O sal rosa do Himalaia é bonito, sua coloração rosada definitivamente chama a atenção. Mas, 100 gramas desse produto chega a custar quase 20 vezes mais do que o preço do sal comum. Por que o sal rosa do Himalaia é tão caro?
O fato é que o sal rosa do Himalaia conquistou uma legião de fãs. Algumas pessoas alegam que dentre outras coisas o produto é capaz de: auxiliar na perda de peso, retardar o envelhecimento, regular o sono e até mesmo aumentar a libido.
O sal rosa do Himalaia por si só pode custar mais de R$50,00/kg, já os produtos feitos com esse sal, podem alcançar valores realmente impressionantes. Mas qual é a real diferença entre os tipos de sal e de onde vem essas crenças de efeitos milagrosos desse produto?
Para entender isso, precisamos entender o processo de fabricação de diferentes tipos de sal.
O sal comum geralmente é obtido por meio da perfuração de solo oceânico. Primeiro bombeiam a água salgada. Depois a levam à uma refinaria, onde o sal é refinado e depois industrializado para venda aos consumidores. Durante este processo retiram-se minerais como magnésio e potássio.
A partir da evaporação de água do mar é feito o sal marinho, utilizando o sol ou aquecedores em áreas fechadas. Diferentemente do sal comum, geralmente o sal marinho não tem nenhum químico adicionado durante o processo de fabricação, e todo seu conteúdo mineral é mantido.
Já no caso do sal em rocha o processo é diferente. Em alguns locais específicos no mundo, muitos metros abaixo da superfície, é possível encontrar resquícios de mares que não existem mais, pois secaram.
Um mineral chamado Halite é coletado com o uso de brocas bem grandes. As brocas são utilizadas para furar e quebrar as rochas, e os pedaços podem ser coletados conforme se vai trabalhando.
O sal rosa vem dessas rochas, e só encontrado em alguns poucos lugares ao redor do mundo. Como o rio Murray, na Austrália, e Maras no Peru. Mas a verdade é que a oferta está longe de ser limitada.
A maior parte das reservas de sal rosa do mundo estão no Paquistão, na base da cordilheira do Himalaia. A mina de sal Khewra produz cerca de 350 mil toneladas do produto todos os anos.
O Sal Rosa do Himalaia tem aproximadamente 84 minerais em sua composição, e é isso que dá a cor rosada ao produto. Mas todos esses minerais juntos correspondem a mais ou menos 2% da composição deste sal, os outros 98% são cloreto de sódio (sal comum).
Tendo em vista a baixa concentração de minerais, e a quantidade de sal que conseguimos ingerir em um dia, é muito improvável que alguém venha a ter qualquer beneficio real proveniente da ingestão dos minerais que fazem esse sal diferente.
Mas muitos dos supostos benefícios vão além da alimentação, pois muitos dizem que esse sal tem propriedades curativas, quando inalado ou até mesmo quando utilizado na decoração.
A verdade é que de acordo com cientistas, não existe qualquer evidencia de que o consumo do produto em qualquer forma possa melhorar a saúde de um individuo.
Mesmo sem conseguir provar os benefícios para a saúde alegados, ainda assim comercializam o Sal Rosa do Himalaia como um sal de luxo. E vem abocanhando pedaços cada vez maiores de um mercado bem grande. Por incrível que pareça o mercado mundial de sal atinge aproximadamente US$ 14.1 bilhões de dólares por ano.
Agora uma outra questão. Será que o sal rosa tem um sabor melhor que o sal comum? Aqui cabe-se muita discussão, pois como bem sabemos a questão de gosto é muito particular. Mas, poucos conseguiriam diferenciar o sal rosa do sal comum em um teste cego. Por outro lado, alguns dizem que o sabor é um pouco mais suave no palato do que o do sal comum, qual é a sua opinião?
Mas sabe o que teve um impacto incrível no aumento da popularidade do sal rosa do Himalaia? O Instagram! O Instagram funciona totalmente baseado em imagens. E como você pode imaginar, uma foto de um bloco de sal em formato de rocha e com uma coloração rosada é muito mais fotogênica do que um punhado de sal branco comum.
É o que se chama de comida com boa estética. Pode procurar no Instagram e você irá notar que o número de pessoas que postam fotos desse sal é impressionante. Isso nos mostra que existe todo um hype ao redor desse produto, o que também provavelmente indica que ele não vai continuar tão popular por muito tempo. Afinal, alguém ainda lembra das Paletas Mexicanas?
. . .
Esperamos que este artigo tenha sido esclarecedor para você. Estamos formando uma legião de empreendedores bem-sucedidos, vamos juntos?
Deixe seu comentário aqui embaixo e não se esqueça de compartilhar!
Conheça a história de George Soros, que é o mais polêmico de todos os bilionários e veja o que é…
Veja como alinhar a resiliência com o seu propósito no seu dia a dia.
Veja aqui como desenvolver melhor a sua resiliência.
Leia aqui uma reflexão sobre a importância da força feminina no empreendedorismo.
Veja aqui a importância do autoconhecimento e de termos uma boa relação com nós mesmos.