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Você quer um diferencial para o seu mercado? Comece sendo essencial!

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Há pouco tempo recebi uma demanda por parte de gestores e amigos empreendedores, que estavam preocupados na busca por um diferencial, em meio a competição do mercado atual. Aqui quero compartilhar com vocês, o que conversei com eles: você quer um diferencial para o seu mercado? Comece sendo essencial!

Por Kalil Lucena

Muitas pessoas têm falado sobre a busca do diferencial, ainda mais nesse momento pandêmico em que o mundo vive.

Ser diferente no mercado é uma discussão longa, pois essa reflexão engloba muitos questionamentos, diretrizes, planos de ações e reconstrução de valores das nossas empresas.

Todos queremos ser reconhecidos por sermos diferentes, pelo valor que está agregado ao nosso produto ou serviço, pelo atendimento excepcional que prestamos aos nossos clientes e parceiros, pelo clima organizacional que desenvolvemos com nossa equipe e por aí vai.

Fato é que, diante de tantos caminhos a seguir, por onde começar?

Comece refletindo sobre a sua essencialidade!

  • Você tem sido essencial para os seus colaboradores?
  • Você tem sido essencial para os seus clientes?
  • Você tem sido essencial para o seu segmento ou mercado?

“A mais profunda raiz do fracasso em nossas vidas é pensar,

‘Como sou inútil e fraco’. É essencial pensar poderosa e firmemente,

‘Eu consigo’, sem ostentação ou preocupação.”

Dalai Lama

Aprendemos com essa frase de Dalai Lama, que não fomos treinados para buscar a nossa essencialidade de vida, sobretudo no mundo do trabalho.

O empreendedor, o empresário, gestor ou até mesmo o colaborador de uma empresa, que reflete e busca por sua essencialidade no mundo corporativo, muitas vezes é visto como arrogante ou prepotente.

As pessoas, em geral, não conseguem lidar bem com essas questões de auto motivação, auto reconhecimento e auto valorização. E acabam julgando, de maneira errada e fazendo com que outros se inibam diante desses olhares e entrem no mesmo piloto automático.

Claro que vale ressaltar, que não podemos deixar as pessoas nos influenciarem até esse ponto em nossas ações. Quando está claro para mim a minha motivação e o meu propósito, eu devo seguir em frente, mas talvez essa reflexão seja para uma outra conversa.

A essencialidade é uma competência!

Isso mesmo! Ela pode ser desenvolvida.

É importante entender que buscar ser diferente no mercado é uma coisa e buscar por ser essencial é outra coisa. Para isso, podemos refletir sobre algumas questões:

  • Qual é o segredo do seu negócio?
  • Por que você faz tão bem o que você faz?
  • Quais os diferenciais que te colocam a frente no mercado?
  • Como você tem se tornado essencial para os seus clientes ou segmento?

A construção para respondermos essas perguntas, compreende um conceito fundamental na administração: a chamada competência essencial ou core competence.

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A competência essencial é exatamente aquilo que você faz e que ninguém mais faz igual a você. É um diferencial extremamente positivo e prático que te coloca à frente no mercado e diante dos concorrentes, seja enquanto profissional ou organização.

Contudo, em um mercado cada vez mais competitivo, você precisa estar preparado para descobrir de que maneira suas competências podem acelerar o processo de perfomance e produtividade da sua empresa.

É claro que essa discussão vai além de um bom atendimento, um preço acessível aos seus clientes, um prazo de entrega que esteja dentro daquilo que o cliente já espera, boas condições na apresentação dos produtos ou serviços e etc.

Falar sobre essencialidade é entender que precisamos compreender os valores agregados, não apenas ao produto ou serviço, mas tudo aquilo que faça relação da sua empresa como um todo.

Há alguns dias tive uma experiência e quero compartilhar com vocês, como um bom exemplo de diferencial e essencial.

Comprei um sorvete artesanal por um aplicativo de alimentos. E quando ele chegou na minha casa, adivinhem, um pote de sorvete chegou com o sabor errado. O mais curioso é que eu não liguei na loja para reclamar, pois mesmo o sabor vindo errado, comi o sorvete que chegou sem tantos problemas.

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Talvez não tenha ligado pelo simples fato que não querer aborrecimento, com esperas demasiadas ao telefone, informação que vai e volta e passa para o gerente, enfim.

Algumas horas depois, recebi uma outra entrega de sorvete. E desta vez sim, com os dois sabores que eu pedi, os dois sabores e não apenas o errado.

Ao abrir o pacote vi que dentro tinha um bilhete dizendo assim: “Senhor Kalil, nos desculpamos pelo equívoco na troca dos sabores do seu pedido e ficamos muito triste com esse erro interno. Gostaríamos que esse problema não interferisse em sua experiência com os valores da nossa empresa que é levar alegria e felicidade com os nossos sorvetes artesanais.”

Percebam o cuidado, o carinho, o zelo pela boa experiência que alguém daquela empresa teve.

Ela não me ligou, ela não me aborreceu, ela não tomou o meu tempo, ela não pediu o sorvete de volta; ela simplesmente analisou o seu erro, reenviou os dois potes de sorvetes e ainda acrescentou um bilhete humanizado.

Ser diferente é você atuar de maneira inteligente diante de um erro, de um problema, enfim. Ser essencial é você zelar pela boa experiência que o seu cliente tem com você e com a sua empresa.

Ser essencial é você aprender a desenvolver essa competência com toda equipe gerencial e disseminar isso aos seus colaboradores.

Assim, você fideliza o cliente, proporciona uma incrível experiência, gera felicidade e ele vai entrar em contato com você para pedir mais sorvetes!

. . .

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Kalil é palestrante, pedagogo, empresário e especialista em Propósito e Felicidade no Trabalho. Em sua coluna aqui no portal escreve sobre propósito, gestão de pessoas, recursos humanos e motivação.

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As opiniões aqui apresentadas são do colunista e não refletem necessariamente a opinião ou posição do portal Empreender no Mundo.

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