As lições de Walt Disney sobre negócios
Todo mundo conhece a Disney. Muitos já visitaram algum parque da empresa em algum canto no mundo, outros tantos assistiram a algum filme da Disney, ou pelo menos sabe citar os nomes de alguns personagens. Mas, nem todo mundo conhece o homem por trás de tudo isso: Walt Disney, muito menos as lições de Walt Disney sobre negócios.
Já faz mais de 50 anos que ele nos deixou, mas o legado de Walt Disney é impressionante. Walt era um visionário, um empreendedor e um gênio criativo. Descubra agora algumas lições de Walt Disney sobre negócios.
1. Nunca Desista
A história de Walt Disney é bem interessante, e seu começo passou bem longe de ser um estrondoso sucesso. Ele começou vários negócios que acabaram falindo: publicidade, estúdio de arte, seu primeiro estúdio de animação, dentre outros.
Algumas vezes em sua jornada, a situação se complicou tanto que Walt chegou a se alimentar com comida de cachorro, mas ao invés de se entregar ou desistir, Walt Disney sempre focou em encontrar a próxima coisa, logo que algo dava errado.
2. Seja alguém que resolve problemas
Uma das características mais marcantes de Walt Disney era sua capacidade de observação e sua vontade de resolver problemas. Ao encontrar soluções ele tentava encontrar uma oportunidade no mercado para oferecer as soluções que havia criado.
Uma vez levou sua filha a um parque de diversões e enquanto a menina se divertia nos brinquedos, Walt reparou que os brinquedos estavam mal conservados, sujos e as pessoas operando os brinquedos não eram das mais simpáticas.
Foi assim que ele idealizou a Disneylândia, um local limpo, bonito e seguro onde os pais poderiam levar seus filhos.
Leia Também:
- Os melhores livros para empreendedores iniciantes
- 4 livros escritos por brasileiros que todo empreendedor deve ler
- Como abrir uma empresa no exterior? O caso da Inglaterra.
- Qual a melhor forma de enviar dinheiro para o exterior?
- Marketing de Afiliados: vale a pena investir em treinamentos?
Esteja disposto a se reinventar
O primeiro desenho animado de Walt Disney a fazer sucesso não foi o Mickey Mouse, ao contrário do que muitos pensam. Foi Oswaldo O Coelho Sortudo, distribuído em parceria com a Universal Studios.
Tudo ia bem, até que na hora de renovar o contrato. A Universal alegou que eles eram os detentores dos direitos autorais sobre a animação, demitiram Walt Disney e contrataram outro desenhista para dar sequência ao desenho animado. Não fosse o bastante, ainda contrataram toda a equipe de Walt Disney para trabalhar para eles.
Com isso ele voltou a ficar em uma situação delicada, mas foi então que em uma viagem de trem de Nova York para Hollywood que ele deu vida ao Mickey Mouse, que seria a reinvenção total de Walt e o que viria a dar à luz a Disney que conhecemos hoje.
Cerque-se de talento
O próprio Walt Disney chegou a afirmar que não era o desenhista mais talentoso do mundo, mas isso não o impediu de construir o império que é a Disney enquanto companhia.
Ele não era o melhor executor, mas era um ótimo visionário. Walt sabia o que queria e certificou-se de se cercar dos melhores desenhistas do mundo para concretizar seus projetos.
Funciona mais ou menos como ser um arquiteto, basta saber o que você quer que o projeto pareça quando estiver finalizado, e para atingir esse resultado você não necessariamente precisa ser o melhor pedreiro.
Portanto, se você não é o melhor do mundo em determinada atividade, basta contratar o melhor do mundo para executá-la para você.
Seja curioso
Walt Disney definitivamente tinha uma mente curiosa e inquieta, e isso levou a indústria de animação a um incrível desenvolvimento, quando ainda estava começando.
Ele entrou para a história como o responsável pelo primeiro desenho animado com som, o primeiro filme usando Live Action e animação combinados, e o primeiro desenho animado em formato de longa metragem.
O mais interessante é que ele não sabia como fazer nenhuma dessas coisas. Justamente por ser muito curioso, acabou estudando e tentando muitas técnicas diferentes, o resultado foi o que acabamos de mencionar.
Diversifique
Em um tempo em que nada do que existe hoje enquanto a Disney existia, Walt foi muito esperto. Sabendo que estava a frente de um estúdio de animação bem-sucedido, começou a investir em Live Action, documentários, televisão, parques de diversão e uma infinidade de produtos usando seus personagens.
Ele poderia ter ficado somente no estúdio de animação, inclusive poderia ter sido o mais reconhecido do mundo na área, como é hoje. Mas a Disney enquanto negócio certamente não teria o tamanho atual se Walt não tivesse diversificado tanto seus negócios.
Acompanhar um pouco da trajetória de Walt Disney chega a ser emocionante. Além disso, é intrigante ver como um empreendedor que atingiu um estrondoso sucesso acabou passando por tantos altos e baixos (de verdade) antes de chegar lá.
Em tempos em que ninguém falava nada sobre resiliência, antifragilidade e mentalidade Walt Disney instintivamente já agia de acordo com o que hoje consideramos o mindset apropriado para o empreendedorismo. Certamente uma das mentes mais brilhantes e realizadoras que já passou por esse mundo.
. . .
Esperamos que este artigo tenha sido esclarecedor para você. Estamos formando uma legião de empreendedores bem-sucedidos, vamos juntos?
Deixe seu comentário aqui embaixo e não se esqueça de compartilhar!