Como atrair clientes para sua loja online (redes sociais) – Parte 03
Este post faz parte de uma série de posts que buscam auxiliar quem está começando uma loja online agora. Nessa série estamos explicando o passo a passo para colocar uma loja virtual no ar (veja a parte 01 neste post aqui) e também a como fazer para atrair clientes para sua loja online nova. Se você ainda não leu a parte 2 desse texto vale checar neste link aqui. No post de hoje vamos falar sobre como atrair clientes para sua loja online usando as redes sociais.
Só para relembrar, nosso objetivo aqui é auxiliar o empreendedor a dar os primeiros passos com sua loja online, por isso estamos ensinando primeiro o básico para fazer seu negócio alçar voo. Mais para frente compartilharemos conteúdos com estratégias mais avançadas para potencializar seus resultados. Mas como diz a sabedoria popular: não vamos colocar o carro na frente dos bois, certo?
Neste post vamos falar sobre estratégias para redes sociais. A primeira coisa que você precisa decidir é: quais redes sociais fazem sentido para o seu negócio. Existem inúmeras opções e uma vez dentro da rede social é importante manter uma constância nas suas publicações para gerar engajamento. Isso dá um certo trabalho, portanto é melhor pensar de antemão aonde se faz necessária a presença de sua marca. É melhor não estar presente em uma ou outra rede social do que estar presente em todas com um perfil que nunca é atualizado.
Um resumo das redes sociais
A rede social queridinha de hoje em dia é o Instagram. Portanto, se o seu negócio online pode gerar fotos bacanas e você trabalha com coisas que envolvem beleza e aparência, este com certeza é o lugar para estar. Mas, se o seu negócio é mais corporativo e a ideia é vender para outras empresas (B2B) talvez o Instagram não seja tão necessário. Talvez seja melhor você focar no Linkedin. Se o seu negócio online tem relação com produção de conteúdo, o Twitter pode ser um bom aliado.
O Facebook é a mais versátil de todas as redes sociais, e também a mais amplamente utilizada. São mais de 2 bilhões de perfis ativos, e só no Brasil cerca de 102 milhões de usuários se conectam a ela todos os meses. A plataforma de anúncios deles também é bastante completa e é possível veicular anúncios em diferentes formatos com uma segmentação de público. Acho que já deu para entender o potencial da ferramenta, não é mesmo?
Onde encontrar seu público alvo
Agora que você entendeu um pouco melhor a ideia de cada rede social, é importante fazer o exercício de pensar em quem é o seu público alvo e aonde você pode encontrar essas pessoas. É nessas redes sociais que sua empresa deve estar. Entre nessas redes sociais e crie os perfis empresariais da sua empresa. É importante criar os perfis e:
- Completar todas as informações;
- Colocar o logo;
- Personalizar a capa da página;
- Fornecer informações de contato
Enfim, fazer tudo como manda o figurino.
Criando um relacionamento
Uma coisa muito importante para manter em mente é que rede social é um local de relacionamento, não somente vendas, por isso é importante estar presente e interagir com as pessoas.
É bom que você tenha no mínimo dois posts por semana em cada perfil seu. Além disso, seu perfil deve trazer também conteúdo informativo (não só comercial), pois é com esse tipo de conteúdo que seus seguidores vão começar a engajar. Assim, o relacionamento começa a existir e a venda acabará acontecendo como consequência.
Ninguém vai seguir um perfil que só fica tentando vender o tempo inteiro, sem oferecer conteúdo informativo interessante. Pessoas engajam com conteúdo que consideram relevante, esse engajamento gera confiança, que vai levar a vendas. É um processo, não adianta querer atropelar as coisas.
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Para ficar um pouco mais claro, vamos usar a nossa loja online fictícia a “Loja do Confeiteiro” para ilustrar um exemplo. Essa empresa vende produtos para confeiteiros (tanto profissionais quanto amadores), então o objetivo é vender esses produtos. Para começar a cativar a audiência, poderiam fazer posts onde:
- Compartilham receitas de bolos diferentes;
- Fotos de doces bonitos criados por confeiteiros internacionais;
- Divulgam concursos e cursos sobre o assunto;
- Fazem avaliações de produtos que estão sendo lançados, dentre outros.
Para o público alvo da “Loja do Confeiteiro” (confeiteiros profissionais e amadores) esse tipo de conteúdo é relevante e agrega valor, por isso eles começam a seguir os perfis da empresa nas redes sociais. Conforme a interação aumenta, para essas pessoas a “Loja do Confeiteiro” passa a ser referência no assunto confeitaria. E quando eles forem comprar seus produtos e insumos, de quem você acha que vão se lembrar? Bingo! E assim, a venda vai acabar sendo a consequência de um relacionamento.
