Como alcançar o sucesso em sua vida profissional?
Gostou? Compartilhe!

Um belo dia estava dando uma palestra sobre escolha profissional e em um certo momento, notei que uma mão se levantou. Logo veio uma pergunta: “Quando a gente fala de escolha profissional, é muito comum pensarmos em sucesso e ser um profissional bem-sucedido, e então, a pergunta que não quer calar: o que é sucesso?”. E é sobre isso que falaremos hoje! Como você pode alcançar o sucesso em sua vida profissional.

Por Kalil Lucena

Voltando à minha palestra… Olhei para todas as pessoas ali e pude verificar em seus semblantes, que aquela dúvida era algo coletivo. Muito coletivo! Todos aqueles olhos brilhavam aguardando ansiosamente pela resposta fatídica, conceitual e resolutiva sobre o que é sucesso.

Falar sobre sucesso, mesmo com tantos estudos atuais, ainda é algo desafiador, pois trata de algo muito subjetivo. Devemos levar em questão muitos aspectos sobre o entendimento do sucesso, por parte das pessoas, que é a cultura.

Crescemos e fomos educados em ambientes diferentes, onde o conceito e o contato com a ideia do sucesso varia muito de cada realidade, dos familiares, da escola, dos amigos, dos líderes e do trabalho.

O médico e filósofo alemão Albert Schweitzer dizia que:

“O sucesso não é a chave para a felicidade. A felicidade é a chave para o sucesso”

Albert Schweitzer

E essa foi a citação que utilizei, naquela palestra, para iniciar um bate papo muito produtivo sobre sucesso!

Todos nós seres humanos buscamos ser bem-sucedidos. Seja em nosso papel de pai, mãe, filho, irmão, amigo, esposo ou também, no papel de empresário, empreendedor, gestor ou colaborador.

Queremos ser bem-sucedidos e o sucesso faz parte das nossas buscas!

Fato é, aqueles olhos ansiosos por uma reposta assertiva e resolutiva acabam ficando frustrados, muitas vezes, por entenderem que não há uma receita sobre ser bem-sucedido e encontrar o sucesso.

Não tem uma fórmula, não tem uma regra, um antídoto que seja mágico.

Nessa linha de raciocínio, eu gosto de pensar que o sucesso é o resultado de um processo construtivo. Isso mesmo, o sucesso é algo que a gente constrói.

Leia também:

Já conversei com muitas pessoas sobre sucesso e noto que muitos pensam que o sucesso é algo intangível. É aquela coisa longe, inalcançável, difícil de encontrar, difícil de realizar, dolorosa… E que muitas vezes traz mais aflição ou angustia do que felicidade que seria o certo, concorda?

Por isso penso que, se a gente acreditar que para encontrar o sucesso devemos passar por um caminho de muitos espinhos e desafios, dores e lágrimas, isso nos leva a ideia de que o sucesso é o fim. E de que não pode ser encontrado no caminho.

É legal discutirmos sobre o sucesso, pois essa é uma pauta que nos traz para o presente, para o momento atual, para o agora.

Quando eu olho para trás buscando identificar o sucesso que passou ou olho para o futuro, imaginando como o sucesso está lá, eu perco a oportunidade de construir o sucesso que está acontecendo aqui, agora!

E essa discussão não se restringe apenas a vida pessoal. Nas organizações líderes e gestores, assim como empresários e empreendedores, têm a mesma dificuldade de entenderem, pessoalmente, o conceito de sucesso. Assim como de comunicar isso para suas equipes.

Para trazer um pouco mais de foco para essa reflexão, vamos falar sobre a busca pelo sucesso na sua organização, na sua empresa. E vamos entender algumas questões.

Vejamos de maneira mais exemplificada:

  • Você gostaria de ter assertividade e fluência em seus processos?
  • Gostaria de ter novas ideias que o ajuda a gerir melhor sua equipe?
  • Você gostaria de ser reconhecido como uma pessoa de atitudes positivas?
  • Gostaria de ter sua equipe alinhada com os propósitos da sua empresa?
  • Você gostaria de ter mais resultados alinhados ao trabalho de equipe?
  • Gostaria de ter seus clientes satisfeitos com o seu trabalho?

Pois bem, se você respondeu sim para todas as perguntas apresentadas anteriormente, podemos alinhar e entender que o conjunto no resultado para essas respostas, torna você um empreendedor, empresário ou um gestor de sucesso e bem-sucedido. Algo que pode também ser transferido em título à sua equipe.

Eu sei que a discussão de ser bem-sucedido e ter sucesso na carreira profissional vai além disso, mas o grande problema da maioria das pessoas, sobretudo empresários, é pensar que:

Para que eu seja bem-sucedido ou tenha sucesso na minha empresa, preciso realizar ou desenvolver posturas, comportamentos ou atividades que são impossíveis”.

Tornando o sucesso em algo que falamos anteriormente: inalcançável.

Assim, a ideia de que é muito difícil ou quase impossível ser bem-sucedido se torna muito mais palpável do que efetivamente refletir sobre pequenas mudanças e comportamentos, que trazem o sucesso para a sua empresa.

Leia também:

Pensem o seguinte:

Quando as atividades em sua rotina de trabalho funcionam bem:

  • A sua equipe está alinhada com valores organizacionais;
  • Você consegue ter ideias inovadores para solucionar conflitos e buscar diferenciais para o seu negócio;
  • Os seus colaboradores estão felizes trabalhando com você;
  • E por fim, os seus clientes estão satisfeitos com as entregas feitas.

Será que isso não é ser bem-sucedido e ter sucesso?

Assim, volto mais uma vez a ideia de que: o sucesso é uma construção e pode ser vivenciado no caminho e não apenas no final.

Ao alimentar a ideia de que o sucesso é o fim e não o meio, eu corro o risco de viver desmotivado ou desmotivando a minha equipe para algo que está muito longe ou muito difícil de ser alcançado. Como resultado, eu acabo desvalorizando ações que são feitas no agora e que não estão sendo reconhecidas ou valorizadas.

Quando eu vejo grandes nomes de empresários, empreendedores e líderes de sucesso, temos o costume de dizer “que são pessoas de sucesso” e é exatamente isso o meu ponto de reflexão aqui com vocês.

Até a maneira semântica nessa fala “são pessoas de sucesso” faz menção ao presente, ao agora e é assim que devemos entender.

É na caminhada que desenvolvo um olhar e uma conduta, junto com as pessoas, de encontrar sucesso nos detalhes, na simplicidade, no feedback de um amigo, de um colaborador ou até mesmo de um cliente.

Será que você não está perdendo a oportunidade de se reconhecer como uma pessoa de sucesso, mesmo que pontualmente, ou até mesmo deixando de reconhecer isso na sua equipe ou nas pessoas que estão tão próximas a você?

Pense nisso!

. . .

Deixe seu comentário aqui embaixo e não se esqueça de compartilhar!

FOTO COLUNA KALIL LUCENA

Kalil é palestrante, pedagogo, empresário e especialista em Propósito e Felicidade no Trabalho. Em sua coluna aqui no portal escreve sobre propósito, gestão de pessoas, recursos humanos e motivação.

Siga o Kalil Lucena nas redes sociais:

As opiniões aqui apresentadas são do colunista e não refletem necessariamente a opinião ou posição do portal Empreender no Mundo.

Tagged: ,

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.