Passo a passo prático para colocar o seu comércio na internet – Parte 01
Hoje, mais do que nunca, o comércio eletrônico vem se mostrando uma das melhores alternativas para muitos comerciantes. É fato que existem muitos benefícios nessa modalidade de trabalho, mas existem desafios também. Por isso, fique conosco até o final do texto e entenda o passo a passo prático para colocar o seu comércio na internet.
Não temos como negar que os hábitos de consumo vêm mudando ao longo dos últimos anos. E agora, com a crise da pandemia, é muito provável que esses hábitos mudem ainda mais rápido. Uma vez que, muitos consumidores, até então relutantes a comprar online, se viram forçados a experimentar essa modalidade de consumo.
Cenário atual:
O cenário mais provável hoje em dia é o de crescimento do comércio online. Isso, porém, não significa que o varejo tradicional vai deixar de existir, mas sim que vai enfrentar cada vez mais concorrência de varejistas virtuais. O melhor a fazer então, especialmente se você já tem um comércio tradicional, é se adaptar a esse cenário e entrar para o mundo do varejo online.
Existem muitas vantagens no comércio online, como:
- Baixo custo fixo;
- Possibilidade de vender 24 horas por dia 7 dias por semana;
- Abrangência geográfica de uma loja online, dentre outras.
Mas existem desafios também, como:
- Divulgação (especialmente no começo);
- Concorrência;
- Pressão sobre os preços (mas isso quem já é comerciário está acostumado), dentre outros.
Mas, cada hora com sua agonia, e por isso vamos primeiro ver como começar e nos próximos textos exploraremos soluções para estes problemas.
Para efeitos ilustrativos vamos usar uma empresa fictícia, chamada Loja do Confeiteiro. Para adaptar para sua realidade substitua esse nome pelo nome da sua empresa, ok? Recomendamos que você leia o texto até o final para entender o processo, depois volte para o início e vá seguindo o passo a passo conforme for fazendo cada uma das tarefas.
1º Passo:
A primeira coisa a se fazer (se ainda não foi feito) é registrar um domínio (o www da sua empresa), que é o endereço que os consumidores vão usar para acessar sua loja na internet. Geralmente usa-se o nome da própria empresa, no caso do nosso exemplo registraríamos o domínio como www.lojadoconfeiteiro.com.br.
Você pode registrar domínios com muitos finais como .com, .com.br, .net, .info e muitos outros. No entanto, o mais utilizado é .com.br, então se o domínio que você quiser estiver disponível com este final, este é o mais apropriado.
2º Passo:
O próximo passo é você escolher com qual companhia você vai registrar o seu domínio e hospedar a sua loja virtual. Existem inúmeras opções no mercado, aqui no Empreender no Mundo recomendamos duas empresas: Shopify ou Hostgator.
Ambas possuem planos de pagamento mensal com suporte para lojas online. Além disso, oferecem integração com diversas outras ferramentas, o que vai facilitar bastante na hora de operacionalizar seu negócio. A vantagem dessas duas plataformas é que, embora sejam pagas, oferecem recursos muito fáceis de usar, por isso qualquer um consegue colocar a loja virtual no ar.
Para quem tem conhecimentos um pouco mais avançados na área de informática, uma excelente opção é utilizar o WordPress com o plugin WooCommerce, que além de ser gratuito tem código aberto, e, portanto, as possibilidades de personalização da loja virtual são praticamente infinitas. Justamente por permitir tantas possibilidades, essa combinação se torna um pouco mais complexa, especialmente para quem é totalmente leigo.
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3º Passo:
Com a plataforma contratada você precisa começar a configurar sua loja, tanto Shopify quanto o Hostgator são bastante autoexplicativos com relação a isso. Além disso, as duas plataformas oferecem suporte caso você precise, por isso não vou entrar muito fundo nessa parte.
Existem duas coisas que você precisa ter em mente e que serão cruciais para o sucesso do seu comércio eletrônico: Imagens e Informações. Pense que o seu cliente não tem a possibilidade de tocar no que você está oferecendo, portanto, a decisão de compra se dará pelas fotografias disponíveis no site e as informações que você está oferecendo. O blog JN2 ecommerce expert tem um tutorial muito bom com dicas para fotografias para lojas virtuais, clique aqui e veja.
Com relação as informações que você vai disponibilizar de cada produto, é muito importante ter descrições detalhadas, informações técnicas, pesos e medidas sempre facilmente localizáveis.
No que diz respeito a ortografia e gramática, é preciso ter cuidado não somente com as informações de produtos, mas também com todo e qualquer texto no site. Erros de português nos textos do seu site podem danificar a sua reputação e transmitir insegurança aos consumidores. Como resultado, pode haver um impacto negativo nas vendas, por isso é sempre bom que mais de uma pessoa leia qualquer texto antes de colocar no site.
4º Passo:
Outro passo importante agora, é escolher qual será o seu provedor de pagamentos, que na sua loja virtual vai fazer o papel equivalente ao da maquininha de cartão da sua loja física. Ambas as plataformas tem mais de uma opção disponíveis. É sempre importante comparar o que cada uma oferece, pois pode existir bastante diferença de custos para você. Algumas opções populares são Paypal, PagSeguro e Ebanx, mas existem muitas outras, definitivamente vale a pena comparar.
5º Passo:
Agora, vamos tratar de uma parte que costumava dar calafrios em muita gente: logística. Até não muito tempo atrás, era bem difícil estimar os preços dos fretes de mercadorias vendidas pelo seu site. Hoje em dia tanto Shopify quanto Hostgator oferecem boas soluções para esse problema.
No caso da Shopify você pode instalar um app na sua loja chamado Correios – SEDEX – PAC, que uma vez habilitado, vai possibilitar o cálculo automático de frete e prazo de entrega em todas as suas vendas. Existe ainda uma versão paga desse aplicativo que permite calcular preços de envio não somente com os serviços dos correios, mas também de transportadoras como Total Express, JadLog e Loggi.
Em se tratando do Hostgator, a loja virtual oferecida por eles tem integração com os correios. Para usar este recurso, basta se cadastrar no idCorreios, ativar o sistema de integra integrado na sua loja e vincular com a conta que você criou no idCorreios. Uma vez feito isso, é só seguir as instruções da ferramenta e habilitá-la para que todos os pedidos feitos já tenham preço de frete e prazo de entrega calculados automaticamente.
Por fim…
Esperamos que esse passo a passo possa te ajudar a colocar a sua loja virtual no ar. O comércio online é uma experiência muito interessante e, com certeza, você vai aprender bastante durante o processo. Tenha a consciência de que você não vai conseguir fazer tudo isso em um único dia. Portanto, monte o seu plano de ataque e vá estruturando sua operação aos poucos, para evitar furos por tentar fazer as coisas na correria. Um passo após o outro e em breve você vai estar faturando com sua loja online. Bons negócios!
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Esperamos que este artigo tenha sido esclarecedor para você. Estamos formando uma legião de empreendedores bem-sucedidos, vamos juntos?
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