Organizando as suas postagens
Existe uma série de aplicativos que podem te ajudar a programar as suas postagens. Com eles tudo fica mais organizado, pois você fazer o upload de vários posts de uma vez (fotos, vídeos, textos etc) e definir os horários e datas de cada postagem. Assim, você economiza tempo para se dedicar a outras funções do seu negócio. Boa parte deles são gratuitos, porém há a opção de pagar por pacotes premium onde você terá outras ferramentas para te ajudar como, por exemplo, análise das postagens. Então, vamos falar aqui sobre alguns desses aplicativos:
Later.com
Com o Later você poderá programar postagens para Instagram, Twitter, Facebook e Pinterest. Mas nós aqui do Empreender no Mundo, gostamos muito do Later especialmente para postagens no Instagram. A vantagem deste aplicativo é que ele te permite ver uma prévia de como está ficando o seu feed no Insta. E permite, também, que você arraste entre as postagens para melhorar a organização dos posts. O Instagram é uma rede social muito visual e ter um feed com fotos e vídeos que se conversem (visualmente falando) pode agregar bastante. A ferramenta possui versões para web, Android e iOS. Plataforma em inglês.
Buffer
Com o Buffer você poderá programar postagens para Instagram, Facebook, Twitter, Linkedin e Pinterest. Ele funciona mais ou menos igual o Later.com, mas preferimos o Buffer para postagens no Facebook, Linkedin e Twitter, pois ele permite que você adicione links para matérias. Com esta ferramenta você também poderá programar suas postagens e ver as estatísticas detalhadas (nas versões pagas). A ferramenta possui versões para web, Android e iOS. Plataforma em inglês.
Postgrain
O Postgrain é um serviço de gerenciamento de contas sociais parecida com as outras duas citadas acima, porém totalmente focada para Instagram. Além das postagens no feed, a plataforma também permite fazer publicações nos stories. Outra vantagem desta ferramenta é que ela é toda em português. A ferramenta é paga, porém oferece um teste grátis por 7 dias.
Publicidade nas redes sociais
Agora que você entendeu como usar as redes sociais de maneira orgânica para começar a atrair público para sua loja online, vamos falar um pouco de outra alternativa oferecida pelas plataformas: publicidade. As redes sociais se destacam nesse quesito por três motivos principais:
- É uma maneira democrática de fazer publicidade, pois mesmo com orçamentos restritos é possível criar campanhas e colocar para rodar em alguma rede social. O que nem sempre é possível em outras mídias como revistas, jornais, televisão ou rádio.
- É possível segmentar muito bem as campanhas. Por isso, a chance de fazer o seu anúncio chegar no grupo correto de pessoas, é maior do que em outras mídias, onde a divulgação acaba sendo mais massificada.
- É fácil e relativamente rápido medir os resultados das campanhas que você lançou. E é possível fazer ajustes ao longo do caminho para potencializar os seus resultados.
Ao traçar a sua estratégia de publicidade nas redes sociais, você pode mesclar o investimento em posts com objetivo mais comercial com o investimento em posts com conteúdo informativo. Assim você irá atrair seguidores para suas páginas, iniciar um relacionamento e com isso gerar vendas no futuro.
As principais redes sociais no mercado hoje dispõem de gerenciadores de campanhas publicitárias que te permitem criar seu anúncio de maneira totalmente personalizada. Para encontrar um gerenciador de campanhas específico, digite no Google o nome da rede social escolhida seguido da frase “gerenciador de anúncios”.
Você pode veicular diferentes tipos de anúncio (texto, foto ou vídeo). E pode também fazer a segmentação do seu público alvo, escolhendo: uma região geográfica, determinados dados demográficos, ou até mesmo, escolher pessoas que estão em determinado local e que se interessam por determinado assunto.
Budget e resultados
Além disso, é possível também estabelecer um orçamento fixo (budget) para a campanha. Você pode determinar, antes de começar, o quanto se pode gastar no total ou, então, o quanto você aceita pagar por dia de veiculação do anúncio. Dentro dos gerenciadores de campanha é possível também olhar os relatórios de cada campanha criada. Com eles você pode entender quais foram as campanhas com melhores resultados, e assim você pode usar os mesmos parâmetros para suas campanhas futuras.
Conforme você já pode notar, a magia da publicidade nas redes sociais é justamente o fato de ser extremamente personalizável. Se, ao começar seu projeto de loja online, você não tem verba para contratar uma agência para cuidar das suas campanhas, a melhor maneira é justamente aproveitar o fato de ser possível iniciar campanhas com um baixo investimento e ir treinando.
É muito importante acompanhar as métricas de resultados das suas campanhas e sempre fazer os ajustes para otimizar os seus resultados. Como quase tudo na vida, a prática leva à perfeição, portanto a tendência é que seus resultados melhorem ao longo do tempo.
Conforme você pode perceber o trabalho com redes sociais é um processo, portanto deve ser executado da forma correta para que você venha a colher frutos. Os resultados podem ser pequenos no início, mas as coisas vão melhorando ao longo do tempo. Esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado a entender melhor como funcionam as redes sociais e a como utilizá-las para gerar vendas para a sua loja online.
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Esperamos que este artigo tenha sido esclarecedor para você. Estamos formando uma legião de empreendedores bem-sucedidos, vamos juntos?
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