Seja o seu maior entusiasta!
Gostou? Compartilhe!

Em uma vida corrida, com tantas coisas para fazer, mal temos conseguido nos organizar em sentar-se para ouvir as pessoas que estão a nossa volta. Quanto mais, parar para construir uma boa relação com nós mesmos. E no texto de hoje, vamos falar por que é importante que você seja o seu maior entusiasta!

Por Kalil Lucena

Muitas vezes não paramos para pensar sobre a consciência que temos sobre nós mesmos. E nem no quanto é importante, no processo do autoconhecimento, pararmos e refletirmos sobre a nossa vida e o nosso papel enquanto indivíduo e agente transformador no meio em que vivemos.

Hoje quero falar com vocês sobre a importância que temos dado, ou não, a nossa maneira de nos relacionar conosco, olhar para dentro de nós e reconhecer, aprimorar ou desenvolver habilidades que são tão importantes para uma vida de sucesso.

Há algum tempo venho citando sobre sucesso nos artigos e quero aqui deixar claro que esse é um assunto que vou tratar individualmente. Mas, é inegável que enquanto seres humanos buscamos o sucesso e a boa performance em tudo o que fazemos.

Como empreendedores, empresários e gestores estamos sempre em busca de alguma ferramenta estratégica para melhorar o nosso papel como líder, como um ser produtivo dentro das organizações, sermos mais assertivos em nossos negócios. Porém, o que muitas vezes acabamos esquecendo é que existe uma força, um poder, uma magia que está tão perto e tão acessível para nós e ela se chama o poder da autovalorização.


Leia também:


Esse trabalho com a gente mesmo, começa assim: “Eu gosto do que faço? Gosto daquilo que digo? Eu consigo entender aquilo que quero dizer aos outros? Tenho conseguido conviver comigo mesmo e isso tem sido bom? Eu tenho reconhecido o meu valor no dia a dia? Eu tenho sido o meu primeiro fã?

Temos que entender que existe sempre alguém que está conosco e esse alguém somos nós mesmos, você já parou para pensar nisso?

“Em todos os lugares que você vai e tudo aquilo que você se presta a fazer, você entende que você está junto com você?”

Essas ideias e grandes provocações estão em um artigo de Jean Paul Sartre que trata da transcendência do ego, publicado em 1936.

Sartre diz em seu estudo que nós somos dois, pois sempre somos nós e a nossa consciência em conjunto conosco mesmo!

E neste enredo, muitas vezes até redundante, vamos refletindo como é a relação que a gente vai criando com a gente mesmo. E como vamos crescendo e aprimorando diante de tantas questões que só podem ser resolvidas nesse trabalho de autorreflexão.

Vejamos:

Quando você se olha no espelho e vê algo que não gosta ou algo que goste, naquele momento você e sua consciência se encontram, vocês são dois! E nesta relação você vai criticar aquilo que vê de ruim no espelho ou admirar aquilo que está sendo mostrado.

Veja bem, neste processo de comunicação interna, não existe mais ninguém além de você e a sua consciência criticando ou admirando você mesmo!


Leia também:


Quando trazemos essa ideia para a realidade do empreendedorismo, do mundo empresarial e da gestão, quantas vezes já nos questionamos sobre falas, condutas e decisões que tivemos e logo depois vimos estar errados, ou até mesmo, ações, definições e iniciativas que nos orgulhamos de termos feito.

É legal, de certa forma, racionalizarmos sobre isso e entender que é possível extrair dessa relação tão complexa e tão normal o poder da autovalorização.

Enquanto seres humanos, culturalmente, somos movidos a sempre esperar de alguém; na infância esperar dos pais, na adolescência dos amigos, no trabalho do chefe, na faculdade do professor e por aí vai.

Alguém sempre vai sendo provedor de alguma coisa para nós. Seja de ações mais operacionais como alguém que lava a nossa roupa ou cuida da nossa cama, como alguém que nos provém o conhecimento, nos entrega soluções e nos guia em caminhos tortuosos.

É claro que é bom termos alguém que nos auxilie e nos ajude no caminhar. Mas, é importante entender que não somos criados para reconhecer esse poder da autovalorização, da autoestima e da automotivação.

Sartre nos diz que: “estamos o tempo todo nos avaliando, nos projetando e nos autoafirmando” diante de nossas atividades diárias, sejam elas pessoas ou profissionais.

Assim, é fundamental entender que essa relação tem que ser próspera e frutífera!


Leia também:


Já que estamos o tempo todo com a gente mesmo, então temos que aprender a lidar bem com essa situação e tirar proveito, no bom sentido, do que pode ser melhor para nós, para a nossa vida e para as pessoas que estão conosco!

Somos o nosso maior espetáculo e a nossa primeira platéia.

Jean Paul Sartre

Veja que linda frase de Sartre para exemplificar que: eu sou o meu melhor texto e devo ser o meu primeiro leitor; que você é o seu maior líder e deve ser o primeiro liderado, que podemos ser a nossa melhor versão da mudança e o primeiro a vivenciar o que mudamos.

Para isso, devemos entender o quanto é importante nos encantar em tudo aquilo que fazemos, ter alegria com o que realizamos todos os dias.

Será que temos sido entusiastas de nossas ações?

Temos sido empolgados com as nossas ideias e iniciativas?

Será que temos conseguido contagiar as pessoas que estão a nossa volta?

Alegre-se com você, esteja feliz com você, comemore com você e lute com você!

Sabemos que os desafios da vida são diários, muitas vezes pesados e exigem de nós atenção e maturidade. Porém, não é obrigatório sermos pessoas pesadas diante de tudo isso, não precisamos ser negativos diante de tudo isso!

Enquanto vivermos seremos desafiados e podemos fazer isso com entusiasmo, com bom humor, com esperança, reconhecendo nossa atuação e vibrando positivo.


Leia também:


Olhe para dentro de você e perceba o que você tem percebido ao seu redor.

Como estão as pessoas?

Como elas tem enfrentado os desafios?

E como elas tem conseguido encontrar mais felicidade no dia a dia?

Resplandeça sobre as pessoas que estão ao seu lado o quão entusiasmado você é!

Faça esse trabalho em casa, com seus amigos, no seu trabalho, com a sua equipe, com os seus parceiros e crie uma rede de entusiastas. E assim, colheremos os frutos de bons resultados sejam eles pessoais ou profissionais.

Cada vez que vamos falar com alguém precisamos ser os primeiros anunciadores da alegria, da confiança, da motivação, do poder e da força.

Enquanto líderes é inadmissível uma postura recaída, de tristeza e de desânimo, mesmo sendo na pior situação em que a sua empresa estiver.

Reconhecer erros, estudar novas estratégias e mudar o ponto focal é diferente de andar cabisbaixo, desmotivado e triste.

Ânimo!

Tem muita gente olhando para você e se espelhando no que você é, mesmo com tudo o que você tem passado!

Converse com você!

Admire você!

Entusiasme-se com você!

E entenda que: você é o seu maior entusiasta!

. . .

Deixe seu comentário aqui embaixo e não se esqueça de compartilhar!

Coluna Kalil Lucena

Kalil é palestrante, pedagogo, empresário e especialista em Propósito e Felicidade no Trabalho. Em sua coluna aqui no portal escreve sobre propósito, gestão de pessoas, recursos humanos e motivação.

Siga o Kalil Lucena nas redes sociais:

As opiniões aqui apresentadas são do colunista e não refletem necessariamente a opinião ou posição do portal Empreender no Mundo.

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.