs com tecnologia de sucção para produtos mais resistentes e robôs que usam tecnologia de “mão robótica macia” para cuidar de produtos frescos e delicados.
Quer ver as mãos robóticas em funcionamento? Assista o vídeo do Ocado, aqui embaixo, depois de terminar a leitura!
Agora vamos falar um pouco de um ponto que interessa muito à maioria dos consumidores de um supermercado: preço. Depois de apresentar todo o caso de sucesso da empresa eu imagino que o amigo leitor pode estar pensando “deve ser caríssimo comprar neste mercado” e a resposta que tenho para te dar é uma só: Promessa de Preço Baixo do Ocado.
Em resumo, este é um programa, criado pela empresa, onde um software compara os itens de uma lista de compras com os equivalentes no site do Tesco (um dos grandes varejistas britânicos). Se a compra sair mais barata no concorrente eles automaticamente enviam, por e-mail, ao cliente um voucher de valor maior que a diferença apurada. Simples e eficiente.
A empresa também vem sendo muito bem-sucedida na parte humana do negócio. Todos os motoristas, responsáveis pelas entregas e, portanto, o ponto de contato do Ocado com os clientes, são muito educados e solícitos. Eles sempre se prontificam para entregar as compras na cozinha do cliente. Em caso de necessidade, existe atendimento por chat, telefone ou e-mail. De maneira geral todos os canais funcionam bem e as demandas são atendidas com eficiência.
Outra coisa simples, mas que facilita bastante a vida do consumidor, são as sacolas de cores diferentes utilizadas na entrega: roxo para secos, vermelho para produtos de geladeira e verde para produtos congelados. Assim, ao receber as compras o cliente já sabe onde está cada coisa e pega as sacolas corretas para guardar. Pequenas atitudes como essa mostram como eles vem pensando tudo nos mínimos detalhes para escrever uma história de sucesso no mundo dos negócios.
Em um mundo cada vez mais consciente acerca do consumo de plásticos de uso único, o cliente pode devolver ao motorista todas as sacolas plásticas (de qualquer empresa) que tiver. O Ocado paga ao cliente 5 centavos por cada sacola recebida e se encarrega de enviá-las para a reciclagem.
Ultimamente, mantendo seu DNA inovador, a empresa está investindo na eletrificação de suas vans de entrega. Além disso, também está investindo no design dos baús das vans, para que tenham cerca de 50% mais capacidade volumétrica. Todas essas ações miram a redução da pegada de carbono da companhia.
E assim, uma empresa que nascia pequena há cerca de 20 anos, a partir do sonho de 3 empreendedores, prosperou, foi conquistando mercado, investindo em tecnologia, e revolucionando a maneira com que pensamos o supermercado. Que venham os próximos 20 anos!
Gostou dessa história de sucesso nos negócios? Veja agora a história da Amazon.
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Esperamos que este artigo tenha sido inspirador para você. Estamos formando uma legião de empreendedores bem-sucedidos, vamos juntos?
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Muito interessante essa história do Ocado. Tive oportunidade de vê-los em ação em Londres e fiquei impressionada com a entrega das mercadorias em 2 horas e com a atenção do entregador.