Qual é a diferença de aprender e apreender?
No artigo de hoje trataremos de um outro assunto também muito importante para todos nós empresários, empreendedores, gestores e colaboradores, assim como, sua relevância para a nossa vida como ser humano: a diferença de aprender e apreender.
Por Kalil Lucena
Há anos me deparei com essa temática em uma das minhas aulas na faculdade e refleti durante algum tempo sobre a importância de entendermos o conceito e a prática do aprender alguma coisa e apreender aquilo que se aprendeu.
Logo depois, comecei a multiplicar essa reflexão em minhas palestras e treinamentos, e hoje quero aqui compartilhar com vocês.
Existe uma pequena diferença semântica entre essas duas palavras. O que podemos até pensar em não ser nada tão significante. Porém na prática, a diferença é absurdamente relevante no que tange ao aprendizado e desenvolvimento de competência.
Ao verificarmos no dicionário essas duas palavras veremos que:
Aprender significa ter acesso a um conhecimento, adquirir de modo mais ou menos sistemático, conhecimentos e aptidões necessárias para se tornar competente.
Já o verbo apreender tem sua origem na palavra em latim apprehendere, devendo assim ser escrito com duas vogais “e”. Ele se refere ao ato de fazer uma apreensão. Ou seja, capturar, tomar posse, reter uma informação adquirida, fazendo menção a ideia de também compreender ou assimilar alguma informação, ideia ou pensamento.
Na escola, na faculdade, em cursos, palestras e treinamentos ficamos expostos a um processo de aprendizado. Ou seja, alguém entrega para nós um conteúdo e, posteriormente, tendo acesso aquela informação eu aprendo sobre o que está sendo explanado.
Isso também pode acontecer nas empresas e nas organizações em gerais. Como por exemplo, em integrações que os novos colaboradores fazem ao entrar no trabalho ou até mesmo em treinamentos técnicos sobre o desenvolvimento de alguma tarefa e atividade.
Sendo assim, o que é importante então para nós?
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Apreender vai além do simples fato de ter conhecimento, pois aqui não se fala mais sobre apenas ter acesso ao que está sendo apresentado e sim sobre como estamos estabelecendo significado entre aquilo que apresentamos e o que de fato está sendo compreendido e assimilado pela outra parte.
Existe uma frase que diz assim:
“Sou responsável por aquilo que eu falo e não por aquilo que você entende”.
Eu não sei se você já ouviu ou até mesmo falou essa frase algum momento da sua vida.
Fato é que, venho refletindo sobre a aplicabilidade dessa ideia a algum tempo. E entendo sim que, o processo cognitivo de um aprendizado é extremamente individual, pois caberá ao “aprendiz” conectar aquilo que está sendo apresentado com a realidade de seu dia a dia.
Porém, também é importante nos compreender como um interlocutor e facilitador nesse processo.
Até concordo em não sermos responsáveis por aquilo que o outro entende. Mas, preciso ser um conector desse aprendizado e validar ao fim de um processo como é que isso foi adquirido.
Para nós empresários, empreendedores e líderes fica aqui uma grande lição de casa:
Precisamos validar com a nossa equipe e checar junto a eles, como está sendo apreendido o conhecimento que temos realizado com eles.
E podemos começar a desenvolver esse trabalho com uma simples pergunta: “faz sentido para você?”
Fazer sentido é a famosa “cereja do bolo” para a vida!
Eu posso até não concordar com alguma coisa, mas quando eu entendo o sentido que aquilo tem, as coisas passam a ser vistas por outra ótica.
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Tem que fazer sentido o bom atendimento para o cliente. Também tem que fazer sentido a atenção em todo momento, para que minimizemos o impacto que um erro simples causa em todo um processo. Tem que fazer sentido a atenção que devemos ter ao desenvolver atividades. E por fim, tem que fazer sentido a diferença que todos os dias temos na vida das demais pessoas.
E aqui, estamos falando de produtividade, de gestão do tempo, de assertividade e de diminuir retrabalho.
Quantas vezes, de verdade, perguntamos para as pessoas: “você está entendendo ou entendeu o que eu te falei?”
O “faz sentido” e “você está entendendo” tem que estarem sempre presentes em nossas atividades laborais, pois quando eu não afirmo a validade do conteúdo apresentado com efetividade da apreensão da informação, ficaremos suscetíveis a erros, falta de comunicação, problemas com o cliente, desânimo e dificuldade na performance.
Como líderes é responsabilidade nossa encontrar caminhos que facilitem a aprendizagem e podemos começar a fazer isso nos comunicando mais e melhor.
Se você entendeu a ideia do nosso bate papo de hoje e faz sentido para você desenvolver essa dinâmica em sua empresa, podemos começar então!
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Kalil é palestrante, pedagogo, empresário e especialista em Propósito e Felicidade no Trabalho. Em sua coluna aqui no portal escreve sobre propósito, gestão de pessoas, recursos humanos e motivação.
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