Banco Central lança novo sistema de pagamento instantâneo, o Pix
O Banco Central do Brasil lançou no último dia 19 de fevereiro de 2020 um novo sistema de pagamentos e transferências instantâneos chamado Pix. A grande vantagem do novo sistema é que pagamentos e transferências poderão ser efetuados em qualquer dia do ano, além disso os valores ficarão disponíveis imediatamente na conta do recebedor.
O objetivo, de acordo com o Banco Central, é facilitar e agilizar as transferências e pagamentos entre pessoas, empresas e governo. Portanto, o Pix chega como mais uma alternativa de sistema de pagamentos, somando-se à modelos já existentes como DOC e TED.
Como vai funcionar o Pix:
Para realizar uma transação o usuário deverá ter dados simples do recebedor, como CPF, CNPJ, e-mail ou até mesmo o número de celular. Assim como haverá também a possibilidade de pagamentos via QR Code.
Além disso, para um futuro breve, o Banco Central já estuda a possibilidade de utilizar o sistema Pix junto à tecnologias mais modernas como o pagamento por aproximação.
As primeiras funcionalidades estarão disponíveis para os usuários a partir de novembro de 2020. Mas, para poder utilizar o sistema, tanto o pagador quando o recebedor, precisarão ter conta em banco, fintech ou instituição de pagamento.
Haverá a possibilidade de transferir fundos entre contas corrente, poupança e pagamento. A compensação será imediata, não importando data, hora ou se ambas as partes são clientes da mesma instituição financeira.
A princípio, o Banco Central não estabeleceu restrições no que tange à cobrança de tarifas para as transações. Pois, o sistema, que está sendo desenvolvido de forma aberta, visa estimular a competição e uma formação de preços adequada às necessidades dos usuários finais.
A adesão ao sistema será obrigatória, em novembro de 2020, para instituições financeiras com mais de 500 mil contas. A partir de então, estas deverão disponibilizar a opção de pagamento à toda sua base de clientes.
A inspiração para criação do sistema Pix vem de fora. Nos Estados Unidos, desde 2017, existe o sistema RTP (Real-time Payments System) que teve grande adesão por parte de bancos e fintechs. Na Inglaterra um sistema semelhante é chamado de Faster Payments e foi lançado em 2008, sendo hoje o principal sistema de transferência utilizado pela população.
. . .
Esperamos que este artigo tenha sido esclarecedor para você. Estamos formando uma legião de empreendedores bem-sucedidos, vamos juntos?
Deixe seu comentário aqui embaixo e não se esqueça de compartilhar!