Mindset: o segredo do sucesso para qualquer empreendedor
Hoje quero começar esse texto com uma discussão semântica. Sempre que estou escrevendo, prefiro evitar estrangeirismos desnecessários, para deixar o texto o mais acessível possível para a maior parte das pessoas. Porém, hoje gostaria de falar sobre um termo em inglês que vem ficando muito conhecido. No inglês existe o termo Mindset, que em uma tradução livre para o português significa mentalidade, mas que no inglês tem um significado um pouco mais profundo. E é sobre isso que vamos discorrer hoje. Fique comigo até o final e entenda porque o mindset é o segredo do sucesso para qualquer empreendedor.
Definição de Mindset
Recorrendo ao dicionário, em português mentalidade é: “estado, qualidade, daquilo que é mental. Conjunto de manifestações de ordem mental. Desenvolvimento intelectual, mente, inteligência, pensamento”
Fazendo uso do mesmo recurso, mas na língua inglesa, a definição de mindset é: “atitude, disposição, intenção ou inclinação”
Na prática, a palavra mindset no inglês tem uma conotação mais prática, estando diretamente associada as nossas atitudes e intenções. E é justamente esse o significado que funciona para os empreendedores.
Vivemos tempos em que encontrar conteúdo sobre mindset é meio banal. E o que mais tem por aí são especialistas querendo atribuir uma aura mágica ou até mesmo meio paranormal a essa questão do mindset. Mas, a realidade é que o assunto não tem nada de metafísico ou paranormal, o mindset é o que define a sua maneira de entender o sucesso e como ele pode ser alcançado.
Desde que iniciamos o Empreender No Mundo, temos tido contato frequente com muitos empreendedores, e também com pessoas que querem se tornar empreendedores, mas que ainda estão empregadas. Naturalmente, a maior parte das pessoas que nos procura em busca de ajuda ou aconselhamento está em um estágio inicial da jornada empreendedora. E surpreendentemente, o maior problema de vários na hora de começar não é falta de conhecimento, capital ou até mesmo tempo. Mas sim, tentar começar um negócio com um mindset inadequado.
Tipos de Mindset:
No livro Mindset A Nova Psicologia do Sucesso, a autora Carol Dweck define o mindset como a atitude mental com que encaramos a vida. Ela revela, após décadas de pesquisa sobre o assunto, que existem dois tipos de mindset: o fixo e o de crescimento. Pessoas que têm um mindset fixo acreditam que as habilidades não mudam e não se alteram ao longo da vida. Já no caso das pessoas com mindset de crescimento, acreditam que as habilidades podem ser desenvolvidas por meio de muito trabalho, boas estratégias e orientação.
Após muita pesquisa, Carol pode constatar que as pessoas com mindset de crescimento estão muito mais propensas a serem bem-sucedidas.A principal diferença entre o mindset fixo e o de crescimento é o foco. O mindset fixo coloca nosso foco no resultado, enquanto que o mindset de crescimento coloca nosso foco no processo. Com isso aprendemos a valorizar o processo de construir as coisas, e não somente o resultado que obtemos.
Mindset Fixo vs Mindset de Crescimento
Quando tiramos nosso foco do resultado, aprendemos a valorizar todo o aprendizado proporcionado pelo processo de fazer as coisas. Quando estamos no mindset fixo a única coisa que importa é o resultado que vamos obter. E com isso qualquer imprevisto no meio do caminho acaba se tornando um problemão. A motivação se esvai, o medo toma o controle, você não sabe qual é o segredo para aquilo funcionar, ou então, talvez aquilo não seja para você, e por aí vai… Quem nunca passou por isso?
A partir do momento que você está no mindset de crescimento você estará focando no aprendizado. Logo, ficará muito mais fácil aprimorar suas habilidades e ficar cada vez melhor naquilo que você está fazendo. Como você está apreciando a jornada em si, fica muito mais fácil manter a motivação em alta, você acaba crescendo e no final, não precisa ser um gênio para concluir que suas chances de sucesso serão muito maiores assim. Percebe como o mindset é o segredo do sucesso para qualquer empreendedor?
Se você prestou atenção no texto, vai reparar que todo o tempo eu escrevi “está” ao invés de “é” quando me referi aos dois tipos de mindset. Isso se deve ao fato da autora afirmar que ninguém é de mindset fixo ou de crescimento. A realidade é que todos nós temos os dois tipos de mindset dentro de nossas mentes, e estamos sempre alternando entre um e outro. A boa notícia então, é que é possível aprender a se manter no mindset de crescimento pela maior parte do tempo, na hora de fazer a maior parte das coisas. Se quiser saber mais sobre o assunto, recomendo fortemente a leitura do livro, clique aqui e veja a obra.
