Em tempos de quarentena muitos trabalhadores, não habituados a trabalhar a partir de casa, estão se deparando com os desafios do home office. É fato que o momento atual não tem nada de normal. Somado ao desafio de estar trabalhando a partir de casa vem a responsabilidade de fazê-lo enquanto se mantém a casa rodando e as crianças entretidas.
Não tem muito que nós do Empreender no Mundo possamos fazer para te ajudar a entreter as crianças (mas você pode dar uma olhada nesse conteúdo especial do TechTudo, de nada). No entanto, podemos te ajudar com algumas dicas para manter a produtividade nesse período de isolamento social.
Embora trabalhar em casa seja algo novo para a maior parte das pessoas, já existem grupos que têm o trabalho remoto como o padrão em suas vidas. A empresa Buffer, que oferece um aplicativo de gerenciamento de mídias sociais, produz anualmente um relatório chamado State of Remote Work (“A Situação do Trabalho Remoto“, em tradução livre), que utilizaremos aqui para extrair algumas lições. Em 2019 eles perguntaram para as pessoas, que já trabalham remotamente, quais os maiores desafios dessa modalidade de trabalho, eis aqui o resultado:
Como se pode ver, os três maiores desafios são conseguir desligar depois do trabalho, a solidão e a comunicação com colegas. A fim de mitigar o primeiro problema, o aconselhável é justamente tentar manter uma rotina normal, mesmo trabalhando em casa.
Antes de ceder à tentação de se jogar no sofá de pijamas e computador no colo, tente estabelecer uma nova rotina para o seu cotidiano:
Além disso tente:
Pode parecer loucura, mas enquanto seres humanos, somos seres apegados à rotina (seguimos o ciclo circadiano, lembra?), então essas pequenas medidas podem auxiliar nosso cérebro a entender o que é hora de trabalho e o que é hora de descanso, mesmo estando sempre em casa (que é o ambiente inconscientemente relacionado ao relaxamento). Manter essa rotina e ter um espaço dedicado ao trabalho é algo que também pode te ajudar com o quarto problema: as distrações domésticas.
A solidão é o segundo ponto levantado como as maiores dificuldades do home office. Embora esse aqui faça mais sentido para quem está nessa condição como padrão em sua vida, não podemos menosprezar o efeito que a solidão pode ter em quem está acostumado a sair para trabalhar todos os dias e de repente se vê em quarentena trabalhando sozinho em casa.
Leia Também:
Por isso, uma maneira de mitigar esse problema é recorrer a recursos como o facetime, whatsapp vídeo chamada ou Google Hangouts. Use esses aplicativos para discutir virtualmente, olho no olho, algum assunto do trabalho com membros de sua equipe com quem você já faria isso pessoalmente no escritório.
Isso automaticamente nos leva à terceira maior dificuldade apresentada no estudo: comunicação. Nessa hora a tecnologia pode ajudar bastante, e manter as coisas andando de maneira organizada pode ser mais fácil do que parece se utilizarmos as ferramentas corretas. E pensando nisso, fizemos um post especial sobre o assunto, portanto clique aqui e veja as melhores ferramentas para você manter a produtividade e a comunicação em alta durante a quarentena.
Gostou das dicas? Conte nos comentários como você tem lidado com o home office e quais estratégias tem usado!
. . .
Esperamos que este artigo tenha sido esclarecedor para você. Estamos formando uma legião de empreendedores bem-sucedidos, vamos juntos?
Deixe seu comentário aqui embaixo e não se esqueça de compartilhar!
Conheça a história de George Soros, que é o mais polêmico de todos os bilionários e veja o que é…
Veja como alinhar a resiliência com o seu propósito no seu dia a dia.
Veja aqui como desenvolver melhor a sua resiliência.
Leia aqui uma reflexão sobre a importância da força feminina no empreendedorismo.
Veja aqui a importância do autoconhecimento e de termos uma boa relação com nós mesmos.