Como abrir uma empresa no exterior? O caso da Inglaterra.
Está é uma das perguntas mais frequentes que recebemos de leitores do Empreender No Mundo. Leitores sempre nos perguntam: “É possível abrir uma empresa no exterior morando no Brasil?” “Como eu faço para abrir uma empresa no exterior?”. Para responder essas e outras perguntas, estamos criando esse passo a passo para você abrir sua empresa na Inglaterra e poder operar em todo o Reino Unido, e por enquanto, na União Européia também.
Preciso dizer que ao começar qualquer negócio onde você tenha contato com pessoas e empresas de fora do Brasil, será indispensável falar inglês. Pode até ser que alguém que não fale inglês consiga fazer todo o necessário, afinal de contas quem realmente quer simplesmente faz, mas com certeza o processo todo será mais complicado. Agora vamos ao que realmente interessa.
Esse tutorial funciona para que qualquer pessoa, em qualquer situação, que more em qualquer lugar dentro do planeta terra (não conheço ninguém de fora que tentou, para dizer se também funciona) consiga abrir legalmente uma empresa na Inglaterra. Conforme você deve imaginar o processo aqui é bem menos burocrático do que no Brasil, então vamos para a ação.
A primeira coisa que você vai precisar ter preparada é um nome que você queira dar para o seu negócio. Aqui no Reino Unido existem algumas restrições à nomes que possam remeter a realeza ou alguns outros temas, todos as regras oficiais para nomes de empresas estão aqui (site em inglês).
O segundo passo para abertura de uma empresa é definir seu regime societário. Existem vários regimes diferentes na Inglaterra, mas o mais comum é o de sociedade limitada, e costuma ser o regime aconselhável para quem não reside no Reino Unido. Em uma empresa Limitada, o final do nome (ou razão social, como se diz no Brasil) sempre será ltd ou então limited. Este regime se chama de “empresa limitada” pois a responsabilidade financeira dos sócios está necessariamente atrelada ao capital social da companhia (a menos que você, enquanto pessoa física, assine como sendo pessoalmente avalista de alguma operação específica).
Sua empresa vai necessariamente precisar ter um endereço físico de correspondência dentro do Reino Unido, mas isso pode ser resolvido facilmente e no final do post eu deixo o link para a solução.
Para que sua empresa de fato comece a existir você vai ter que registrá-la no Companies House (que é basicamente a junta comercial do Reino Unido) e aí pronto, você estará pronto para faturar.
O próximo passo importante (indispensável para faturar na verdade) é ter uma conta corrente empresarial. Por incrível que pareça esta é a parte mais complicada de toda a operação (pode procurar na internet e você verá a dificuldade de estrangeiros em abrir uma conta corrente na Inglaterra).
Para que você consiga abrir sua conta corrente empresarial como não residente, de maneira mais simples e descomplicada, existem duas maneiras:
Transferwise: Se você ainda não conhece, a Transferwise é uma startup de transferência internacional de moedas, que também oferece o serviço de conta corrente internacional para indivíduos e empresas. Clique aqui e faça já o seu cadastro pessoal, ele será necessário para enviar fundos para sua empresa e receber os lucros no futuro.
O produto que atende as empresas limitadas da Transferwise é o Free International Business Account, que você poderá abrir após a incorporação da sua empresa, a conta corrente é grátis.
É importante observar que a abertura de conta corrente para brasileiros só pode ser feita na modalidade Business Account, uma vez que pessoas físicas residentes no Brasil não podem ter a conta corrente pessoa física da Transferwise.
Tide: o Tide é uma startup britânica que oferece serviços de conta corrente para empresas limitadas e também aceita empresas cujo os proprietários morem no exterior.
Existem três níveis de conta para escolher, o básico costuma ser o suficiente para a maioria das empresas e é grátis. Para enviar dinheiro para a conta da sua empresa no Tide e posteriormente enviar os lucros para sua conta corrente no Brasil será necessário usar a Transferwise. Para abrir a conta empresarial no Tide clique aqui.
Para finalizar, lembra que falei que daria a solução para o problema do endereço no final do post?
Então, existe uma empresa sediada em Londres que pode cuidar de todo o processo de abertura da sua companhia, fornecer o endereço, criar o contrato social, já dar entrada na junta comercial daqui, e ainda de quebra eles administram toda a sua correspondência te enviando tudo o que for necessário. O custo para todo o serviço? Apenas £139,00, o que é uma pechincha, para contar com a ajuda de especialistas durante todo o processo, ter o serviço de envio de correspondência e ainda usar o endereço fornecido por eles. Esta empresa se chama Companies Made Simple, e o link para o serviço está aqui.
Uma vez dada a entrada na Companies House para a formação da sua empresa, o processo costuma ser concluído em 24 horas. Uma vez que a empresa estiver aberta você pode abrir a conta corrente empresarial. Depois de cerca de duas semanas você receberá no correio o seu UTR (Unique Taxpayer Reference Number) que será utilizado como se fosse um CNPJ. Com a empresa aberta e a conta corrente também, é só começar a faturar.
O processo todo é relativamente simples, e provavelmente deve ser concluído em menos de uma semana. Não estamos prometendo prazo de nada (até por que não somos nós que prestamos nenhum dos serviços aqui relacionados), apenas revelando aos amigos leitores o tempo que um processo como este costuma levar aqui. Esta pode ser uma ótima solução se você planeja começar o seu negócio de FBA trabalhando na Europa e no Reino Unido.
Após abrir a empresa você vai precisar enviar dinheiro para sua conta no exterior, veja aqui o artigo em que explicamos a melhor forma de fazer isso.
. . .
Esperamos que este artigo tenha sido esclarecedor para você. Estamos formando uma legião de empreendedores bem-sucedidos, vamos juntos?
Deixe seu comentário aqui embaixo e não se esqueça de compartilhar!
Muito esclarecedor e parece descomplicado, sem burocracia. Gostei.