Leia também:
- Você já pensou no silêncio como fator de produtividade?
- 5 livros que todo empreendedor precisa ler
- OCADO: Uma história de sucesso e inovação
- Casal que trabalha junto cresce junto, faça essa máxima funcionar para vocês
- Passo a passo prático para colocar o seu comércio na internet – Parte 01
Fórmula do Sucesso:
Agora voltando ao assunto dos empreendedores que estão iniciando suas jornadas. É fato que ultimamente vivemos uma certa glamourização do empreendedorismo, já falamos sobre esse assunto neste post, e o que tenho visto com muita frequência são pessoas que estão querendo começar com um mindset fixo.
Você está constantemente procurando o segredo do sucesso que ninguém revela? O atalho que vai lhe permitir ficar rico da noite para o dia? Aquela estratégia secreta que todas as pessoas de sucesso utilizaram e não contam para ninguém? Deixou que o medo tomasse o controle, te paralisando? Se respondeu sim para qualquer uma dessas perguntas posso te dizer que, muito provavelmente, você está operando no mindset fixo e que desse jeito vai ser muito difícil alcançar algum sucesso.
A verdade é que essas fórmulas secretas não existem. O que vai definir o seu grau de sucesso, em qualquer coisa que você está fazendo, é a atitude mental com que você encara as coisas. Você pode comprar todos os cursos do mundo para adquirir conhecimento técnico, ter tempo e dinheiro nas mãos, ou até mesmo saber o que quer da vida. Mas, sem o mindset adequado, o medo vai tomar o controle da situação e você vai se ver paralisado buscando a fórmula secreta.
Conforme disse acima, o mindset fixo coloca o foco no resultado unicamente, e essa é a condição perfeita para o medo se tornar paralisante. Se tudo que interessa para você é o resultado, você não vai saber apreciar o processo que te leva ao resultado, com isso qualquer obstáculo pelo caminho vai ser visto como um fracasso. E me diga o que dá mais medo do que fracassar?
Como encarar o fracasso e lidar com os seus medos
O ex-primeiro ministro britânico Winston Churchill dizia que
Alguns acham essa frase horrível e negativa, mas se você parar para analisar as entrelinhas, perceberá que a frase confirma tudo o que estou te passando aqui.
Quando você está em um mindset de crescimento, os erros e falhas ao longo do caminho são parte do processo e te fornecem um valioso aprendizado. Se você está no mindset fixo, a simples possibilidade de pensar em falhar te faz achar que tudo é demasiadamente arriscado. E o medo vai te impedir de seguir em frente.
Saiba que para começar um negócio é muito mais importante você estar disposto a aprender todos os dias sobre a sua área do que você ser o maior especialista do mundo sobre o assunto. Uma pessoa que começa sabendo que vai ter que aprender mais e mais todos os dias, está em evolução constante. Aquele que começa se achando o melhor do mundo no assunto, logo estará estagnado e não demora muito para ser ultrapassado pelo que está evoluindo.
A experiência prática é o ativo mais valioso que você pode ter para controlar os seus medos, e a verdade é que só tem um jeito de ganhar experiência prática: fazendo. É claro que conhecimento teórico na área que você quer empreender é importante, mas na prática a teoria não se aplica exatamente como aprendemos.
Se você tomar uma atitude e começar, pode a qualquer momento estudar o que for necessário para resolver problemas que aparecerem ao longo do caminho. Ou pode até mesmo contratar um especialista para resolver um problema técnico mais complicado. Você vai ajustando e melhorando conforme for fazendo.
Por fim…
Você pode encontrar mil desculpas para não fazer alguma coisa, mas basta encontrar uma razão suficientemente importante para você, para se apegar a ela e dar o primeiro passo.
O momento perfeito para começar nunca vai chegar, você nunca vai estar 100% preparado, a economia nunca vai estar pronta para receber uma nova empresa. Então, parta para a ação e tire os seus planos e sonhos do papel.
Há um ditado que diz “O melhor momento para plantar uma árvore, foi há 20 anos. O segundo melhor momento é agora”. Mas, a verdadeira questão aqui é: o que você vai fazer com a sua semente?
. . .
Esperamos que este artigo tenha sido esclarecedor para você. Estamos formando uma legião de empreendedores bem-sucedidos, vamos juntos?
Deixe seu comentário aqui embaixo e não se esqueça de compartilhar!